Tela escura no Linux rodando em um notebook

Pessoal tudo bem?

Meu pai adquiriu um ASUS TUFF Gaming A15, com Ryzen 7 e uma RTX 3050 4Gb. Esse note veio com um tal de Keep OS Linux. Porém essa distro não serve pro tipo de uso que faz. Pois no caso dele, utiliza umas coisas específicas que só funcionam no Ubuntu. Enfim…

O lance é que instalo outra distro lá e enfrento a seguinte anomalia: a tela do notebook fica escura, como se tivesse com brilho no mínimo, algo que ocorre quando a bateria está baixa. Contudo isso acontece do nada, mesmo com a bateria em 100%. Não adianta mexer no brilho, não volta ao normal.

Antes de eu mexer e tentar orientações obtidas por pesquisa na web, tal anomalia estava ocorrendo até com ele ligado na tomada. Depois que mexi no que tange ao gerenciamento de energia do sistema, ao menos na tomada a tela fica normal.

Tal anomalia só acontee na tela do notebook. Num moniitor externo não.

De todas as distros que testei lá, incluindo o Nobara 43, que é Fedora, a que melhor serviu para tudo ele precisa foi o Kubuntu 24.04.4. O Ubuntu com KDE Plasma. Instalei essa versão do “Ubuntu” porque a versão atual 26.04 não está funcionando o Zoom Workstation. Simplesmente não carrega. Pesquisando no Google isso é um problema recorrente ente o programa e o padrão Wayland que agora está sendo usado no Ubuntu e derivados.

Alguém tem ideia do que posso fazer pra resolver isso?

Já fucei em tudo no que tange as configurações de tela e gerenciamento de energia. Só não fiz nada via Terminal, ainda. Pelo tal comando XAND…

Meu pai está em vias de devolver o notebook. Porém eu queria tentar ver se resolvo isso.

Ele está com um Dell Inspiron i7 de 12a geração rodando o Ubuntu 24.04.4. Lá tem uma Nvidia mais fraquinha, não é um note gamer como o novo, e está rodando tudo numa boa. Não acontece nada disso.

O que podem me dizer sobre…

Comece informando seu hardware pro pessoal ter mais informações.
Rode esse comando no terminal. Ele vai automaticamente copiar as informações formatadas. Após isso basta colar aqui pra gente.

sudo apt install inxi -y; inxi -F --filter | awk 'BEGIN { printf "``` \n" } { print } END { printf "\n ```" }' | xclip -selection clipboard

Para mais informações: Como fornecer boas informações

Vou tentar isso. Valeu demais!!! Se der certo vou evitar a devolução do notebook.

Instalou o driver da Nvidia?

Perfeitamente, mas o erro persiste. Configurei tudo, coloquei o dirver proprietário. Tudo como manda o figurino. Não resolve. O notebook será devolvido. O dono dele não pode ficar mais dispondo do tempo pra ver se alguma solução da jeito. Se fosse meu eu ia por Windows e ver se o problema persiste. Mas o dono desse notebook precisa de Linux e necessariamente Ubuntu ou Debian.

Eu confesso que estou quase “largando mão” do Linux e voltando para o Windows. Apesar de, no meu caso o Windows não extrair o melhor desempenho do meu velho PC gamer, eu consigo usar sem ter de ficar vivenciando situações anômalas como som baixo ou congelamentos esporádicos por causa do driver da RTX. Como o meu PC é um desktop nunca presenciei esse problema de tela escura, mas tenho vivido outras coisas.

Poxa, lieggio, compreendo perfeitamente a sua frustração e a do seu pai. Notebooks híbridos (AMD + Nvidia ou Intel + Nvidia) são o maior gargalo de dor de cabeça no Linux quando o assunto é gerenciamento de energia e controle de brilho via ACPI. Não desista ainda, pois esse comportamento de a tela apagar ou travar no brilho mínimo na bateria tem solução e é um problema clássico de comunicação entre o Kernel e a BIOS da ASUS.

