Tem alguma forma amigável de instalar o ROX Desktop em derivadas do Arch Linux?

Tem alguma forma de instalar essa antiga, leve e amigável “interface gráfica”? Falo do sistema completo e não apenas o ROX-Filer que é facilmente encontrável nos repositórios. Tem alguns tutoriais na internet, mas, até é quase tão ingrata quanto instalar o Trinity Desktop.


Algumas imagens:





image

P.S.: por algum motivo sempre é mais fácil instalar esses DEs antigos e exóticos na base Debian.

Por que alguém, em nome de Michelangelo e Da Vinci, iria querer instalar algo tão feio?!?
(brinks, @TiagoCardoso)

1 curtida

Para tentar instalar uma distro de base Arch em um netbook ou em um desktop jurássico.

1 curtida

Tendi… 32 ou 64 bits?

32 bits.
O Puppy e RISC/OS utilizam.

O ROX-Filer é excelente. Está basicamente morto, mas é um pilar importante do meu desktop pelas funcionalidades que possui. Eu não uso os painéis, mas uso o pinboard e o gerenciador de arquivos. Essencial.

Se o programa continuar sendo empacotado (ou eu conseguir empacotar escrevendo eu mesmo um spec no Build Service), continuarei usando mesmo se a máquina for um Ryzen Threadripper.

O ROX-Filer é inspirado no gerenciador de arquivos do RISC OS, mas sem abandonar o jeito Unix de fazer as coisas. Dá para rodar comandos do shell diretamente nele.

1 curtida

Eu achei na Wiki sobre o TDE. Podia tentar esse e ver no que dá:

1 curtida

Ele é bem responsivo não é? No Puppy pelo menos é de uma agilidade e simolicidade incríveis.

Pra facilitar a vida, se bater preguiça de instalar o Arch 32 na unha, tem o Bluestar, que tem uma ISO pra 32 bits funcional com Plasma, instala esse e puxa os repos pra colocar o TDE:

1 curtida

Vou tentar, só procurando coragem para enfrentar as horas que uma instalação dessa demandaria (fora as dores de cabeça da complexidade). :smile:

1 curtida

Hum, não havia pensando nisso, pode ser uma excelente idéia.

1 curtida

Outra opção pra deixar o bicho leve e que pode ser mais prática é o Enlightment:

1 curtida

Sim, ele é muito leve. Eu usei uma versão mais antiga no Slackware 8.1, num Pentium 100 MHz, em 2006. Tenho até uma captura de tela dele rodando junto com o Dfm.

3 curtidas

Esse carinha ali embaixo me lembrou tanto do Doom…
image

1 curtida

Eu gosto do Enlightment e acho incrível sua beleza em comparação com os recursos que ele consome, o problema é que nos repositórios do Arch faltam alguns módulos importantes do DE como o de energia, entre outros, então é possível instalar, fica funcional, mas, algumas coisas ficam faltando, portanto a experiência fica incompleta.

2 curtidas

Esse sistema tem todo um visual de ícones da primeira metade da década de 90.

1 curtida

Sim, era um dockapp que monitorava a saúde dos recursos do sistema usando o rosto do personagem do jogo. Pior a situação, pior ficava o rosto, exatamente quando acontecia de ser baleado no jogo. Tentei achar no dockapps.net, mas não consegui.

3 curtidas

Bom, aqui tem muito o que fuçar… boa sorte em deixar o Arch o mais leve possível:

1 curtida

Pq não instala o Arch com um bspwm, i3, dwm ou outro tiling window manager, tenho certeza que rodaria perfeitamente sem problemas e baixo consumo de recursos.

2 curtidas

Seria uma solução, mas não teria… o desafio

1 curtida