Tela preta da área de trabalho com preta após login

Olá!
No meu notebook da empresa, atualizei o mint 22 para 22.1, kernel 6.8.
Ao reiniciar, o sistema chega na tela de login, digito a senha e dou ENTER, então, carrega e fica com a tela preta… apenas o ponteiro do mouse no meio da tela… então, às cegas,m pressiono ctrl alt t, o ponteiro fica em moto cursor, indicando que abriu o terminal… digito “sudo reboot”, senha e ENTER e, claro, reinicia o notebook normalmente, até a tela de login, senha, acessa e tela preta.
Como tenho dual boot, para trabalhar, acessei o windows 11… mas, prefiro voltar no ambiente do mint, só não faço ideia agora de como resolver, principalmente, durante o expediente.
Caso alguém tenha alguma ideia, agradeço.

Amigo, apresente mais informações.
Você consegue abrir um terminal virtual? ctrl alt f1 a f6?
procure alguma mensagem de erro nos logs do sistema pelo terminal virtual para conseguir mais informação

1 curtida

Bom… do Ctrl F1 ao F6 (terminais) … não acessa… tb telas pretas… como nesse momento estou no windows para minhas atividades do trabalho… assim que possível, vou tentar reiniciar e dar um ESC durante o boot para ver se consigo alguma referência de erro.
Também vi que, em alguns casos, pressionar shift ao iniciar, acessar as configurações do grub e, na linha “linux…”, alterar o final de " … quiet splash" para " … nomodeset", talvez resolva, ao menos para chegar na tela da área de trabalho e fazer os demais ajustes.

Bom… consegui reiniciar e acessar… alterar par nomodeset mas, não surtiu evento… ao menos, agora, consegui acessar o terminal ctrl F1… capture as imagens:


… e mesma situação, tela de login ok, digito a senha, apenas o ponteiro do mouse.

Não vi qualquer mensagem de erro ao inicializar.

Como criei uma snapshot antes de atualizar, pensem dar um “timeshift --restore” e voltar ao ponto onde estava a versão 22.

Mas, claro, a ideia é resolver esse caso.

Por hora, para trabalhar, estou no windows.

Consegui entrar na interface principal selecionando o Cinnamon (Wayland experimental)… como e experimental, nao pretendo utilizar em ambiente de producao.
Aparentemente, o tecldo est[a para ingles, sem acentuacao no modo wayland.

Para minha surpresa… após acessar com wayland, fiz logoff, troquei para Cinnamon Padrão, e acessou normalmente.

Enfim… não consegui descobrir o que aconteceu!

É possível que quando o sistema atualizou, era necessário também que alguns arquivos de configuração também atualizassem e isso não ocorreu. No geral, eu recomendo sempre instalar uma versão nova do sistema do zero, por que quando se atualiza do já tem sem reinstalar os arquivos de configuração antigos são levados pra esse novo sistema também. E aí dá todo tipo de bug e incompatibilidade, a ponto de acontecer isso ai que te ocorreu.

Formataria se fosse possível… pois é o note de trabalho… tenho aplicativos e configurações alinhadas para o trabalho, atualizei e tive que iniciar o expediente… sorte ter o windows, portanto, formatar, somente em uma “catástrofe” do sistema. Não haveria tempo hábil para formatar, instalar e configurar o que necessito.

Lembro que, quando eu trabalhava com manutenção, free-lance, a maioria dos meus clientes me indicava pois não queriam formatar. É uma característica minha, sempre tentar resolver o problema, formatar, em apenas último caso!

Enfim… Nesse caso, é algo que vou ter que encontrar o problema e resolver, assim que tiver tempo, vou tentar analisar algum log ou algo assim.

1 curtida

Eu compreendo perfeitamente. É que infelizmente não é sucesso garantido toda vez que se faz um processo de atualização sem formatação. Pode acontecer isso aí, mas de alguma forma você conseguiu a solução.

Existe uma pasta no diretório /home onde ficam as configurações do usuário, incluindo mas não se limitando as configurações do Desktop Environment (Ambiente de Desktop), aos programas, e a forma de amostragem da imagem na tela. Ele se chama .config. Apagar essa pastinha faz tudo reiniciar ao modo de fábrica, que é o que vem por padrão na distro. As configurações padrão da distro vem em outro diretório, que eu não sei bem qual é, mas fica fora da pasta do usuário, em um lugar chamado raíz do sistema, ou root, ou simplesmente ‘/’.

