Ultimamente tentei iqstalar o driver nvidia dkms para gpu antiga em kernels novos, porém, ao iniciar pela gpu, aparellce a logo do archcraft e logo dps fica tela preta(não desligada).
Queria a ajuda de vcs nisto.
Kernel 6.5.5 (acho)
Xorg n lembro a versão, mas essa diatro eu instalei recente então deve estar totalmente atualizada
Por mais que eu seja iniciante, aceito explicações detalahs do pq esse problema acontece e tbm aceito explicações baseadas no srchlinux em vez do archcraft.
1 curtida
Olá @kaleb_Soares_Souza, tudo bem contigo?
O driver Nvidia 340 é legado e não é recomendável (ou viável) sua utilização com versões recentes do kernel Linux, se não me engano o kernel 5.4 foi o último a suportar esta versão. Dependendo da sua GPU, pode ser mais interessante utilizar o Noveau do que um driver tão antigo e sem suporte oficial.
O que te motivou a mudar a versão do driver fornecido com a distro?
Naturalmente ela possui suporte a driver intel, pq ela n consegue instalar drivers adequados para minha placa, pq se eu instalar o driver mais recente, ele fica com res de 640x480 e n consigo alterar com o xrandr.
Se possível, poderia me explicar se teria como instalar algun sriver parecido com o noveau ?
No caso, instalar o driver nouveau e fazer ele ter compatibilidade com minha placa, kssksk
Dsclp eu sou leigo ainda no linux ent eu estou ouvindo falar desse driver agr então ignore se eu falei alguma gafe kkkkss
Antes de indicar comandos e um monte de coisas que podem acabar complicando sua situação, sugiro que você passe informações mais detalhadas sobre o seu hardware, assim podemos ser mais objetivos e focar em dicas que fazem sentido para sua máquina.
Use as dicas deste post aqui para encontrar as dicas sobre como identificar seu hardware.
Outra sugestão é que se você está tendo seus primeiros contatos com configuração de sistema operacionais, procure utilizar distros com mais ferramentas prontas para te ajudar a ajustar corretamente seu hardware.
Para manter a “base Arch” sugiro que você teste o Garuda Linux ou até mesmo o brasileiro BigLinux. Inclusive, recentemente o BigLinux lançou uma atualização para facilitar a configuração de equipamentos com GPU híbrida,
2 curtidas
Mt obg, enviarei aqui o comando de todo o hardware e também estarei olhando as distros recomendadas
1 curtida
Opa, eae @eddiecsilva, eu vim atualizar aqui, eu encontrei um video de um russo que fez eu ter capacidade de fazer o archcraft, (archlinux em geral na vdd) reconhecer minha placa.
Só queria tirar uma dúvisa, a idéia dele era em vez de instalsr o driver comum o nvidia-340xx-dkms
ele fez eu instalar outro modo que seria com o sufixo lts, dps eu coloquei a config da nvidia para a pasta do xorg, se vc estiver com tempo livre, como sou iniciante e adoro o mundo linux, gostaria de sua explicação do porque ele passou a funcionar e também poderia me explicar logo o sufixo LTS que aparece mt no ubuntu e em algumas outras distros.
Compartilha o link do vídeo, assim a comunidade pode dar uma olhada e entender o truque.
A solução encontrada foi no vídeo desse russo:
Ele instala pelo que vi a Versão LTS do driver
@eddiecsilva só queria fazer apenas mais uma pergunta, pela distro ser rolling release, eu teria que fazer o pacman congelar a atualização de alguns pacotes para evitar que isso se repitisse, caso aconteça uma update no xorg que quebre a compatibilade e tals ,se sim, quais ?
Pelo que vi o problema de antes era que o xorg ficava dando crash ao tentar inicializar, mas foi o que cheguei a entender.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.