Tela preta no Linux Gutta

Boa noite, comprei um notebook Acer aspire 5 ryzen 7 com o sistema Linux gutta tem 2 dias, me sai bem adicionando alguns programas só que ele não tava rodando liso uns videos entao fui atras de tutoriais pra resolver, achei alguns inclusive do dionilux, um tinha um tal ds xorg, algo de drivers, enfim fui fazendo e fechando o terminal a medida que nao dava certo, por fim decidir reinciar pra ver se algo funcionou e agora tá nessa tela e não sei o que fazer, acabei de comprar e estou quase desistindo e migrando para o windows se eu nao conseguir resolver :sob: tô sem dormir pensando nisso

Usei esses links aqui:
Como remover o Screen Tearing no Ubuntu e derivados em placas da Intel e AMD - Diolinux, não tem a imagem do mesa utils aí eu procurei instalar por fora e não deu aí coloquei o tal comando xorg, ele deu a entender que funcionou, mas qnd coloquei o outro comando deu erro
Fix Screen Tearing Linux
Screen Tearing - Linux Universe
https://youtu.be/j8YDUveazWY (esse eu comecei mas não reconheceu o comando aí eu desisti)

Olá @Elle_Melo, tudo bem contigo?

Sem saber mais detalhes de quais comandos você executou e se houve algum problema ou não, pode ser mais recomendado simplesmente reinstalar o sistema.

Se você ainda tiver o pendrive que usou na primeira instalação, pode usar o modo Live para fazer backups de algum arquivo importante.

Uma curiosidade, porque optou por essa distro.
P. s. : acabei de ver que ele vem pré-instalado. :person_shrugging:

:vulcan_salute:

Oi, então eu não tenho como reinstalar porque não faço ideia e nem tenho ele em pendrive nenhum jamais imaginei que iria fazer esta cagada, não tem um modo de restaurar/formatar para como ele veio? ou só mandando para a autorizada ou alguem que sabe? Só tem 2 dias que estou com ele e nunca mexi em linux achei que era um sistema mais simples porque apesar de diferente para mim de inicio estava conseguindo instalar uns programas pelo terminal sem problemas, já procurei varios tutoriais mas nenhum aparece essa tela igualzinha ao meu :exploding_head: e mais se eu mandar formatar esse erro deixa de existir?

Usei esses links aqui:
Como remover o Screen Tearing no Ubuntu e derivados em placas da Intel e AMD - Diolinux, não tem a imagem do mesa utils aí eu procurei instalar por fora e não deu aí coloquei o tal comando xorg, ele deu a entender que funcionou, mas qnd coloquei o outro comando deu erro
Fix Screen Tearing Linux
Screen Tearing - Linux Universe
How To Eliminate All Screen Tearing On Linux - YouTube (esse eu comecei mas não reconheceu o comando aí eu desisti)

Vc tem um pendrive e acesso a outro computador com internet?

Tenho mas ele desliga em menos de 15 min porque tá com problema no disco rígido, exatamente por isso comprei um novo, o erro que aparsce no final da tela é esse aqui:
Bluetooth hci0: Unable to create ECDH crypto context.

Vi que é algo do kernel, mas eu nao faço ideia porque acabei de conhecer o linux

Bom dia, Elle! Não precisa ficar preocupado, infelizmente muitos fabricantes optam por adicionar aos seus computadores distros Linux um tanto obscuras, como essa que veio com o seu. Provavelmente a melhor opção seria você fazer um live pendrive de uma distro mais conhecida, como o Linux Mint, Zorin OS, ou o Ubuntu, que são mais difícil de apresentar problemas e tem muita gente entendida que pode te ajudar. Tenha em mente que em qualquer sistema operacional, inclusive o Windows, podemos acabar se equivocando em alguma configuração, de forma que acaba sendo mais prático formatar do que tentar consertar, apesar de que aprendemos mais consertando do que formatando.

