Já garimpei toda a internet e não encontrei uma solução. Sou usuário de Windows e Linux, mas recentemente migrei novamente para nosso querido ecossistema do pinguim. Acontece que no Windows eu tinha o costume de ao pressionar CTRL+ALT+W resulta no ponto de interrogação (?) ao digitar. Tentei de todas as formas ativar essa tecla de composição no meu Ubuntu 20.04 LTS mas até o momento não obtive êxito.
Alguma solução para eu ativar esse recurso no meu sistema?
Na verdade ou é no meu ubuntu em si, porque ele mostra opções pra escolher, como CAPS LOCK, SCROLL e por aí vai… ele não deixa definir uma tecla específica.
Da pra fazer uma Gambiarra gigante meu amigo, mas dá pra fazer
Bem, se vai precisar do ydotool , basicamente um programa com algumas ferramentas, Não sei se ele tem nos repositórios do ubuntu, mas basicamente a gambiarra é o seguinte, se vai instalar ele, e vai criar um atalho personalizado
(no gnome fica em Configurações>teclado>atalhos do teclado>Atalhos personalizados )
Lá vc vai criar um atalho, q o comando vai ser ydotool type ?
e clica ali pra gerar o atalho, pressiona ctrl+alt+w, vai ficar assim:
Obs: Não consegui testar aqui, não entendi se o ? precisa ficar entre parênteses, faz o teste sem e se não funcionar, teste com, ficando ydotool type "?"
Certo, realmente terei que concordar que só por meio de gambiarras. Estou vendo este projeto no GitHub mas por hora não estou entendendo como fazer a build dele e instalar ou como instalar em si essa ferramenta. Tens algum rumo para me dar?
Pois é amigo, uma coisa tão simples está sendo muito complexa (pelo menos no Ubuntu, que é a distro que me acostumei e prefiro)
Possuo o Gnome Tweaks instalado, e como pode conferir na print anexada, estou sofrendo em definir o Alt Esquerdo e poder definir o CTRL+ALT+W para traduzir essas teclas de composição em um ponto de interrogação “?”.
Sim, desculpe, eu tirei a print a uns 5 minutos atrás, realmente mostra desativado mas já ativei a opção e tudo mais para testar, mesmo assim sem efeito no sucesso.
A intenção da print é mostrar que aparece apenas ALT DIREITO.