Tela piscando no Ubuntu 22.04 e derivados

Boa noite, Deus os abençoe.

Eu tô com um problema no meu computador, ao usar Ubuntu 22.04 LTS e derivados.
Resolvi baixar esta versão lançada recentemente, e foi tudo bem, mas a tela ficava piscando, não sempre, alguns momentos ela piscava, ficava preta e tals e parava de piscar se eu mexesse o mouse pela tela. Atualmente tô usando o Kubuntu e mesmo assim o problema continua.

Uso um notebook DELL, Inspiron 15 5566.

GPU: Mesa Intel® HD Graphics 520
CPU: Intel® Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz

Adicione o parâmetro na linha do kernel no grub

i915.enable_psr=0

3 curtidas

Somente uma adição a resposta do @swatquest, caso não saiba como adicionar este parâmetro, segue a wiki do Ubuntu neste link → Kernel/KernelBootParameters - Ubuntu Wiki.

4 curtidas

No meu notebook a tela pisca eventualmente em sessões do Ubuntu MATE 22.04.

Na minha busca pela solução, também encontrei sugestões para usar estes parâmetros do kernel:

  • i915.enable_dc=0
  • intel_idle.max_cstate=2

Desculpem a demora pela resposta, eu irei ver se isso arruma, e aí mando retorno. Obrigado, desde já, a todos que se disponibilizaram.

Pelo que entendi, isso serve para ativar o driver i915. É isso?

Não.
Ele já deve estar ativado no ubuntu por padrão

Screen flickering

Panel Self Refresh (PSR), a power saving feature used by Intel iGPUs is known to cause flickering in some instances FS#49628 FS#49371 FS#50605. A temporary solution is to disable this feature using the kernel parameter

3 curtidas

hummm. Entendi. Eu adicionei esse parâmetro de forma temporária pra ver se resolvia. Comigo está funcionando até o momento. Muito obrigado.

Faz o teste por um tempo.

Mano, não resolveu… A tela continua do mesmo jeito. Não é sempre que acontece esse bug, mas queria resolvê-lo. Todas as informações que encontro sobre esse tipo de problema são bem antigas. :confused:

Aqui um vídeo que gravei:

Isso se aproxima deste bug, presenciado por alguns usuário de Ubuntu 22.04, segue a thread com relatórios deste problemas.

[i915] Screen flickering in Ubuntu 22.04


Uma solução temporária encontrada, para alguns foi adicionar os seguintes parâmetros no kernel.

i915.enable_dc=0 intel_idle.max_cstate=2
1 curtida