Tela preta no Linux

Olá, faz um tempo que me ocorreu isso, porém me dou a oportunidade de tirar essa dúvida. Depois de um dia comum de uso do computador, desliguei ele e me deparei de uma tela preta com escrituras av, desliguei na força e liguei novamente, tudo aparentemente funcionando normal. O que seria essa tela preta e por que ela ocorreu? Alguém poderia me tirar essa dúvida.

Linux mint 19.3 cinnamont

Você se recorda se as luzes do teclado piscavam? Pode ter sido um kernel panic (situação em que o núcleo apresenta mau funcionamento e paralisa todo o sistema). É possível que mensagens de diagnóstico tenham sido armazenadas em /var/log.

Muita pouca informação. Esta tela pode ser qualquer coisa. Atualizações do SO, avisos do GRUB ou mesmo um Kernel Panic. Sabe dizer o que exatamente estava escrito?

O meu é notebook, o teclado não pisca, eu fui mandar uma foto aqui que tirei com o celular mas ela pesa mais que 2mb.

Claro, tenho uma foto aqui (porém excede 2mb) , vou descrever as duas primeiras linhas:

[1862.376192] Kernel panic - not syncing: Attempted to kill init1 exitcode=0x00000007

[19862.376303] CPU: 1 PID: 1 Comm: shutdown Not tainted 5.4.0-37-genetic #41~18.04.1-Ubuntu

1 curtida

Isso é um Kernel Panic. Ocorre quando o kernel do sistema “buga” por algo aleatório e, como o nome já diz (kernel = núcleo), se ele para de funcionar, tudo para. É semelhante à BSOD do Windows e a GSOD do MacOS.

Bom, isso é muito, muuuuuito raro de acontecer. Na verdade eu deveria te dar parabéns, pois conseguiu ver isso acontecer. :sweat_smile:

2 curtidas

kkkkkk, mas isso é algo que devo me preocupar? pois não me aconteceu mais. Ainda que mais que me ocorre umas 2 vezes isso.

1 curtida

Muito difícil saber alguma coisa sem ler as mensagens na tela. Pode ter sido desde um erro aleatório, um bug de sistema, um erro de disco no fim da vida, ou mesmo algum hardware que está perto de queimar, ou seja, qualquer coisa KKKK

2 curtidas

Se puder, utilize um software como O GIMP para redimensionar a foto e salvá-la no formato JPEG, tentando reduzir seu tamanho. As mensagens podem fornecer pistas importantes sobre o erro.

1 curtida

Interessante, nunca presenciei um kernel panic no Linux, já aconteceu no FreeBSD, mas nunca no Linux

Eu já vi e vivi, quando usava Mint e instalei um kernel não suportado pela distro pelo UKUU… bastou escolher o kernel antigo pelo grub, dar boot e deletar o recém-instalado e tudo voltou ao normal… essa é uma vantagem do Manjaro, quando me alertam de um novo kernel, já sei que vai funcionar. Tanto que estou no 5.9 e o Ubuntu 20.10, no 5.8…

1 curtida

Entendi, valeu pelas informações, quanto a imagem eu vou enviar aqui para um tópico abaixo.

Aqui amigo, eu converti para .jpeg e cortei o resto da tela preta sem nada, no mais, todo o texto está aí. Obrigado pela ajuda.

1 curtida

Ao que tudo indica, o Kernel parece que não conseguiu sincronizar com o restante das operações do seu notebook.

Qual sua distro e seu kernel atual?

1 curtida

Minha distro é Linux Mint 19.3 cinnamont.
Meu atual kernel é: 5.4.0-48-generic
Com a versão do cinnamont: 4.4.8

1 curtida

Ali no painel de downloads dos Kernel’s, ele aparece como “recommended” pra você?

Tipo isso aqui:
image

1 curtida

Aqui pelo visto não.

1 curtida

O 5.4 é o LTS, recomenda-se que se use esse. Caso o kernel panic persista, aí cabe fazer “donwgrade” de kernel, procurando outro LTS. No Gerenciador de Atualizações há uma aba “kernels”, ali procure o kernel LTS anterior ao 5.4, instale (mantendo o 5.4) e reinicie. No Grub, vá em opções avançadas e escolha o outro kernel que não o 5.4 e veja se ocorre o kernel panic.
Em tempo: se aparecer atualização no gerenciador para o kernel 5.4, tenta aplicar para ver se o kernel panic persiste

3 curtidas

Acabei de ver aqui, parece que tem mesmo, depois de umas atualizações o kernel panic parou, mas segue seu aviso caso ocorra novamente, obrigado Rodrigo pelo suporte e auxílio.

2 curtidas

Achei uma informação interessante sobre o assunto. Basicamente diz que esse e um erro no barramento de dados, mas raramente causado por problema de hardware. Geralmente o mais comum é que disco que contém o swap foi desconectado antes que o swap fosse desativado (impressão minha que systemd na pressa de desligar o computador atropelou a etapa). Outra causa é erro nos arquivos da glibc, que o artigo recomenda reinstalar o pacote.

3 curtidas