Tem como entrar no Ubuntu colocando a senha e sem precisar clicar no Enter?

Tipo, só colocar a senha e já ir automaticamente, sem precisar ficar clicando enter toda vez.

Acho que nem no windows da pra fazer, vc vai ter que apertar enter no teclado ou clicar em OK/Enter na tela.

Eu acredito que não deve haver nenhum recurso similar a isso nos principais gerenciadores de login para Linux, por um motivo bem simples : eles não tem como saber com precisão se você já terminou de digitar a senha ou se parou no meio para coçar o nariz, por exemplo.

Para que um recurso assim fosse aplicável, o tamanho da senha precisaria ser pré-definido, para que houvesse um gatilho para iniciar a validação.

:vulcan_salute:

1 curtida

Ter como programar algo assim tem, da mesma forma que campos em apps verificam se o campo está válido, mas é uma má prática tenebrosa, envolveria tentar logar a cada evento de teclado. O objetivo é não dar dicas de nada mesmo, em alguns casos até se pede o username.

No Windows, se você define um PIN (que é padrão no OOBE), ao inserir corretamente ele entra automaticamente, sem precisar clicar em mais nada. Acredito que é isto que o OP deseja.

1 curtida

Que eu saiba, nenhuma distro usa PIN, é só senha mesmo, via /etc/shadow e /etc/passwd, dentre outros mecanismos para LUKS e afins, mas sem um mecanismo de armazenamento de comprimento.

Usando clevis num setup TPM LUKS até inclui TPM2 PIN, mas acho que o clevis ainda demanda um enter no fim.

Sim, sim, era exatamente isso que tava pensando.

Ele não havia especificado se usava senha de login ou PIN, e pra piorar, nunca achei interessante o uso do PIN no windows, nas máquinas que ainda uso windows sigo o mesmo padrão do Linux

Se você habilitar uma opção ao configurar o PIN no Windows, você pode inserir caracteres normais, não só números, colocando assim uma senha inteira, e, mesmo assim, ao inserir a senha correta, o sistema desbloqueia, sem precisar teclar enter

PIN, neste caso, é mais seguro que senha. Não necessariamente é o tradicional 4 números, no Windows pode ser 127 caracteres envolvendo letras e caracteres especiais. E ao “travar” o sistema na máquina, se misturado com encriptação total do disco, torna muito difícil burlar o sistema mesmo tendo acesso físico.