Liguei meu debian hojé para continuar meus estudos, mas quando fui tentar logar ele não queria passar da tela de login.
Ele esta usando o gdm3 e o lightdm para carregar o lxde. Se tentar usar somente o lightdm ele não carrega, ele fica na tela do terminal virtual, mas o contrario fica no loop de login.
Já tentei reinstalar ambos mesmo assim nada, mudar o servidor X com dpkg-reconfigure. Também testei com xfce e com outros usuarios o erro persiste ainda.
Obs: se eu usar o dpkg-reconfigure lightdm e usar gdm3 funciona, agora se setar para lightdm ele fica no terminal virtual.
O GDM e o LightDM são dois softwares que fazem a mesma coisa. Quando você instala um display manager, como o LightDM ou GDM no Debian, se já tiver outro instalado no sistema ele apresenta uma caixa de diálogo para você escolher qual display manager utilizar. Não tem como utilizar os dois ao mesmo tempo, é o mesmo que querer utilizar dois kernels ao mesmo tempo.
Se não me engano, o LightDM é o display manager que vem instalado no Debian quando você escolhe o ambiente gráfico LXDE. O GDM é o display manager padrão do GNOME. Nos ajude a entender: você instalou o Debian com o GNOME e depois instalou o LXDE? Qual ISO você usou? Caso tenha instalado com o GNOME e tenha instalado o LXDE depois, não há necessidade de instalar o LightDM, pode continuar usando o GDM mesmo.
Eu instalei o debian com gnome, depois de um tempo mudei para o xfce, agora estou no lxde. A iso foi do próprio site do debian, eu uso a versão 11 do debian
Fiz isso , mesmo assim o erro continua
eu usei esse comando para desinstalar o lightdm: sudo apt remove lightdm -y && sudo apt purge lightdm -y && sudo apt autoremove
De acordo com a Wiki do Debian, não há nenhuma configuração extra necessária para iniciar o LXDE pelo GDM ou LightDM, é só instalar e escolher o LXDE dentre as opções disponíveis no display manager. Você pode tentar reinstalar o LXDE com o comando:
sudo apt install --reinstall task-lxde-desktop
Pode ser útil também verificar em /var/log/gdm se há logs do GDM que forneçam alguma informação sobre o problema.
Minha opinião sincera: Não uso e não recomendo instalar vários ambientes gráficos em um mesmo sistema, pois
Você vai usar apenas um deles, então não faz sentido ter dois ou mais instalados.
O sistema fica mais “inchado”, ocupa mais espaço em disco, com programas redundantes e várias dependências de DE’s diferentes.
O sistema tende a ficar “zoado”, e problemas como esse que você está tendo podem acontecer.
Enfim, uma instalação “limpa” selecionando apenas um ambiente gráfico é muito melhor, para evitar esses problemas. A propósito, o Debian 12 foi lançado há poucos dias. Essa pode ser uma boa oportunidade para fazer um upgrade, com uma instalação limpa dessa nova versão do Debian. Não estou dizendo para você fazer isso, é apenas uma ideia a se considerar.
Comigo já aconteceu de não fazer login caso a partição /home não tenha sido montada. Nesse caso não tem a pasta com o seu nome de usuário e não é possível fazer o login.
Verifique se o seu usuário foi criado com sucesso, se tem a pasta dele, e se as permissões de acesso à pasta estão corretas.