Uma dica: se você for formatar o seu PC com outra distro, crie 4 partições: uma de boot com cerca de 500MB, outra para a raiz do sistema (/) com cerca de 50GB a 100GB, mais uma para swap com pelo menos 4GB e outra para a home (/home) com o restante da memória, que será onde todos os seus arquivos pessoais serão salvos. Dessa forma, se você precisar formatar novamente, ou quiser trocar de distro, mantém todos os seus arquivos da forma como estão. Confira este vídeo caso queira saber mais sobre esta forma de particionamento: Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA - YouTube

1 curtida

Esse live pendrive é só eu baixar a distro em outro notebook e colocar no atual com o problema? Porque meu receio é eu mexer mais e acabar piorando a situação, porque só tem 2 dias que estou com ele

1 curtida

É normal quebrar um sistema ou outro quando se está iniciando @Elle_Melo, não precisa se preocupar, o @Ariel_Bonfim disse uma grande verdade, essa distro que você está usando é um pouco obscura, não achei muita coisa sobre na internet, nesse caso o seu problema pode ter solução (Eu particularmente desconheço) mas eu recomendo uma formatação, essas que o Ariel recomendou irão ter servir muito bem e são bem amigáveis no uso, caso você queira algo leve para usar no seu PC recomendo que opte pelas versões XFCE do linux mint e Zori OS Lite (no caso do zorin OS), ambas opções estão disponiveis no próprio site de cada uma, o ubuntu é uma versão que tem gnome (um pouco mais pesado) mas nada extraordinário, se quiser usar ubuntu recomendo dar uma olhada nos “sabores”, recomendo o Kubuntu (uma experiencia mais “windows”), xubuntu (ubuntu com XFCE) e ubuntu mate que nada mais é que o ubuntu com uma outra interface também leve.

Imagino que o outro notebook tenha Windows, se for o caso, siga este tutorial: Como criar PENDRIVES BOOTÁVEIS do Linux no Windows - YouTube
Basta baixar a ISO da distro que você quer e fazer o passo a passo. Não há nenhum risco para o computador onde você está criando o live pendrive

1 curtida

Entendi, obrigada vou decidir se faço ou senão mando outra pessoa que sabe ajeitar ele, me aliviou saber que não fiz nada horrivel nele porque realmente mal dormi achando que tinha feito a maior besteira :smiling_face_with_tear:

2 curtidas

O mais prático pra vc é baixar a ISO de outra distro, gravar 1 Live pendrive e fazer a instalação.
Dá uma conferida nesse vídeo, se essa distro te atrai. Fiz vários vídeos mostrando o uso básico de uma distro.

1 curtida

Olá!

Seja bem vinda @Elle_Melo
Apesar dos perrengues na arrancada vai dar tudo certo!
Olha que assessoria top logo no início.

Seguinte, vendo teu notebook lembrei desse aqui e o @fastos2016 ja fez um review completo e até mostrou esse note funcionando perfeitamente com outro sistema.

Confira aqui a sequência de informações que ele foi colocando e isso vai ajudar a entender muito sobre a dinâmica do seu notebook.

Não necessariamente que você precisa usar o Fedora Linux, que é excelente por sinal, mas é para ver que a migração de sistema pode ocorrer sem qualquer malefício ao equipamento.

Quanto ao processo de migrar ou melhor, fazer uma nova instalação do zero de um sistema linux pode parecer complicado, mas como ja muito falaram anteriormente, basta seguir os tutoriais que detalham a sequência (em etapas macro):
. baixa uma imagem de sistema (arquivo iso);
. grava ela no pendrive;
. plugue no notebook, ao iniciar você precisa selecionar para dar boot pelo pen drive;
. entrar no sistema em modo live (esperar carregar)
. continuar avançando para o processo de instalação
. ler cada tela do processo inserindo as informações que solicitar
. pode seguir com instalação padrão que o sistema organiza tudo pra vc sobre os arquivos e tal
. aguardar todo processo de instalação
. ao finalizar, será avisada e então ele fala que vai reiniciar
. só lembrar de tirar o pen drive no ato que ele reiniciar

Automaticamente ele vai entrar com o novo sistema ja no notebook e seguir com as guias iniciais de personalização e tour (caso disponível no sistema escolhido).

1 curtida

O meu é exatamente esse modelo mesmo, obrigada :smiling_face:

Eu to preparando uma apresentação pra Acer, vamos ver se aceitam substituir essa tranqueira pelo TigerOS

5 curtidas

Vou dar uma olhada no que mandou tbm, obrigada e obrigada a todos que me auxiliaram :smiling_face_with_three_hearts: Passei a noite preocupada e agora estou bem mais tranquila pra resolver o problema! Só sei que nao recomendo esse Gutta para ninguém atualmente por conta da baixa quantidade de conteúdos sobre ele!

3 curtidas

seria excelente se o fizessem! Esse gutta além de desconhecido está rendendo algumas dores de cabeça aos usuários.

1 curtida

Criado especialmente para fabricantes.

1 curtida

Nem esquenta, os notebobks da Acer tem um backup para reaturação no disco rígido.
Acesse o setup e restaure o sistema, se não souber como fazer, leva numa assistencia que é fácil de resolver.