Pessoal tudo bem?
Meu pai adquiriu um ASUS TUFF Gaming A15, com Ryzen 7 e uma RTX 3050 4Gb. Esse note veio com um tal de Keep OS Linux. Porém essa distro não serve pro tipo de uso que faz. Pois no caso dele, utiliza umas coisas específicas que só funcionam no Ubuntu. Enfim…
O lance é que instalo outra distro lá e enfrento a seguinte anomalia: a tela do notebook fica escura, como se tivesse com brilho no mínimo, algo que ocorre quando a bateria está baixa. Contudo isso acontece do nada, mesmo com a bateria em 100%. Não adianta mexer no brilho, não volta ao normal.
Antes de eu mexer e tentar orientações obtidas por pesquisa na web, tal anomalia estava ocorrendo até com ele ligado na tomada. Depois que mexi no que tange ao gerenciamento de energia do sistema, ao menos na tomada a tela fica normal.
Tal anomalia só acontee na tela do notebook. Num moniitor externo não.
De todas as distros que testei lá, incluindo o Nobara 43, que é Fedora, a que melhor serviu para tudo ele precisa foi o Kubuntu 24.04.4. O Ubuntu com KDE Plasma. Instalei essa versão do “Ubuntu” porque a versão atual 26.04 não está funcionando o Zoom Workstation. Simplesmente não carrega. Pesquisando no Google isso é um problema recorrente ente o programa e o padrão Wayland que agora está sendo usado no Ubuntu e derivados.
Alguém tem ideia do que posso fazer pra resolver isso?
Já fucei em tudo no que tange as configurações de tela e gerenciamento de energia. Só não fiz nada via Terminal, ainda. Pelo tal comando XAND…
Meu pai está em vias de devolver o notebook. Porém eu queria tentar ver se resolvo isso.
Ele está com um Dell Inspiron i7 de 12a geração rodando o Ubuntu 24.04.4. Lá tem uma Nvidia mais fraquinha, não é um note gamer como o novo, e está rodando tudo numa boa. Não acontece nada disso.
O que podem me dizer sobre…