Boa tarde alguém poderia me ajudar quando eu liguo o linux mint na tela de bloqueio eu digito a minha senha e depois uns 3 segundos aparece a tela preta com a seta do mouse depois ele aparece a area dr trabalho e os programas
Sempre coloque seu hardware quando pedir ajuda
Se for PC:
CPU
GPU
Se for laptop
O modelo completo
Se eu entendi corretamente, acredito que não há um problema. Esses 3 segundos é o tempo para o sistema entra no seu usuário e carregar os elementos da área de trabalho. Diferente do Windows e de alguns outros sistemas, o mint não tem uma animação para o carregamento da área de trabalho, se não me engano. Ou seja, é o comportamento normal do sistema.
Obrigado entao se é isso
Não acho que tempo do carregamento da desktop seja extremamente insuportável, mas no linux tudo é possivel (ou quase kkkk) então segue se quiser tentar uma abordagem mais indireta (ou direta kkkk):::
Primeiro é entender exatamente (ou quase) o que acontece nesses 3 segundos ( que a depender da situação e urgencia podem parecer minutos
O mint usa o LightDM como gerenciador de login (pode ser outro se você instalar e configurar, mas muito provavelmente é esse mesmo, então:
- O LightDM fecha a tela de boas-vindas e encerra o processo
lightdm-gtk-greeter; - A sessão do usuário é iniciada via
lightdm→cinnamon-session; - O
cinnamon-sessionchama os componentes obrigatórios:
cinnamon(o shell, painéis, applets)muffin(o gerenciador de janelas e compositor, baseado no Mutter)csd-*(Cinnamon Settings Daemon, para teclado, energia, etc.);
- Enquanto o Muffin não termina de inicializar o compositor e os efeitos, a tela fica preta com o ponteiro do mouse (que é desenhado pelo próprio Xorg, mesmo sem compositor);
- Só depois que o shell está pronto e o Muffin faz a primeira “composição” a área de trabalho aparece;
[Acabei de ver que dá pra responder em markdown, esse editor de texto é horripilante]
Ou seja, o atraso é o tempo do Muffin subir, carregar plugins, conectar no X e desenhar o wallpaper. Se você tiver HD lento, muitos applets, desklets, extensões ou scripts de inicialização, esse tempo só aumenta.
Antes de sair fuçando em tudo, vamos diagnosticar!! [diagnosticar é extremamente importante]:
Para ver quanto tempo a sessão demorou para subir:
systemd-analyze blame --user
systemd-analyze critical-chain --user
O blame é para serviços de usuario;
Se tiver erro ralmente no cinnamon gere um log:
journalctl -b -u lightdm --no-pager | grep -i "cinnamon\|muffin"
tail -f ~/.xsession-errors
Eu particularmente faria com strace -f -p $(pidof cinnamon-session) na hora do login, a depender do seu nivel vai ser muito divertido, mas é uma balança bilateral.
Alternativa ao
stracepra ver atrasos do Muffin
Dá pra rodar o Muffin comMUTTER_VERBOSE=1 muffin --replace(de dentro de uma sessão já aberta) ou usarcinnamon-looking-glasse digitarMeta+F12pra ver o log interno. É menos intrusivo.
Parte divertida!! Mexer no servidor gráfico e aceleração
Você pode inicialmente desligar o fade que o muffin faz, simplesmente com:
dconf write /org/cinnamon/muffin/startup-fade false
(ou no dconf-editor: org → cinnamon → muffin → startup-fade)
Ou otimizar os drivers, o modesetting pode estar demorando, ou a resolução do compositor pode ser diferente então ele demora.
- Intel/AMD: use o driver
modesetting(já é padrão) e habilite aceleraçãoglamor. - NVIDIA proprietário: verifique se o
nvidia-drmtemmodeset=1no kernel. Crie/etc/modprobe.d/nvidia-drm.conf
options nvidia-drm modeset=1
Isso evita flickering e a tela preta muda de dono de forma mais suave;
Regenere o initramfs depois: sudo update-initramfs -u e reinicie.
Repensei e minhas outras sujestões podem ser meio complicadas de arrumar caso algo dê errado, então:
Mande o diagnostico [protegendo informações pessoais, mas é quase impossivel você compartilhar alguma com esses log’s kkkk]
Ai se nada até agora resolver vou falar um pouco sobre trocar o greeter para um mais magro(“leve”), ou, se quiser se divertir mas ai é um pouco mais nichado é tirar o DM e rodar direto no startx [maneira que eu amo e faço na minha maquina, mas não é pra todos kkkkk]. Se nada disso funcionar, e não quiser tirar a DM depois dá pra tirar alguns programas de inicio automatico, e no ultimo caso trocar o compositor, mas o cinnamon é muito integrado ao muffin, então pode dar problema…