Tela não liga após reiniciar - OpenSUSE Tumbleweed - Gnome

Fala galera tranquilo?
Sempre usei windows e a uma semana atrás, instalei o linux na máquina, com o OpenSUSE Tumbleweed KDE de primeira vista. Aconteceu que tive problemas com KDE um dia depois, com ele desligando a tela igual agora enquanto eu estava baixando um jogo na steam, e quando eu forço o reinicio pelo botão de energia do gabinete, ele simplesmente não queria abrir o KDE X11 (algo assim) depois de logar. Como ja estava tendo alguns problemas antes, que consegui arrumar, fui pro Gnome.
Não deu nenhum problema parecido com do KDE no Gnome, porém, começou a dar problemas com a tela do monitor onde, se eu deixasse parado o computador por um tempo, a tela desligava completamente e não voltava mais (Acho que “arrumei” esse problema tirando o apagar tela/ suspensão automática das configs), mas, ao reiniciar o computador acontece a mesma coisa, a tela simplesmente não liga, o computador e as luzes do teclado sim, mas a tela não. Para voltar a ligar novamente, preciso forçar o desligamento pelo botão de energia de ligar/ desligar no gabinete e ligar novamente, pois o botão de reiniciar no gabinete também não liga a tela.

Observações
1 - Nas primeiras vezes que instalei o linux, instalei o windows depois novamente para arrumar outros problemas ja solucionados, e estava ocorrendo tudo normalmente com o reinicio do pc, no windows - Não uso dual boot atualmente

2 - A uma semana atrás eu estava usando outras peças do computador com uma rx 580, e estava dando o mesmo erro de agora, então eu descarto a possibilidade de ser algo com os drivers dessa placa de vídeo que estou agora. Desconfio talvez, que seja algo relacionado com drivers de placa de video da amd

Desde já, agradeço pela atenção