Teclas de composição no Ubuntu 20.04 LTS

Olá,

Já garimpei toda a internet e não encontrei uma solução. Sou usuário de Windows e Linux, mas recentemente migrei novamente para nosso querido ecossistema do pinguim. Acontece que no Windows eu tinha o costume de ao pressionar CTRL+ALT+W resulta no ponto de interrogação (?) ao digitar. Tentei de todas as formas ativar essa tecla de composição no meu Ubuntu 20.04 LTS mas até o momento não obtive êxito.
Alguma solução para eu ativar esse recurso no meu sistema?

a interrogação pra mim é AltGR+w. dá uma olhada no seu teclado. pode tentar o Fn tb. o jeito é ir por tentativa e erro. veja o exemplo abaixo:

2016-06-21-900px-kb-portuguese-brazilsvg-

aqui já mudou de posição:

1 curtida

Sem sucesso, já tentei, mas igual gostaria que fosse o padrão CTRL + ALT + W, não por AltGr ou Fn hahah

vc ja foi nas configurações de teclado de sua interface gráfica ?

Sim, já garimpei toda a internet e o sistema operacional, até o momento sem solução. Por isso, abri esse tópico para se alguém puder me ajudar.

Veja aqui

https://help.gnome.org/users/gnome-help/stable/tips-specialchars.html.en#compose

Já pesquisei sobre essa forma e não há opção do ALT Esquerdo como também nada referente a CTRL+ALT+W para resultar no ponto de interrogação (?).

É só preferência então?

De fato, é um costume que eu como usuário Windows tenho e gostaria de adaptá-lo ao Linux

A tecla compose você escolhe.

Nunca testei

Na verdade ou é no meu ubuntu em si, porque ele mostra opções pra escolher, como CAPS LOCK, SCROLL e por aí vai… ele não deixa definir uma tecla específica.

Da pra fazer uma Gambiarra gigante meu amigo, mas dá pra fazer
Bem, se vai precisar do ydotool , basicamente um programa com algumas ferramentas, Não sei se ele tem nos repositórios do ubuntu, mas basicamente a gambiarra é o seguinte, se vai instalar ele, e vai criar um atalho personalizado
(no gnome fica em Configurações>teclado>atalhos do teclado>Atalhos personalizados )
Lá vc vai criar um atalho, q o comando vai ser ydotool type ?
e clica ali pra gerar o atalho, pressiona ctrl+alt+w, vai ficar assim:
image

Obs: Não consegui testar aqui, não entendi se o ? precisa ficar entre parênteses, faz o teste sem e se não funcionar, teste com, ficando ydotool type "?"

Certo, realmente terei que concordar que só por meio de gambiarras. Estou vendo este projeto no GitHub mas por hora não estou entendendo como fazer a build dele e instalar ou como instalar em si essa ferramenta. Tens algum rumo para me dar?

Parece q ele existe nos repostorios do ubuntu,
Pesquisa na loja, ou pelo terminal:

abre o terminal e manda um

sudo apt search ydotool

Vê se ele acha ele, se sim manda um

sudo apt install ydotool

Agradeço a ajuda, tentei a ferramenta mas sem sucesso

Como que aparece Tweaks para você?
Vc nao consegue definir o compose?

Quando possivel irei testar.
Não sei se é preciso mudar o layout.

Pois é amigo, uma coisa tão simples está sendo muito complexa (pelo menos no Ubuntu, que é a distro que me acostumei e prefiro)

Possuo o Gnome Tweaks instalado, e como pode conferir na print anexada, estou sofrendo em definir o Alt Esquerdo e poder definir o CTRL+ALT+W para traduzir essas teclas de composição em um ponto de interrogação “?”.

Destaco que o layout do teclado está padrão ABNT/ABNT2 Português Brasileiro

Aí está desativado.

Tem que ativar no botão superior
Ao lado do texto tecla de composição

Sim, desculpe, eu tirei a print a uns 5 minutos atrás, realmente mostra desativado mas já ativei a opção e tudo mais para testar, mesmo assim sem efeito no sucesso.
A intenção da print é mostrar que aparece apenas ALT DIREITO.

Vc chegou a ver isso

São as combinações