Olá, pessoal!
Estou com um problema de retorno da suspensão no meu notebook e não consegui encontrar uma solução.
Meu computador é um Dell G7 (já um pouco antigo) e utilizo o Zorin OS 18.1 Core há bastante tempo. Também costumo usar um monitor externo conectado via HDMI. Até algumas semanas atrás tudo funcionava perfeitamente.
Depois de atualizar o sistema (apt update e apt upgrade), o seguinte problema começou a acontecer:
- Ao ligar o computador, tanto a tela do notebook quanto o monitor externo funcionam normalmente.
- Porém, depois que o computador entra em suspensão e volta, a tela do notebook permanece completamente preta.
- O monitor externo continua funcionando normalmente.
Já fiz vários updates depois disso na expectativa de alguma resolver, mas nada.
Para isolar o problema, fiz outro teste: desconectei o monitor externo e suspendi o notebook usando apenas a tela interna. Ao retornar da suspensão, a tela do notebook também ficou completamente preta.
O mais estranho é que o sistema operacional continua funcionando normalmente. Quando o monitor externo está conectado, consigo usá-lo sem problemas, o que indica que o travamento é apenas da tela interna.
Já procurei soluções na internet e até tentei algumas sugestões de ferramentas de IA, mas nenhuma resolveu o problema.
Alguém já passou por isso ou sabe o que pode estar causando esse comportamento? Qualquer ajuda ou sugestão de testes é muito bem-vinda.
Obrigado!
–//–
kernel atual:
7.0.0-28-generic
dados gráficos:
Graphics:
Device-1: Intel CoffeeLake-H GT2 [UHD Graphics 630] driver: i915 v: kernel
Device-2: NVIDIA GP107M [GeForce GTX 1050 Ti Mobile] driver: nvidia
v: 580.173.02
Device-3: Microdia Integrated_Webcam_HD driver: uvcvideo type: USB
Display: x11 server: X.Org v: 21.1.11 with: Xwayland v: 23.2.6 driver: X:
loaded: modesetting,nvidia unloaded: fbdev,nouveau,vesa dri: iris
gpu: i915,nvidia,nvidia-nvswitch resolution: 1: 2560x1440~60Hz
2: 1920x1080~60Hz
API: EGL v: 1.5 drivers: iris,nvidia,swrast
platforms: gbm,x11,surfaceless,device
API: OpenGL v: 4.6.0 compat-v: 4.5 vendor: intel mesa
v: 25.2.8-0ubuntu0.24.04.2 renderer: Mesa Intel UHD Graphics 630 (CFL GT2)