Tem como instalar Linux em um celular ou tablet?

Tenho um tablet com hardware Ok ( Mi Pad 4 ) que está parado aqui em casa, e sinto a falta de um notebook. Tem alguma forma de eu instalar uma distro Linux nele? Pensei em um Arch com xfce por ser beeeem leve, mas não sei se é compatível com os “hardwares androids”.

Sei que tem como instalar “dentro” do Android através do Andronix, mas queria algo nativo.

1 curtida

Escrevi um tutorial de como instalar o Termux nos Androids. O Termux é tipo uma distribuição pro android. Os binários são compilados para rodar ARM e ele, é claro, usa o kernel Linux que está instalado no seu sistema Android. Isso quer dizer que os binários do Termux rodam nativamente no kernel Linux do seu sistema Android.

Ou vc pode instalar uma ROM customizada depois de desbloquear o bootloader, procedimento muito arriscado, chamado de fazer root. Mais informações vc encontra no site do XDA.

2 curtidas

E existem algumas distros, tanto X64_86 quanto arm, voltadas à tablets, como o JingOS… mas não é fácil, esse é um campo meio deixado de lado no desenvolvimento de distros com kernel Linux

2 curtidas

Então, cara… Eu já conhecia o térmica justamente por conta do Andronix. O problema que a maioria dos aplicativos que uso acaba precisando de uma interface, e imagino que o termux não consiga fazer isso

Nessas distroas eu consigo instalar os apps de desktop “normais”? E sabe se tem alguma forma de instalar as distroas padrões?

1 curtida

Depende do procesador do teu tablet - as distros mantém repositórios separados para x64_86 e arm. Idem sobre distros padrão, com o agravante da necessidade de drivers específicos para touch, bateria, wifi (veja aqui no fórum tópicos que abordam a dificuldade de instalar distros em laptops com touch screen)

O mais fácil é instalar um Android novo nele - ou um Lineage, que é um Android opensource… aqui tem uma lista, dá uma fuçada por compatibilidade com teu tablet

A ausência do touch não é problema, já que eu iria como um notebook mesmo, com mouse e teclado

1 curtida

Se você fala de interface gráfica, o Andronix também permite instalar distros com interface gráfica dentro do Termux… dá até pra rodar uma distro com XFCE.

Algumas capturas de tela

Sim, isso eu consegui fazer… Ontem instalei o Ubuntu 18.04 nele com xfce, mas a questão é que imagino que rode como uma VM, e o que eu queria seria “bootar” direto na distro. Dei uma olhada no Ubuntu toach, e mesmo sendo meio antigo, imagino que possa funcionar pra mim.

Eu não tenho muito conhecimento técnico, mas eu sei que não é bem assim. Numa VM, você está emulando todo um sistema operacional, um kernel, dentro de outro sistema… o Andronix em conjunto com o termux usa uma tecnologia chamada proot, que é como o chroot, só que sem acesso root. Ele compartilha dos mesmos recursos, kernel, processos do Android… não é um sistema inteiro sendo emulado dentro de outro como numa VM. Algo interessante de se ver, é que se você rodar o Htop dentro do Ubuntu no Andronix, você consegue ver os processos dos seus outros apps do Android ali…

Mas, de fato, seria mesmo muito interessante instalar uma distribuição Linux tradicional diretamente em um smartphone ou tablet. Só que eu acho que isso não deve ser muito fácil. Dependendo do aparelho, já é difícil encontrar uma ROM Android alternativa para ele, o que dirá um sistema que não seja baseado no Android. Conheço alguns sistemas Linux para smartphones, como o Ubuntu Touch, mas são poucos aparelhos suportados. Também tem o postarketOS. Se você tiver conhecimento, paciência e tempo suficiente, pode se aventurar em portar para seu dispositivo rs.

E possível você fazer essa instalação de 2 formas a primeira e através do termux rodando em paralelo com o Android, mas caso queira também tem o postmarketos que até tem uma versão para o mi pad 4 mas pelo que eu vi ela ainda possui alguns bugs
https://wiki.postmarketos.org/wiki/Xiaomi_Mi_Pad_4_(xiaomi-clover)

Falou em Linux ou Custom Rom é lá no XDA q tu encontra
aqui a parte certa pra seu dispositivo, achei um Br q postou lá sobre Ubuntu Touch, já q tu falou,

e sobre os aplicativos, tem vários já compilados para ARM, sendo q o suporte pra Raspiberry é grande até se tu olhar, e ele é um ARM, bom, de uma olhada

2 curtidas