Tem como deixar o KDE Plasma com segundo monitor estático em área de trabalho?

Pessoal,

O monitor principal é a tela de um notebook e o monitor secundário é um monitor externo ligado por VGA. Eu fiquei surpreso do fato de eu não conseguir achar como deixar o monitor externo com aquela área estática tipo a configuração do Gnome 40.

Existe essa opção no Plasma?

Olá :vulcan_salute:

Você pode alterar nas configurações de monitor:

Ou rapidamente usando a tecla de atalhao WIN+P.

Explique melhor o que seria isso.

No Gnome, nesse caso que eu falei, quando a gente alterna para outra área de trabalho, as áreas de trabalho que mudam ficam apenas no monitor do notebook. A o monitor externo fica estático.

Digamos que temos 3 apps: Geary, Firefox e Calculadora

No monitor externo eu coloco o Firefox.

Na área de trabalho 1 eu coloco o Geary

Na área de trabalho 2 eu coloco Calculadora.

No Gnome, o modo padrão, quando a gente troca de área de trabalho 1 para área de trabalho 2, vemos na tela do notebook sair do app Geary para o Calculadora, mas o monitor externo continua com o Firefox.

Ou seja, as áreas de trabalho só existem no monitor principal e o segundo monitor é apenas um auxiliar.

É… eu não tenho 2 telas para testar, mas tente extender para 2ª tela com uma dessas opções:

Faça um teste. Eu costumo trocar de áreas de trabalho por teclado de atalho no modo overview, esse:

A tecla de atalho para isso é WIN+W.

1 curtida

Andei procurando pela internet e parece que não foi implementado ainda. Estranho o KDE ter tanta funcionalidade, até demais, e essa, que parece tão simples, não ter.

Eu li o post algumas vezes e mesmo assim fiquei em dúvida sobre qual era o recurso que você está falando.
No Biglinux (base Manjaro) ele vem ativo por padrão, mas é possível desativar até onde eu sei.

Aqui com 3 monitores, todos podem utilizar áreas de trabalho virtuais e posso alternar entre elas de forma similar ao que fazia no GNOME.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá. Obrigado pela contribuição.

Suponha que eu estou na área de trabalho 1.

Nesta área, o app vermelho está no monitor externo e o laranja na tela do notebook.

Agora eu pego e mudo para a área de trabalho 2 e veja o que ocorre:

O app vermelho e o laranja sumiram.

Isso é esperado se a área de trabalho atua nos dois monitores. O Gnome 40 tem esse comportamento, mas também pode deixar a tela da esquerda “estática” ou seja, as áreas de trabalho são definidas apenas na tela da direita.

Se a área de trabalho fosse limitada apenas ao monitor da direita, veja o que aconteceria quando eu mudasse para outra área de trabalho:

É exatamente esse efeito que eu uso no Gnome: Deixar a área de trabalho apenas em 1 monitor. O outro é como se fosse um auxiliar.

Acho que fica claro ver o porquê que o do Gnome 40 tem um sentido…

Sei que já faz um tempo dessa postagem, mas acho que vale a pena registrar a solução para essa questão.

Não sei se o que irei falar aqui é padrão do Plasma ou específico da minha distribuição (BigLinux), mas percebi que dentre os Scripts do KWin, que estão disponíveis no menu de configuração do Plasma, há um script denominado “Virtual Desktops Only In Primary”. Quando ativado, o KDE Plasma se comporta exatamente como descrito pelo @Passarinho_Azul: fixa as janelas das telas secundárias, mudando a área de trabalho apenas na tela principal. De qualquer forma, mesmo que esse script n~ao esteja disponível por padrão na sua distribuição, basta baixá-lo a partir do repositório do Plasma.

Para voltar ao comportamento “habitual”, basta desativar o script.

Espero que ainda possa ser util para alguém :+1:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.