Tela preta depois de abrir o laptop

Pessoal, boa tarde!

Recentemente instalei o arch-linux com KDE plasma num notebook, porém sempre que eu fecho a tampa do notebook e abro denovo o teclado acende, porém a tela continua preta, nenhum comando funciona, tenho que instalar algum tipo de pacote para gerenciar esse tipo de coisa no laptop?

Geralmente isso é falha ao retornar da suspensão. Para ter certeza, mande suspender sem fechar a tampa. Depois de suspenso, tente ligar novamente no botão para sair da suspensão. Se ficar na tela preta então é esse o problema.

Caso contrário, veja se acontece só do monitor entrar em modo de economia de energia. Configure o tempo para desligar o monitor em 1 minuto quando na tela de bloqueio e veja se consegue bloquear a sessão, espere desligar, e veja se liga novamente ao tentar usar teclas ou mexer o mouse.

Outro teste que dá para fazer é via terminal virtual (tty1 a tty7). Logue e saia do ambiente gráfico (desative o serviço do gerenciador de login via terminal virtual) e tente suspender via terminal virtual. Veja se consegue suspender e resumir.

1 curtida

amigo obrigado, pela ajuda, reinstalei o archlinux e continuou com o problema, até que eu testei o kernel-lts e o zen.
No Lts o problema persistiu mas no zen está funcionando até então.

Então era algum bug em um dos módulos do kernel (driver) específico do seu computador, que tem correção no kernel zen. É comum que algum driver fique travado e impeça de resumir o computador, aliás bem típico desse tipo de comportamento (seria o primeiro tipo, o da suspensão que não volta).

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.