Como o seu pai precisa do sistema para trabalhar e o tempo é curto, aqui estão as três soluções reais que costumam resolver isso de primeira no Kubuntu/Ubuntu 24.04:

1. O Ajuste do Parâmetro do Kernel (O mais provável)

O Kernel do Linux frequentemente se confunde sobre quem deve controlar o barramento de retroiluminação da tela (se é o driver da AMD, da Nvidia ou a placa-mãe ASUS). Nós resolvemos isso forçando o padrão correto pelo Grub:

1. Abra o terminal e digite: sudo nano /etc/default/grub

2. Procure pela linha que começa com: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

3. Adicione o parâmetro de controle de brilho dentro das aspas. Deixe a linha exatamente assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_backlight=video" (Se não funcionar depois, você pode testar mudar para acpi_backlight=vendor ou acpi_backlight=native).

4. Salve o arquivo apertando Ctrl + O, dê Enter e saia com Ctrl + X.

5. Atualize o Grub para aplicar a mudança: sudo update-grub

6. Reinicie o notebook e faça o teste na bateria.

2. Gerenciamento do Perfil de Vídeo (Modo Híbrido vs. Integrado)

Como a tela do notebook está conectada fisicamente à placa de vídeo integrada da AMD, e a Nvidia cuida apenas da renderização pesada, conflitos de driver fazem a tela apagar ao mudar para a bateria. Instale o envycontrol ou use as configurações nativas do driver da Nvidia para definir o modo de energia:

• Abra o painel NVIDIA X Server Settings.

• Vá em PRIME Profiles e certifique-se de que está em modo On-Demand ou NVIDIA (Performance). O modo On-Demand gerencia dinamicamente e costuma evitar os apagões na transição de energia.

3. Desativar o “Brilho Fluido” do KDE Plasma

Como você está usando o Kubuntu, o KDE possui um recurso de economia de energia que tenta suavizar e reduzir o brilho dinamicamente na bateria, mas ele entra em conflito com o hardware da ASUS.

• Vá em Configurações do Sistema > Gerenciamento de Energia.

• Desmarque a opção de Diminuir brilho da tela ou qualquer controle automático baseado em economia de energia e defina um valor estático para quando estiver na bateria.

Dá uma última chance com o passo número 1 (o parâmetro acpi_backlight=video no Grub). Esse comando salva 90% dos notebooks ASUS gamers que sofrem com esse bug técnico no Linux. Se resolver, seu pai vai ter uma máquina absurdamente estável para trabalhar!

O problema é o brilho que está menor ou as cores que parecem mais lavadas? Eu notei cores mais apagadas e lavadas no wayland, em relação ao X11 e realmente dá a impressão de estar com menos brilho.

Tente rodar em uma sessão do xorg e veja se dá diferença.

O que o Danilo Machado orientou resolveu. Mas obrigado mesmo assim.

Meu amigo suas orientações foram certeiras. Porém o notebook morreu. Será devolvido. Provavelmente a RTX é o problema. Porque quando ela foi exigida o Notebook desligou e não ligou mais.

Gratidão memso assim. Infelizmente tem mais problemas do que só um bug no gerenciamento de energia e as GPUs.

Fiz um vídeo executando que você orientou e resolveu.

Caramba, lieggio ! Fico feliz que a parte do tutorial tenha funcionado e matado a charada do brilho, mas sinto muito pelo desfecho com o hardware.

Pelo comportamento que você descreveu — o notebook apagar sob carga pesada e não dar mais sinal de vida — e olhando bem a dinâmica desse problema clássico (como no vídeo que você compartilhou), o veredito é físico e cruel: defeito grave de fábrica na placa-mãe. Geralmente isso acontece por um curto-circuito fatal nos reguladores de tensão (VRMs) da RTX 3050 ou uma falha catastrófica de solda BGA quando o chip foi exigido e esquentou.

Não tinha sistema operacional no mundo que salvasse essa máquina. O Linux, na verdade, acabou servindo como um baita teste de estresse que revelou o componente defeituoso antes que o prazo de devolução de vocês expirasse. Imagine se esse hardware abre o bico daqui a alguns meses? Seria uma dor de cabeça gigante com garantia.

A devolução é a melhor e mais segura decisão a se tomar agora. O seu pai merece uma máquina confiável para trabalhar. Quando pegarem o novo equipamento, se precisarem de qualquer auxílio com o Kubuntu/Ubuntu de novo, a comunidade e eu estaremos por aqui.

Força aí no processo de devolução, um abraço para você e pro seu pai, e parabéns pelo empenho em tentar resolver até o último minuto! :oncoming_fist::penguin:

Exatamente. Pode, ai, ser solda BGA ou problemas de trilhas rompidas. Ou qualquer outro componente em curto.