Tem alguma forma amigável de instalar o ROX Desktop em derivadas do Arch Linux?

Bem isso mesmo. Tentarei algo não-tradicional como o Rox ou TDE.

2 curtidas

Eu mesmo tenho zero paciência com WM… tentaria um LXDE pra deixar o mais leve possível… mas o piso é 1 GB de RAM, menos que isso, só com DE’s exóticas ou TWM mesmo

1 curtida

Uma pergunta: precisa mesmo ser Arch? Pq não o Elive?

É muito trabalho p tentar por ele p funcionar, n sei se é possível compilar ele, pois nem o código fonte do mesmo eu consegui encontrar aqui.

1 curtida

Queria a base Arch, mas, talvez tenha que escolher mesmo um base Debian e como atualmente prefiro rolling release, acho que só me restaria praticamente o Antix.

1 curtida

Perguntastes bem na hora que eu ia responder isso. Não, é que os repositórios do Arch e o fato de ser r.r. fazem a diferença.

1 curtida

Pois é. E ainda tem o perigo de “quebrar” em atualizações futuras.

1 curtida

Exato, mas que deu uma curiosidade aqui de saber como rodaria deu. Tu n tem código aí n? Até deu vontade de brincar um pouco aqui com isso.

1 curtida

Eu vou procurar e se encontrar posto aqui te marcando.

1 curtida

Outras vantagens do ROX-Filer

Permite executar comandos do shell

Basta teclar ! e surge uma linha na parte inferior para digitar o comando. Se algo estiver selecionado, ela inclui uma espécie de variável que vai ser substituída pelo conteúdo da seleção.

Isso significa que eu posso selecionar várias fotografias e rodar um convert da vida, por exemplo.

image

Menus contextuais de fácil personalização

Eu posso escrever pequenos scripts que invocam programas e associá-los com diferentes tipos MIME. E é tudo fácil de organizar por diretórios. Por exemplo, ao selecionar um arquivo PDF, eu consigo ver uma série de ações que escrevi:

E posso acrescentar outras muito facilmente:

E como eu prefiro usar scripts para as ações, eu posso fazer coisas diferentes. Por exemplo, o “Exibir informações” tem o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
xterm -hold -sb -bg black -fg lightgray -title "pdfinfo ("`basename $1`")" -e pdfinfo "$1"

Se eu clicar com Shift e o botão direito do trackball/mouse, eu posso acessar ainda ações gerais:

image

Como podemos ver, eu tenho ações que invocam um editor de atributos adicionais (Eiciel), anexam arquivos a uma mensagem nova do Claws Mail e verificam por vírus com o ClamAV usando o ClamTK.

Permite uma navegação rápida com o teclado

Se eu teclar /, posso digitar rapidamente o caminho (funciona de forma análoga ao !, ou seja, aparece um campo na parte inferior para isso). Conforme o caminho é completado, o conteúdo da janela muda. E se eu completar até chegar num arquivo e teclar ENTER, ele destaca o arquivo, pisca a seleção para eu saber a localização dele e abre o programa associado.

Deixa eu modificar ícones com extrema facilidade, na base do arrastar e soltar

Com isso, eu não preciso encanar se um MIME não estiver bem configurado pelo empacotador ou desenvolvedor, ou mesmo por algum problema no tema de ícones. Eu mesmo mudo o ícone. Foi assim com arquivos do CherryTree, por exemplo.

image

Eu também posso mudar ícones de arquivos ou diretórios individuais.

Permite que eu coloque ícones na área de trabalho que não são vinculados com um diretório

É uma das melhores coisas. Ele cria um pinboard e eu fixo ou removo coisas dele, sejam arquivos ou diretórios. Posso renomear o que está no pinboard sem alterar o arquivo original e posso proteger contra remoção acidental.

Com isso, eu arrastei vários arquivos “.desktop”, renomeei para ficarem mais agradáveis e eles funcionam como atalhos. Sem duplicar arquivos “.desktop”, sem ligações simbólicas, sem complexidade.

3 curtidas

AntiX não é RR, usa Debian Stable. Mas é bem leve, pelo que li no site deles, pode ser uma boa… de fato, eu tenho um netbook 32, hj rodando Mint 19.3 32 bits. Quando acabar o suporte, se ele viver até lá, já pesquisei alternativas… não queria Debian, daí achei o Bluestar, baseado no Arch 32. E tem OpenSUSE 32 bits tbm. Usando netinstaller, creio que daria pra colocar qq DE que tenha no repo deles

1 curtida

Alguma forma deve existir para instalar, porque veja essa nota:
http://rox.sourceforge.net/desktop/node/960.html

Parece que teria que tomar por base isso aqui:
http://rox.sourceforge.net/desktop/ROX-All.html

A distribuição não suporta mais sistemas de 32 bits, apenas programas de 32 bits em sistemas de 64 bits.

1 curtida

Pra mim o link está dando erro, Unable to connect.

Nossa, que interessante, cheio de diferenciais.

Tente de novo, de uma primeira vez aqui também deu erro, mas, insistindo e esperando funcionou.

1 curtida

Sim, mas, acho que é o mais próximo que temos de um Debian rolling.

1 curtida

Acabei de ver, tem o Krypton (rodando Plasma), 32 bits e RR
E tem Tumbleweed em I586 e I686 sim:

E versões “normais” do Tumbleweed:

Ou seja, se em 2 anos o OpenSUSE permanecer ok, será em XCFE no Asus Eee aqui

TWM seria meio radical, mas ele pode ser útil se a pessoa estiver rodando NetBSD numa torradeira monocromática. :tongue:

Minhas sugestões de WMs leves que possuem configuradores gráficos são coisas como IceWM, Window Maker, Sawfish e Openbox.

Ah, é verdade, eu parti logo para o Leap. Não sei se eu recomendaria uma rolling release numa máquina de 32 bits, mas se for uma instalação muito enxuta, deve ser tolerável.

2 curtidas

Eu já testei, nos repos falta muuuuuita coisa (o Flathub é um deserto para 32 bits). Mas instalando Chromium, já resolve muita coisa por meio de WebApps