Tela preta toda hora no Ubuntu 19.04

Instalei Ubuntu 19.04 no meu notebook Positivo Duo zx3060 mas depois de instalar e reiniciar o sistema aparece sempre no modo retrato e ele direto desliga a tela como se estivesse bloqueando (toda vez que a tela apaga eu aperto um botão do teclado e ela acende de volta na tela de login). Alguém sabe como consigo resolver isso? Será que foi um problema na instalação ou o hardware da minha máquina não é suportado?

Tentei colocar o notebook em modo tablet e a tela ficou em modo paisagem (?), mas o problema da tela desligar continua. Além disso, pelos poucos segundos que consegui utilizar o Ubuntu percebi que ele está bem lento também.

Tente reinstalar. Se o problema continuar, pode ser incompatibilidade como kernel. Recomendo tentar instalar o manjaro pelo fato de usar kernel mais recente.
Aqui tive o problema de nem abrir a imagem do live. No meu caso tive que atualizar a bios. Foi a única solução encontrada.

Eu iniciei o Ubuntu no recovery mode e ele funcionou direitinho, mas depois de reiniciar e ligar ele normalmente voltou a dar problema. Nesse momento percebi que to com outro problema, não tenho os drivers pra placa de wifi. Eu decidi me jogar de cabeça no Ubuntu e agora to vendo que devia ter pesquisado um pouco antes… kkkkk

O mint foi atualizado recentemente. Vc pode tentar com ele. Apesar de ser baseado no ubuntu

Qual a diferença entre os dois? Eu to agora baixando a versão 18.04 do Ubuntu, se não der certo vou tentar o Mint.

Basicamente as interfaces…

O mint tem cinnamon , mate e xfce…
O ubuntu trabalha com gnome.

Mas existe alguma forma de baixar drivers do Linux por fora pra poder instalar pelo menos o do Wifi no meu computador? Com ele eu consigo fazer alguma coisa né…

No ubuntu não sei. Mas com certeza tem.

Qual a configuração do seu computador?
Apesar que acho que não é problema de driver, e sim de kernel.

O processador dele é essa: INTEL® ATOM™ x5-Z8350
E a placa de rede é da Realtek.
Só isso que eu sei.

Tem como fazer, mas acho que vai ser complicado para vc que está iniciando.
Tem como atualizar o kernel e etc…
Através do chroot
Teria que ver como é no ubuntu. Já fiz no mint, mas não sei se é o mesmo procedimento no ubuntu.
Posso ver e adiciono aqui.

Parece ser o teu hardware.
Quando vou instalar algum sistema, (Arch ou Void), preciso rodar este comando:

rfkill unblock wifi

Para que o Wi-Fi seja reconhecido. Isso é algo totalmente desnecessário em situações normais, mas fora isso, depois funciona de boa. É uma incompatibilidade do meu hardware. O seu caso é diferente, mas talvez esta informação lhe ajude caso pegue um notebook como o meu futuramente.
Minha sugestão: troque de kernel.

Fui dar uma pesquisada na internet e esses processadores com a arquitetura Cherry Trail não se dão muito bem com Linux. Uma pena, queria instalar no meu notezinho pra ter um sistema mais rápido e responsivo, mas pelo visto vou só ficar na vontade mesmo :frowning:
Tentei instalar o Mint também, esse nem bootar boota.

Tenta com manjaro ou arch…

Tentei o Manjaro e também não consegui. Fiz mais pesquisas sobre linux no Cherry Trail e achei um site em quem alguém adaptou o Ubuntu 18.04.2 pra esses processadores, o problema é que essa pessoa hosteou o arquivo no MEGA e com a conta grátis só pode baixar 1GB a cada 6h…
Quando conseguir terminar de baixar vou testar e talvez fazer um post para que as pessoas que tenham Pcs assim consigam instalar Linux. Embaixo tá o site em que eu achei a ISO
https://linuxminipcs.wordpress.com/ubuntu-18-04-2-lts-bionic-beaver/

Essa ISO fez funcionar o WIFI e o áudio, mas o problema da tela desligando continuou. Então eu desisti de instalar Linux no meu notebook e reinstalei o Windows… :frowning: