Tem algum problema formatar o pc com o cartão sd?

Eu vou formatar meu pc com o biglinux ,mas eu não possuo um pendrive ,mas tenho um cartão sd então eu decidi experimentar e deu certo consegui fazer um cartão sd bootavel ele entra no biglinux e tudo ,mas antes de formatar mesmo eu gostaria de saber tirando a velocidade (pq eu sei que é mais lento) tem algum problema formatar com? não vai ocorrer nenhum erro na hora da instalação ?

1 curtida

Todo mundo fala “formatar o PC” – mas isso não existe. – O que a gente “formata”, é uma “partição” (ou várias).

Para podermos responder, coloque aqui a resposta a este comando:

lsblk
1 curtida

ah entendi faz bastante sentido ksks ,mas eu estou no windows ele funciona?

Se deu boot a LiveSD e passou na verificação de hash e o SD não for falsificado então pode ir em frente, dependendo do SD ele tem mais velocidade do que um pendrive, mas o seu é do baratinho então vai ser um tempo semelhante.
Melhor ainda, eu usaria o parâmetro do kernel Linux “toram” porque isso evita de que se eu desconectar o SD do PC acidentalmente não de pau na instalação.

O kernel Linux não enxerga diferença entre pendrive ou outro dispositivo ele enxerga é somente um arquivo, todo o hardware no Linux é arquivo.

Obs: o parâmetro toram demora o boot porque o kernel Linux copia todo o conteúdo do LiveSD para a memória RAM só então ele monta a raiz a partir do LiveSD na RAM. Após terminar o boot com o tal parâmetro vc pode remover o SD da maquina para liberar a porta para outro dispositivo.

2 curtidas

aguamole me salvando de novo vlw parceiro ,vc sabe dizer se existe alguma forma de saber se é flasificado ou não eu não reparei nisso quando comprei ,mas ele tem 32gb e foi 45 reais

Tem algumas dicas no youtube, mas como eu não sou comerciante eu não tenho a necessidade de saber destas coisas.
O que eu sei é que em pendrive alguns tem o tamanho de armazenamento falsificado para um tamanho que é superior ao armazenamento físico do chip de memória contido no pendrive, eles faz isso dando uma alteração no firmware que esta gravado dentro do pendrive, para detectar isso é escrever ate o final do armazenamento quando encher se ele ainda funcionar o firmware dele não foi alterado. Você pode começar gravando no seu SD os 32GB completo.

Isso mesmo se formata é o filesystem, da ate para instalar um sistema operacional usando o filesystem que foi criado numa instalação anterior, nesse caso não ouve formatação.
Existe também a formatação física do hardware, não sei como funciona, mas isso é feito pela fabricante e não da para fazer via software comum. E é feita apenas 1 vez.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.