Tela preta ao instalar o Ubuntu 24.04

Decidi fazer um dual boot no meu pc
Utilizei o balena etcher para colocar a ISO do Ubuntu no pendrive e ao botar no mesmo chegamos no GRUB e ao instalar(quiet splash) carrega a logo do Ubuntu e logo em seguida a tela fica totalmente preta, sendo assim utilizei o parâmetro nomodeset e obtive sucesso e ao prosseguir com a instalação estou encontrando dificuldades pois só inicia nesse modo e não reconhece minha placa de vídeo
CSM habilitado com UEFI
Já testei legacy e não funcionou
Secure boot desativado
Inicialização rápida desativado
Já tentei atualizar os drivers mesa vulkan já até pedi pro gpt me ajudar mas sem sucesso.

Não sei oque fazer

I310105f
Rx 580 8gb
Gigabyte h410m h v3

Vou ver de utilizar o rufus…

Bem vindo @KatLotus,

Qual versão do ubuntu vc está instalando?

Está usando uma sessão Wayland ou X11?

Qual a saída do comando lsmod | grep amdgpu?

Wayland gnome 46 kernel 6.14.0-29-generic e ao utilizar o comando que você mencionou não retorna nada.

Então meu caro, o jeito mais fácil é instalar de novo. Já que ainda não tinha sido usado para nenhum projeto.

E reinstalando, o Ubuntu irá corrigir os pacotes que deram erro.

Aparentemente, os drivers pré-compilados do kernel não estão sendo carregados. Dá para checar com inxi -G se vc tiver o inxi instalado. Tive um problema parecido, mas foi durante uma atualização de kernel, que o mesmo foi parcialmente instalado.

Vc pode tentar reinstalar os drivers da RX580 manualmente: e as instruções estão disponíveis no site Radeon™ Software for Linux® Installation — amdgpu graphics and compute stack unknown-build documentation

A sugestão acima do @Saulo_Ferro_Maciel também pode funcionar. Eu desmarcaria a opção de baixar os updates enquanto instala o OS para ver se é isso.

Vc também pode iniciar no modo live através do pendrive, e verificar se tudo está funcionando e se o driver pré-compilado está sendo carregado normalmente.

1 curtida

Reinstalei 3x e sendo o msm problema.
No primeiro GRUB ele fica na tela preta de início com quiet splash. Vou tentar não selecionar a opção de baixar drivers terceiros. E fzr tudo manualmente.

É a melhor opção.
Troca o Ubuntu, para vê se não é problema com seu computador e sim da distribuição

1 curtida

Qual a saída dos comandos

1. lspci | grep -iE "vga|3d"

e

1. lspci -nnk | grep -A3 3D

?

Estou perguntando isso, pois estou buscando saber se os hardwares de video foram encontrados pelo kernel em lspci | grep -iE "vga|3d", e ainda quais são alguns detalhes (ex: quais drivers estão disponíveis e quais estão em uso pelo kernel) com o filtro -A3 3D.

O comando 2. pode ainda listar os drivers disponíveis no kernel para vídeo 3D, então vc poderia tentar carregar eles manualmente com o modprobe.

tiago@tiago-H410M-H-V3:~$ lspci | grep -iE “vga|3d”
00:17.0 SATA controller: Intel Corporation Device 43d2 (rev 11)
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Polaris 20 XL [Radeon RX 580 2048SP] (rev ef)
tiago@tiago-H410M-H-V3:~$ lspci -nnk | grep -A3 3D
tiago@tiago-H410M-H-V3:~$

Blz. Troca 3D por VGA no segundo comando, e posta aqui.