Pode ser que ao fazer a mudança, estragou algum arquivo de configuração no usuário ou na root. E ao conseguir logar, você encontrou uma “porta do fundos” para poder consertar forçadamente o arquivo que estragou, ao fazer o sistema abrir e redefinir o arquivo, dessa vez da forma que a nova versão pra qual você atualizou precisa, fazendo tudo voltar a funcionar novamente.

Eu estou pensando em alguns arquivos relacionados ao Xorg X11, e em alguns outros arquivos, mas não sei mencioná-los por nome nem se são esses mesmo ao certo que ‘estragaram’, ou deixaram de ser atualizados para ficarem compatíveis com o novo sistema.

No final do expediente, descobri que os aplicativos flatpak não estão executando… com algumas mensagens (que agora não lembro, mas, falta de biblioteca qt, gtk, ou algo assim)… bom… espero ter tempo amanhã e fazer a restauração do sistema!

Espero que consiga resolver.

Bom… remotamente (dwservice)… executei o “timeshift --restore”… restaurou tudo corretamente… voltando para versão 22… ao ponto em que estava antes de atualizar… vou aguardar até chegar na empresa e tentar analisar os logs.
Talvez, no final de semana, eu traga o note pra casa e faça com calma.

Ontem acabei esquecendo de mencionar… mas, dois erros que aconteceram após o update, depois de conseguir acessar a área de trabalho, nos flatpak, foram:

“failed to load module “xapp-gtk3-module””
"waterfox flatpak failed to load module “xapp-gtk3-module”
qt.qpa.plugin: Could not load the Qt platform plugin “xcb” in “” even though it was found.
This application failed to start because no Qt platform plugin could be initialized.
Reinstalling the application may fix this problem.

Então, aparentemente, é algo que a atualização, nesse equipamento do trabalho, não fez.
Já nos meus 4 equipamentos de casa, tudo normal (2 PCs e 2 notebooks).

  1. tente: sudo apt install --reinstall --no-install-recommends gir1.2-xapp-1.0

  2. tente: sudo apt install --reinstall --no-install-recommends libxkbcommon-x11-0

Penso em levar o note pra casa no final de semana… atualizar novamente e, caso tenha problema, executar esses comandos sugeridos.
Vakeu!

Desde ontem estava tentando buscar alguma coisa no fórum do linux mint… hoje, via sala de suporte, me avisaram isso:

Para contornar, acabei de conectar com VPN do Opera!

Vou pesquisar ou postar no fórum oficial para verificar se alguém tem alguma situação semelhante!

Postei no fórum do linux mint (oficial)…
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?p=2580189#p2580189
Bem… alguém observou um detalhe muito importante… no notebook da empresa o “window manager” é o “blackbox”… verifiquei meu PC de casa, onde o “window manager” é o Muffin (WM: Mutter (Muffin)):

Notebook:
Desktop: Cinnamon v: 6.2.9 tk: GTK v: 3.24.41 wm: Blackbox dm: LightDM

PC de casa:
Desktop: Cinnamon v: 6.4.6 tk: GTK v: 3.24.41 wm: Muffin v: 6.4.1 vt: 7 dm: LightDM v: 1.30.0

Agora só tenho que descobrir como reverter/trocar o gerenciador do mint do note da empresa.

Bom dia!

Olhando no fórum do linux oficial, alguém comentou que, tendo o applet “Spices update” é a causa do problema da tela preta.

Bom… vi que saíram várias atualizações do applet até esse momento, atualmente na 7.6.1… então, o que vou fazer é, remover o applet, aplicar apenas o tema padrão do Mint (sem efeitos de transparência, etc)… e atualizar novamente.

Também li algo sobre utilizar o “Cinnamon (software rendering)” para acessar a área de trabalho, caso apresente tela preta, daí consegue-se ao menos acessar e fazer alguma remoção, atualização, etc.

Enfim… parece que, aos poucos, bugs são encontrados e soluções são aplicadas logo na sequencia… o problema é que só descobre-se algum problema após aplicar alguma atualização.

Fórum Oficial do Mint

Bem… nesse caso, como eu tinha o “Spices Update” instalado para monitorar atualizações de temas, applets, extensões e desklets, foi a causa da “black screen” após o login.
Removendo o “Spices Update”, resolvido o problema! Vou aguardar nova atualização do autor/desenvolvedor para instalar novamente.

Grato a todos.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.