Olá, boa tarde. Estou utilizando o Manjaro com dois monitores, porém quando passo o cursor do mouse para o monitor secundário, a tela desse monitor fica piscando. Isso só acontece no momento em que passo o cursor para a outra tela, depois não acontece mais.
O kernel 5.15 tem esse problema com processadores da Intel, eu tinha presenciado isso no Pop!_OS, é um problema específico do kernel 5.15, sugiro vc usar o kernel 5.13 ou 5.10
No Manjaro o 5.13 é End of Life, não está mais disponível para download no Manjaro Settings. Use o 5.10, que é LTS. E vc ainda não nos disse as informações do teu equipamento, isso é necessário pra poder te ajudar e não apenas dar palpites
Olhei o processador dele aqui, segundo o ark ele aceita 3 monitores, não deveria dar problemas. Contudo, pode ser que esteja usando a resolução incorreta, o segundo monitor reclame de estar em full HD.
O problema acontece ao se usar Xorg?
(Apenas a título de curiosidade - meu processador, apesar de ser um i3, é mais antigo e apenas de 2 núcleos, mas com 4 threads. E isso não acontece, mesmo o segundo monitor não suportando oficialmente 1920x1080 e eu forçá-lo a fazer isso)
Tenho certeza que é problema específico do kernel 5.15, a minha tela no Pop piscava com esse kernel, eu tenho um I5 de 8ª geração, o kernel 5.15 tem um problema com CPUs da Intel que faz a tela piscar.
Eu uso o mesmo kernel e não, isso não acontece aqui. Cada distro coloca backports diferentes em seus kernels. Ou seja, o 5.15 do Pop não é exatamente o mesmo que o do Manjaro
Vc tem um ponto, mais vale testar um kernel diferente como o 5.10, se não for relacionado ao kernel poderia ser um problema de driver ou alguma outra coisa.
Qual a fonte dessa informação? Dos cinco computadores que tenho aqui, quatro têm processador Intel, e em nenhum deles houve qualquer problema. Atualizei para o 5.16 posteriormente, mas não tive qualquer problema enquanto usei o 5.15.
Quanto ao problema específico com processadores da Intel eu não consegui encontrar a fonte, tinha ouvido falar no Reddit mais não consigo achar, o kernel tem um problema que afeta somente CPUs da Intel fazendo com que a tela pisque, é um problema num negócio de sleep alguma coisa.
EDIT: acabei de encontrar a fonte, a resposta tá no primeiro comentário, “You have an Intel processor with integrated graphics? The flickering could be due to kernel version 5.15 not playing nice with CPU sleep states.”
Vc tbm alterou o kernel durante o boot ou só instalou? Pra iniciar com um kernel diferente aperta esc quando aparecer o logotipo da marca, em seguida entra nas opções avançadas e seleciona o kernel 5.10.
Olha, eu já tentei usar outras distribuições como, por exemplo, o Ubuntu, Mint, KDE Neon e Zorin. E o problema da tela ficava até pior nessas outras distros (acredito que elas usem Xorg). Já no Manjaro, reduziu bastante, porém ainda continua.