Telegram ou WhatsApp, quem leva a melhor em 2022?

Ultimamente um embate vem tomando conta do mundo dos mensageiros, onde Telegram e WhatsApp disputa quem é o melhor. Quem leva a melhor nesse embate? - https://canalocaradoti.in/telegram-ou-whatsapp-quem-leva-a-melhor-em-2022/

6 curtidas

Gosto do Telegram e uso Whatsapp por ser obrigado.

2 curtidas

O Telegram é um aplicativo bem mais completo e claramente superior, na minha opinião. Também uso o WhatsApp, mas apenas quando sou obrigado.

1 curtida

Telegram é superior em recursos, mas o WhatsApp tem base maior de usuário, especialmente no Brasil.

Acaba acontecendo então no WhatsApp aquela estagnação do líder, onde a liderança é mantida apenas por ter a maior base.Recentemente e lentamente o WhatsApp vem adicionando alguns recursos “pré-históricos” do Telegram.

1 curtida

Telegram é mais completo em recursos, os que mais gostos são: poder sicronizar sem usar o celular, poder acessar canais de forma fácil, ou grupos.

1 curtida

Telegram deve ser um app obrigatório pra qualquer tipo de grupo, tudo nele e gerenciável. Uso o concorrente por causa do trabalho, fora isso o meu tempo todo e Telegram.

Eu uso apenas o WhatsApp, para trabalho, parentes e amigos mais próximos.

Honestamente, acho grupos de conversa em mensageiros como WhatsApp e Telegram uma baderna improdutiva, para mim não importa quantas funcionalidades eles adicionem nesses mensageiros instantâneos, hoje esses apps ultra instantâneos mais parecem portais de propaganda que qualquer outra coisa. Se pudesse, honestamente não usava nenhum.

A única coisa boa com relação a eles é a facilidade de contatar meus parentes e amigos mais próximos, nesse quesito eu sou bem indiferente as funcionalidades, tendo vídeo chamada e eles estando lá, já basta.

Para coisas mais produtivas prefiro o Reddit, Stackoverflow, etc… Venho cada vez mais gostando e valorizando redes sociais que possuem mecanismos de curadoria.

1 curtida

Por mais que o Telegram seja superior, no fundo o que vale mesmo é o número de usuários ativos na plataforma; ninguém usará ou terá muita dificuldade em usar o Telegram como número comercial; pra grupos ainda vai, entretanto pra pessoas autônomas ou empresas, infelizmente ficamos a mercê do WhatsApp.

1 curtida

Não deixe que a experiência (desagradável) dos grupos de WhatsApp manche a funcionalidade de uma forma ampla. No Telegram é possível sim ter grupos organizados. Posso citar o recurso de manter os arquivos compartilhados, que é uma mão na roda em termos de compartilhamento de informação que seja recuperável. Há também grupos de distribuição, no qual apenas o moderador pode postar conteúdo. Pode haver integração com bots, que interagem com o usuário. Um colega meu fez um bot de bolão de futebol que os participantes do grupo faziam seus palpites ali e podiam acompanhar a tabela de pontos!

1 curtida

Inclusive, as Telegram APIs para mim são a parte mais incrível da experiência com o mensageiro. Além da API para bots, que, como você citou, pode ajudar muito a implementar funções interativas específicas em grupos/canais, há também a Telegram API e TDlib, que facilitam (e muito) a criação de um cliente personalizado do Telegram. Além de trazer muitas funções adicionais em relação ao WhatsApp no próprio cliente oficial, eles literalmente dizem: “Se não gosta do cliente, faça outro”. A documentação do Telegram também é extensa e vale a pena dar uma conferida.

Enquanto isso houve casos de usuários do WhatsApp sendo banidos por usar um cliente não oficial.

1 curtida

Eu já usei grupos no Telegram, sei que é bem menos ruim que no Whats, mas para mim o problema é o mesmo do Twitter, o core do paradigma como um todo arrasta os participantes para uma interação pobre.

Na minha opinião existem coisas infinitamente melhores se você quer colaborar, especialmente pagas, como Click, Miro, Figma, Bit, BitWarden, Resilio, etc… Vários desses até usamos aqui na empresa. E até mesmo ferramentas grátis, Reddit, StackOverflow, Discourse, Teams, Amino e afins. No geral nos organizamos para usar ao mínimo mensageiros super instantâneos como Telegram, Signal, Whats, etc.

2 curtidas

Sempre que o WhatsApp fica fora do ar, eu acabo recorrendo ao Telegram. Nesses momentos que acabo utilizando o Telegram, fico explorando todos os recursos e funcionalidades e com certeza, o Telegram é superior ao WhatsApp em muitos quesitos.

Recentemente descobri que a minha operadora de celular também permite acesso ao Telegram sem desconto da franquia de dados. Estou utilizando mais para poder me conectar a grupos e canais, pois para comunicação, uso muito pouco.

Acredito que a simplicidade do WhatsApp faz com que o mesmo seja mais utilizado pela maioria dos usuários. Assim como no meio empresarial, pois há diversos serviços que sincronizam perfeitamente com o WhatsApp. Além disso, não podemos deixar de mencionar a publicidade gratuita que o WhatsApp possui.

Sinceramente, apesar de o Telegram ter muito mais funcionalidades que o WhatsApp, não vejo motivos para migrar definitivamente para o Telegram. Mas acredito que, caso o WhatsApp pelo menos tivesse um software pro Linux e permitisse chamadas em video e ligação de voz sem precisar conectar o celular, ficaria muito feliz.

Queria poder usar mais o telegram mas meus amigos/familiares só usam wapp. Única coisa boa é que não uso nenhum app de msg móvel para trabalho

1 curtida