Problema com kernel panic / travamentos — Lenovo IdeaPad 3 (AMD Ryzen 7)
Olá pessoal, tudo bem?
Estou enfrentando há algum tempo um problema sério no meu notebook Lenovo IdeaPad 3, e estou tentando entender se há algo relacionado ao hardware, drivers ou compatibilidade do kernel.
Especificações do notebook
-
Modelo: Lenovo IdeaPad 3
-
Processador: AMD Ryzen 7
-
Memória RAM: 12 GB
-
Armazenamento: SSD NVMe de 500 GB
-
Sistema atual: Zorin OS (baseado no Ubuntu)
-
Modo de instalação atual: Safe Graphics Mode
Descrição do problema
O problema começou quando eu usava Windows 11: o sistema dava tela azul (BSOD) com muita frequência — às vezes a cada 5 minutos, mesmo sem estar rodando jogos ou programas pesados.
-
A temperatura do processador estava normal.
-
Já formatei e reinstalei o Windows várias vezes.
-
Mesmo com instalação limpa, os travamentos e telas azuis voltavam a acontecer.
Os erros aconteciam tanto jogando quanto com o sistema parado ou com poucas abas abertas — às vezes sem nada aberto.
Por conta disso, resolvi testar o Zorin OS.
Com ele, os problemas pararam completamente, mas apenas se eu instalar usando o modo Safe Graphics.
Se eu tento rodar o sistema normalmente (sem o modo seguro), o boot trava ou dá erro de kernel panic logo após a inicialização.
O que já tentei
-
Atualizar BIOS e firmware da Lenovo.
-
Testar drivers AMD mais recentes no Windows (inclusive chipset e vídeo).
-
Testar diferentes versões do kernel no Linux.
-
Desativar Secure Boot e Fast Boot.
-
Reinstalar tanto Windows quanto Zorin várias vezes.
-
Monitorar temperaturas — sempre dentro do normal.
Mesmo assim, o problema persiste no Windows e no Linux fora do modo seguro.
O que procuro entender
-
Pode ser algum problema físico (placa-mãe, RAM ou SSD)?
-
Ou é algo de compatibilidade entre o kernel e o hardware AMD/Lenovo?
-
Existe alguma forma de ativar os drivers gráficos AMD corretamente no Zorin OS, sem precisar usar o Safe Graphics?
Agradeço muito qualquer orientação, dica ou relato de quem tenha passado por algo parecido! 
Pode ser a placa de vídeo com problema. Leve ele na assistência da Lenovo
É razoável assumir que é um problema na placa de vídeo mesmo ela sendo integrada?
Se só funciona usando o SafeGraphics e no windows voce tem tela azul (precisa anotar o erro que aparece), com certeza o problema é no Vídeo (chip grafico, gpu integrada, placa de vídeo)
Já tentou resetar a bios tirando a bateria por uns 20 segundos?
Coloque ela de novo e teste.
O erro que aparece varia, a última vez foi esse:
Stop code: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL (0xA)
What failed: ntoskrnl.exe
Mas já teve vezes que travou com esse:
IKLMQuestLessThanOrEqual
(Desculpe a ignorância, mas por ser notebook, a bateria você está se referindo à que fica na placa mãe, correto?)
Como é um notebook e eu não tenho muito conhecimento técnico, evitei abrir por nunca ter feito isso. No entanto, atualizei tudo o que podia através do aplicativo de suporte e atualizações da própria Lenovo.
Reinstalei de forma limpa (somente o driver) da placa de vídeo diretamente do site da AMD.
Reinstalei o Windows (com e sem as dicas de otimização do próprio DioLinux).
Raramente o erro ocorria durante algum jogo ou utilização mais pesada de recursos gráficos. Isso que eu acho mais curioso. Tende a acontecer quando está tudo aparentemente normal, umas duas abas abertas ou o computador simplesmente parado no desktop.
Caso eu não consiga resolver por outros meios, vou testar abrir o aparelho para realizar esse reset da bios..
Esses Erros pode ser seu vídeo com problema, sua memória ram ou até seu SSD.
Acho difícil ser um problema de software, uma vez que as instalações limpas não estão funcionando corretamente. O fato de funcionar normal no “safe graphics” sugere que a ativação da aceleração 3D por hardware está causando o problema. Existem alguns recursos que testam o hardware. A própria plataforma da Lenovo tinha um recurso assim. Acho que seria interessante tentar rodar (se der tempo rsrsrs).
Ou seja, pode ser qualquer coisa kkkkkkkk Mas obrigado pela ajuda. Cheguei a rodar o scannnow e não indicou nada. Rodei também o memtest e deu tudo certo também. Monitorei as temperaturas, tudo normal. Usei o CrystalDisk, zero problemas..
Realmente..não tinha pensado nessa possibilidade com a aceleração 3D. Vou dar uma olhada!! No momento o Zorin OS 18 tem me atendido bem e o problema simplesmente sumiu e eu não sinto perdas de desempenho.
O complicado é que eu tinha vontade de vender esse notebook mas o novo usuário com certeza instalaria o Windows e voltaria a ter esses problemas..
Problema resolvido. Reinstalei o windows novamente. Mudei a config da BIOS para o modo de Intelligent Cooling ao invés do Extreme Performance.
Baixei a versão PRO do Driver Easy e instalei todos os drivers. No da placa de vídeo eu instalei pela própria AMD a versão Driver Only.
Obrigado pela ajuda!