Decidi fazer um dual boot no meu pc
Utilizei o balena etcher para colocar a ISO do Ubuntu no pendrive e ao botar no mesmo chegamos no GRUB e ao instalar(quiet splash) carrega a logo do Ubuntu e logo em seguida a tela fica totalmente preta, sendo assim utilizei o parâmetro nomodeset e obtive sucesso e ao prosseguir com a instalação estou encontrando dificuldades pois só inicia nesse modo e não reconhece minha placa de vídeo
CSM habilitado com UEFI
Já testei legacy e não funcionou
Secure boot desativado
Inicialização rápida desativado
Já tentei atualizar os drivers mesa vulkan já até pedi pro gpt me ajudar mas sem sucesso.
Aparentemente, os drivers pré-compilados do kernel não estão sendo carregados. Dá para checar com inxi -G se vc tiver o inxi instalado. Tive um problema parecido, mas foi durante uma atualização de kernel, que o mesmo foi parcialmente instalado.
A sugestão acima do @Saulo_Ferro_Maciel também pode funcionar. Eu desmarcaria a opção de baixar os updates enquanto instala o OS para ver se é isso.
Vc também pode iniciar no modo live através do pendrive, e verificar se tudo está funcionando e se o driver pré-compilado está sendo carregado normalmente.
Reinstalei 3x e sendo o msm problema.
No primeiro GRUB ele fica na tela preta de início com quiet splash. Vou tentar não selecionar a opção de baixar drivers terceiros. E fzr tudo manualmente.
Estou perguntando isso, pois estou buscando saber se os hardwares de video foram encontrados pelo kernel em lspci | grep -iE "vga|3d", e ainda quais são alguns detalhes (ex: quais drivers estão disponíveis e quais estão em uso pelo kernel) com o filtro -A3 3D.
O comando 2. pode ainda listar os drivers disponíveis no kernel para vídeo 3D, então vc poderia tentar carregar eles manualmente com o modprobe.