Tela preta ao selecionar para instalar o ubuntu

Eae pessoal!

Estou tentando instalar o ubuntu 22.04 lts num ssd separado de onde está o windows, quando clico na opção “try/install ubuntu”, ele inicia fazendo aquele barulho do ubuntu mas a tela apaga em seguida com o computador ficando ligado, pode ser um problema de driver ou pode ter corrompido alguma coisa?
Tenho uma placa de vídeo AMD Radeon rx550, processador AMD Ryzen 3 1200 Quad-Core Processor 3.10 GHz, não encontrei na bios e a opção do secure boot e confirmei que está no legacy mode para instalar, ambos os ssds estão em mbr.

1 curtida

Salve Lucas, tudo bem? Pode ser algo relacionado a isso de fato, qual é a sua placa mãe? Talvez dar uma olhada no manual da BIOS dela possa ajudar a encontrar essa configuração.

Em tese a placa de vídeo não deve ser problema, apesar de já ter alguns anos, o driver open source que vem com o próprio Ubuntu deve funcionar nela. Deixa o boot no modo UEFI não necessariamente um problema também, o Ubuntu é uma das poucas distros que tem chaves de secure boot também, mas você pode desligar para evitar qualquer problema.

Como desencargo de consciência, pode ser interessante baixar a ISO novamente, quem sabe usando torrent, para garantir que não tenha nada corrompido e criar um pendrive bootável novamente.

Salve DIo, tudo bem e voce? Tem problema instalar no modo uefi? Minha placa mãe é a gigabyte a320m-ds2 e meu SSD do windows é MBR e o que pretendo instalar o Ubuntu também mudei para MBR, me alertaram que para reconhecer o boot do windows depois precisaria instalar assim, ai criei o pendrive para MBR

Atualização, tentei com o ubuntu 20.04 e da a mesma coisa, vendo na bios, eu não posso desativar o csm para deixar o secure boot desativado pelo windows estar instalado em legacy mode, Other PCI Device ROM Priority essa opção ta com o uefi only ativado. Caso eu instale o linux no ssd em modo GPT e o windows estiver no MBR, eu conseguiria utilizar o grub para acessar um e o outro ou precisaria escolher na hora do boot? não se isso poderia dar problema

Eu acredito que sim, conseguiria. Como nessas horas é comum a gente testar coisas que não temos 100% de certeza sobre o funcionamento, o ideal é você fazer um backup das suas coisas, e aí tentar fazer as coisas funcionarem de diversas formas diferenças, é sempre um aprendizado, às vezes as coisas quebram e você tem que começar a formatar e fazer o dual boot do zero, mas uma vez conseguido, você deve saber lidar com esse problema para sempre (ao menos nesse PC).

Se programa direitinho para fazer isso, salvando tudo o que for importante, pode valer a pena, além de ser bem divertido :smiley:

Na verdade, se não me engano, se o Windows estiver bootando no modo BIOS Legacy (parece ser esse o caso, já que você disse que o disco do Windows está em MBR), o Linux precisa ser instalado nesse modo também para que o Windows apareça no GRUB. De qualquer forma, você ainda vai conseguir acessar ambos os sistemas operacionais escolhendo o sistema para iniciar diretamente nas opções da BIOS, geralmente pressionado a tecla F12.

Não é necessariamente o esquema de partições. O Linux mesmo se tiver instalado no modo BIOS pode usar o esquema de partições GPT, e o GRUB vai reconhecer o Windows do mesmo jeito. O Windows é que não suporta GPT no modo BIOS legacy.

Em resumo, como você tem dois discos separados para cada sistema operacional, isso é ótimo. Você tem essas opções:

  1. Instale o Linux no modo UEFI e utilizando o esquema de partições GPT. Se o Grub não reconhecer o Windows, você ainda pode acessar o Windows pressionando a tecla F12.

  2. Instale o Linux utilizando o modo BIOS Legacy, utilizando MBR ou GPT, tanto faz, que o GRUB deve reconhecer o Windows assim.

  3. Reinstale o Windows no modo UEFI, e o Linux também. Assim o Windows e o Linux devem aparecer no GRUB, bem como nas opções de boot da BIOS pressionando F12 ou a tecla correspondente.

1 curtida

Eu tentei criar o pendrive de ambas as formas e não funcionou em nenhum dos casos. Não sei se é o pendrive corrompido mas ele aparece a tela do grub podendo selecionar o try/install o ubuntu, selecionado a tela apaga e escuto o barulho do ubuntu. Não to entendendo aonde posso estar errando o processo.

Você já restou alguma outra distribuição, se sim, aconteceu o mesmo problema, ou só com o Ubuntu?

Até agora testei apenas o ubuntu, testei a versão 22.04 e as versão 20 também, ambas deram o mesmo problema. Não sei se com alguma outra distro daria também. Tem alguma recomendação de distro que seria boa para fazer o teste?

Recomendo testar alguma que não seja base Ubuntu, como o Manjaro, e com outro ambiente gráfico, como o XFCE.

Beleza, amanhã vou testar e ver se funciona

Fiz o teste e continua dando o mesmo problema, não sei se pode ser alguma configuração na bios, estou com o csm ativo pois o windows foi instalado em mbr e não posso tirar essa opção, não encontrei outra opção que possa ser, não sei se pode ser algo de driver também

Achei o problema, precisava editar na hora de iniciar o try/install e colocar o parametro nomodeset para ele executar, agora é fazer a instalação normalmente

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.