Problema com kernel panic / travamentos — Lenovo IdeaPad 3 (AMD Ryzen 7)
Olá pessoal, tudo bem?
Estou enfrentando há algum tempo um problema sério no meu notebook Lenovo IdeaPad 3, e estou tentando entender se há algo relacionado ao hardware, drivers ou compatibilidade do kernel.
Especificações do notebook
-
Modelo: Lenovo IdeaPad 3
-
Processador: AMD Ryzen 7
-
Memória RAM: 12 GB
-
Armazenamento: SSD NVMe de 500 GB
-
Sistema atual: Zorin OS (baseado no Ubuntu)
-
Modo de instalação atual: Safe Graphics Mode
Descrição do problema
O problema começou quando eu usava Windows 11: o sistema dava tela azul (BSOD) com muita frequência — às vezes a cada 5 minutos, mesmo sem estar rodando jogos ou programas pesados.
-
A temperatura do processador estava normal.
-
Já formatei e reinstalei o Windows várias vezes.
-
Mesmo com instalação limpa, os travamentos e telas azuis voltavam a acontecer.
Os erros aconteciam tanto jogando quanto com o sistema parado ou com poucas abas abertas — às vezes sem nada aberto.
Por conta disso, resolvi testar o Zorin OS.
Com ele, os problemas pararam completamente, mas apenas se eu instalar usando o modo Safe Graphics.
Se eu tento rodar o sistema normalmente (sem o modo seguro), o boot trava ou dá erro de kernel panic logo após a inicialização.
O que já tentei
-
Atualizar BIOS e firmware da Lenovo.
-
Testar drivers AMD mais recentes no Windows (inclusive chipset e vídeo).
-
Testar diferentes versões do kernel no Linux.
-
Desativar Secure Boot e Fast Boot.
-
Reinstalar tanto Windows quanto Zorin várias vezes.
-
Monitorar temperaturas — sempre dentro do normal.
Mesmo assim, o problema persiste no Windows e no Linux fora do modo seguro.
O que procuro entender
-
Pode ser algum problema físico (placa-mãe, RAM ou SSD)?
-
Ou é algo de compatibilidade entre o kernel e o hardware AMD/Lenovo?
-
Existe alguma forma de ativar os drivers gráficos AMD corretamente no Zorin OS, sem precisar usar o Safe Graphics?
Agradeço muito qualquer orientação, dica ou relato de quem tenha passado por algo parecido! 
1 curtida
Pode ser a placa de vídeo com problema. Leve ele na assistência da Lenovo
2 curtidas
É razoável assumir que é um problema na placa de vídeo mesmo ela sendo integrada?
Se só funciona usando o SafeGraphics e no windows voce tem tela azul (precisa anotar o erro que aparece), com certeza o problema é no Vídeo (chip grafico, gpu integrada, placa de vídeo)
1 curtida
Já tentou resetar a bios tirando a bateria por uns 20 segundos?
Coloque ela de novo e teste.
1 curtida
O erro que aparece varia, a última vez foi esse:
Stop code: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL (0xA)
What failed: ntoskrnl.exe
Mas já teve vezes que travou com esse:
IKLMQuestLessThanOrEqual
(Desculpe a ignorância, mas por ser notebook, a bateria você está se referindo à que fica na placa mãe, correto?)
Como é um notebook e eu não tenho muito conhecimento técnico, evitei abrir por nunca ter feito isso. No entanto, atualizei tudo o que podia através do aplicativo de suporte e atualizações da própria Lenovo.
Reinstalei de forma limpa (somente o driver) da placa de vídeo diretamente do site da AMD.
Reinstalei o Windows (com e sem as dicas de otimização do próprio DioLinux).
Raramente o erro ocorria durante algum jogo ou utilização mais pesada de recursos gráficos. Isso que eu acho mais curioso. Tende a acontecer quando está tudo aparentemente normal, umas duas abas abertas ou o computador simplesmente parado no desktop.
Caso eu não consiga resolver por outros meios, vou testar abrir o aparelho para realizar esse reset da bios..
Esses Erros pode ser seu vídeo com problema, sua memória ram ou até seu SSD.
1 curtida
Acho difícil ser um problema de software, uma vez que as instalações limpas não estão funcionando corretamente. O fato de funcionar normal no “safe graphics” sugere que a ativação da aceleração 3D por hardware está causando o problema. Existem alguns recursos que testam o hardware. A própria plataforma da Lenovo tinha um recurso assim. Acho que seria interessante tentar rodar (se der tempo rsrsrs).
1 curtida
Ou seja, pode ser qualquer coisa kkkkkkkk Mas obrigado pela ajuda. Cheguei a rodar o scannnow e não indicou nada. Rodei também o memtest e deu tudo certo também. Monitorei as temperaturas, tudo normal. Usei o CrystalDisk, zero problemas..
Realmente..não tinha pensado nessa possibilidade com a aceleração 3D. Vou dar uma olhada!! No momento o Zorin OS 18 tem me atendido bem e o problema simplesmente sumiu e eu não sinto perdas de desempenho.
O complicado é que eu tinha vontade de vender esse notebook mas o novo usuário com certeza instalaria o Windows e voltaria a ter esses problemas..