Tela de login do pop os 24.04 cosmic lenta

Bom dia pessoal. Eu atualizei meu computador do pop os 22.04 para o pop os 24.04 com cosmic assim que liberou a versão oficial. Mas depois de algumas semanas a tela de login ficou muito lenta. O meu mouse se mexe de maneira muito travada. É como se tivesse uma taxa de atualização extremamente baixa selecionada por padrão. Assim que eu faço o login esse lag para e o sistema fica fluido de volta aos 144hz do monitor. Alguém tem alguma solução?

Fala Lelo, beleza?

Pode ficar tranquilo que não tem nada de errado com seu hardware e nem é peso do sistema.
O que você está sentindo como “travado” é apenas a diferença brusca de sair de 60Hz (padrão da tela de login) para os 144Hz (seu usuário).

No COSMIC atual, a tela de login (Greeter) ainda não “herda” automaticamente a configuração de monitor do seu usuário.
Ela carrega no padrão de segurança, que é 60Hz. Por isso o mouse parece estar na lama até você logar.

Para resolver isso agora, a gente precisa copiar manualmente o seu arquivo de configuração de monitores para a pasta do sistema de login.

Abra o terminal e rode esses três comandos, um por um:

# 1. Cria a pasta de configuração do usuário do login (caso não exista)
sudo mkdir -p /var/lib/cosmic-greeter/.local/state/cosmic-comp/

# 2. Copia a SUA configuração atual (144Hz) para lá
sudo cp ~/.local/state/cosmic-comp/outputs.ron /var/lib/cosmic-greeter/.local/state/cosmic-comp/

# 3. Garante que o sistema de login tenha permissão para ler o arquivo
sudo chown -R cosmic-greeter:cosmic-greeter /var/lib/cosmic-greeter/.local

Reinicie o PC. Agora a tela de login deve ler esse arquivo e já subir em 144Hz lisinho igual ao seu desktop.

Caso não funcione, talvez a System76 ainda não tenha configurado o gerenciador de login pra ler esse tipo de configuração. Nesse caso, seria nescessário aguardar uma atualização por parte deles.

2 curtidas

Infelizmente no meu não deu certo :frowning:

em vez de atualizar, instala o 24.04 num pendrive e dê boot por ele. se tudo funcionar normalmente, pense na possibilidade de fazer uma instalação do zero.

Eu fiz a reinstalação completa. Melhorou bastante. Agora deve estar uns 30 fps na tela de login. Obrigado

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.