Tela preta com driver nvidia, três monitores, e Debian 13 com Plasma X11

Olá pessoal.

Recentemente comecei a usar o Debian 13 com KDE Plasma, após minha iniciação no mundo Linux usando o Kubuntu 24.04 durante um ano.
Enquanto usava Kubuntu, estava usando o driver proprietário da nvidia (infelizmente não lembro qual era a versão), com meus três monitores, dois deles conectados via HDMI, e um por display port, que é o máximo que minha placa velhinha de guerra, a GTX 1060 6GB consegue. Tudo funcionou bem lá, sem precisar de configurações extras.
Agora no Debian 13, durante as duas primeiras semanas estava usando o nouveau, já que estava só configurando o novo sistema, fazendo meu trabalho que não depende de recursos da placa, etc. Porém, havia chegado a hora de instalar o driver proprietário da nvidia, também conhecido como o momento que o filho chora e a mãe não vê.
Brincadeiras à parte, minha primeira descoberta é que, ao menos com a combinação da minha placa, com o driver da nvidia 550.163.01, Debian 13 e KDE Plama, o Wayland simplesmente não funciona. Fico num looping da tela de login.
Quanto a isso sem problemas, já que o DaVinci é mais estável no X11 mesmo e, embora a novidade de usar Wayland fosse tentadora, dá pra viver bem nas sessões com X11.
Porém, iniciada a sessão com X11, com os três monitores exibindo imagem, após uns 30 a 60 segundo as três telas ficam pretas, com uma janela de erro (ora do plasmashell, ora do dolphin), e não consigo fazer mais nada, nem mesmo encerrar a sessão, tendo que recorrer ao reset pelo hardware.
Foi então que testei desligar dois dos três monitores, e tudo funciona bem. Então, com o PC ligado, ligo os dois outros monitores, configuro pelo GUI do nVidia settings (via root), salvo a configuração no /etc/X11/xorg.conf. E assim tudo funciona bem, até eu reiniciar a máquina, quando volto ao ciclo da tela preta.
Cheguei a conferir o xorg.conf para ver se houve uma sobreposição das configurações feitas através do nVidia settings, e tudo parece igual.
Alguém já enfrentou problema semelhante? Será que tentar uma versão mais nova do driver vai resolver? Queria ter certeza antes de partir para este lado.

Resumindo meu hardware e sistema:
GPU: nVidia GTX 1060 6GB
Driver de vídeo: nvidia 550.163.01
Distro: Debian 13
DE: KDE Plasma 6.3.6 via X11
Monitores: 2 monitores full HD via HDMI, 1 monitor full HD via display port