Tela piscando quando conectada no HDMI

Olá, tudo bem?! Estou tendo um problema no uso do Linux no meu notebook, quando conecto o notebook no HDMI as duas telas ficam piscando quando mexo o mouse, isso só acontece quando conecto em um segundo monitor. Já tentei usar várias distribuições Linux (Mint, Ubuntu, Kubuntu, Fedora, Zorin, KDE Neon), mas sempre acontece o mesmo problema. Engraçado que quando rodo a distribuição pelo pendrive sem fazer a instalação isso não acontece. Já tentei mudar a resolução e frequência dos monitores, mas sem sucesso. E quando utilizo o Windows, os monitores funcionam normalmente. Acredito que seja algum problema relacionado aos drives de vídeo, porém não sei bem como mexer nessa parte no Linux. Se alguém puder me ajudar fico muito grato.

Segue algumas informações:

• Notebook Asus Z550SA

• Processador Intel(R) Celeron(R) CPU N3160 1.60 GHz

• Memória RAM de 4 GB

• SSD 120 GB

• Monitor LG M2252D - PS

Pode ser algo relacionado a que se esteja usando XOrg e não Wayland… que distro está instalada neste momento?

Rodrigo, eu tive que retornar ao Windows pois o problema estava atrapalhando muito o uso de forma geral.

1 curtida

Bom, nesse caso…

1 curtida

Mas pretendo instalar novamente o Linux Mint amanhã.

1 curtida

Não vá de Mint. Experimenta o Manjaro ou o Fedora com Gnome, pode ser o uso do Xorg, e que em Wayland isso se resolva (caso vc não use NVidia)

1 curtida

Entendi, vou fazer o teste amanhã então. Aí retorno com o resultado. Obg!

1 curtida

Boa noite Rodrigo! Fiz a instalação do Manjaro (KDE Plasma) e agora está funcionando normalmente! Muito obrigado!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.