Tela de login não aparece em monitor externo

Pessoal, estou com um problema meio frustrante.

Meu notebook está com a tela quebrada, então dependo do monitor externo (via HDMI) para usá-lo normalmente, porém em alguns casos, ao iniciar uma distro linux a tela de login aparece por padrão na tela embutida, considerando o monitor externo como extensão.

Na maioria das vezes consigo resolver com o botão dedicado do notebook para mudança de tela, mas desta vez com a distro Nitrux não é possível. Esperava que o cursor estivesse dentro da caixa de senha, mas não entra… nem procurando às cegas com a tecla “tab”.

Bom, será que existe alguma saída pra isso? Uma vez logado, eu conseguirei alterar as configurações de tela para as minhas necessidades.

Vlw!

O Nitrux trabalha com KDE Plasma modificado e o wayland como servidor gráfico. Desta forma, pré suponho que o login é o SDDM.

Achei essa orientação para alterar um arquivo .conf
Acho q é a saída, mas como fica com SDDM em wayland no Nitrux q é baseado em Debian??? Que arquivo eu modifico?

Resolvi o problema de um jeito bem radical.

Reinstalei a distro, e no final, ao criar uma senha, escolho iniciar sem solicitar senha.

Isso resolve só no inicio.
Se você bloquear a tela o principal será o monitor externo.

Não, pq uma vez dentro da interface, eu consigo fazer as configurações de vídeo que se tornará padrão pra todas as vezes q eu fizer login.

Ainda assim, minha solução não parece ser a mais adequada… forçar reinstalar a distro só pq não consegue visualizar o campo da senha de login, deveria ser a última opção.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.