Eu estava tentando um server samba com termux e um HD externo, mas, mesmo que eu ofereça acesso a ele a todos os arquivos eu não consigo localizar o HD externo.
É apenas skill issues minha, ou o android não tá deixando?
Aparelho: a15 5g
S.O: Android 16(Alguma one ui que não sei a versão)
Termux: 119 beta(118 acontece a mesma coisa)
Não é “skill issue” sua, a culpa é das restrições do Android.
Nas versões mais recentes do Android (especialmente com o Scoped Storage), o sistema bloqueia o acesso direto aos caminhos de arquivo tradicionais (POSIX) de dispositivos USB OTG (como seu HD externo).
Mesmo que você dê a permissão de “Acesso a todos os arquivos”, o Termux não recebe a autorização no nível do kernel para ler e escrever livremente no caminho do HD (geralmente /storage/XXXX-XXXX). Como o servidor Samba exige esse tipo de caminho direto para funcionar, ele não consegue localizar a unidade.
O que você pode fazer (Sem Root):
Para criar o Servidor (A melhor opção): Esqueça o Termux para essa tarefa específica. Use aplicativos de Android nativos que conseguem pedir permissão correta ao sistema (via Storage Access Framework). O aplicativo LAN Drive é focado em criar servidores SMB e lida bem com HDs externos. Gerenciadores como Material Files ou Solid Explorer também possuem servidores FTP/SMB embutidos que funcionam com USB.
Para acesso básico no Termux: Execute o comando termux-setup-storage e procure a pasta ~/storage/external-1. Em alguns casos raros, dependendo da formatação do HD (como exFAT ou FAT32), o Android cria um link lá. No entanto, usar essa pasta para rodar um servidor quase sempre esbarra em erros de permissão (Permission Denied).