Teclados diferentes no Linux

Olá, ainda não uso o Linux, mas queria saber se no Linux é reconhecido vários teclados diferentes, principalmente atalhos diferentes, pois uso um notebook da Lenovo thinkpad t440 e no lugar da tecla do f1 tem um botão de mudo, e para usar o f1 tem que apertar fn + a tecla do f1, mas uso um outro teclado externo que é o contrario, com teclas diferentes, que tem o f1 mas apertando fn + a tecla do f1 abre o app de musica no Windows queria saber se no Linux ele reconhece atalhos de teclados diferentes sem eu ter que ir lá e mudar o atalhos nas configurações

ficou meio difícil de entender, mas queria saber principalmente se no Linux ele reconhece atalhos de teclados diferentes sem eu ter que ir lá e mudar o atalhos nas configuraçoes

Estou usando o Pop_os e no meu notebook ele reconhece sim os atalhos Fn+Fnumero.
Uso também um teclado sem fio, que tem teclas próprias de atalho e também funcionam normal.

Não sei sera bem essa sua dúvida.

mas o seu teclado em fio tem os mesmos atalhos do seu notebook, se nao, ele reconhece sem ter que mudar os atalhos nas configuraçoes?

Isso na real é gerenciado pela CMOS, pelo menos aqui. (O meu Dell é do mesmo jeito por padrão e funciona)

mas voce usar um teclado externo, pode ser com fio ou sem fio?

Eu uso o teclado do meu notebook, no lugar das teclas de função tem controle de volume, brilho, luz do teclado, etc, pra apertar F1 ~ F12 tem que usar o Fn, igual o seu. Não deu problema.

:wave:t2:

Reforçando os comentários. O meu laptop é o T450 e as funções especiais funcionam perfeitamente, uso somente o teclado dele. A única coisa que talvez teria de configurar é o /? (no T450 elas ficam no lugar do control da direita) vai depender da posição, do teclado do T440 e da distro. Neste caso distros com gnome control center como o Ubuntu funciona só de configurar o teclado para Brazil IBM Lenovo Thinkpad.

:pray:t2:

obrigado gente, a minha explicação ficou dificil de entender, o layout do meu teclado do notebook é esse:

e uso um teclado sem fio que tem esse layout:

como os layouts de atalhos são diferentes, pode ocorrer algum problema? pois se nas configuraçoes eu colocar como que a tecla f1 é o botão de mudo, que isso ocorre no teclado do meu notebook, mas no meu teclado sem fio é diferente, no lugar do f1 voce abre um app de musica no windows, oque é diferente no meu teclado do notebook, queria saber se o linux, especificamente o linux mint ou outra distro reconhece teclados diferentes e se adapta a isso, como ocorre no windows, que reconhece teclados diferentes

desde de já agradeço

Eu acredito que vai funcionar mas teria de fazer testes… Isso depende de vários detalhes como, se a empresa do teclado seguiu as normas, standards “mundiais”, ou se ela quiz fazer algo “da cabeça dela” e criou drivers específicos para certos OS e que só uma estreita parte de hardware iriam entender. E tem outros vários detalhes que tornam difíceis responder com certeza. Por isso só com testes mesmo.

entendi, vlw

1 Curtida

Uma sugestão, antes de você trocar o seu sistema operacional por outro, tenta fazer os testes usando VM (Virtual Machine) isso permite que você instale o sitema operacional que esteja interessado e então fazer os teste. Senão gostar apenas desinstale o Sistema Operacional dentro do VM e então o próprio VM ou teste outros sistemas. No Windows o Virtualbox é bom para este detalhe.

:pray:t2:

boa ideia, nao tento fazer isso pois meu notebook tem 4 gb de ram e colocar 2gb para o linux mint dentro do VM nao seria pouco?, alias que com só rodando o windows no notebook ja ocupa uns 55 por cento da ram, tudo isso sem nenhum app aberto, por isso nao tento usar o VM, mas vou tentar usar de alguma outra forma, mas muito obrigado pela recomendação

1 Curtida

Então 2gb RAM em VM vai ficar tranquilo, ainda só para testes. Inclusive o Linux é bom em otimizar RAM. A VM seria mais para fazer testes antes de você partir para um novo sistema e/ou tentar dualboot.

Exemplo

Tem um vizinho meu a exposa dele tem um laptop da positivo muito antigo, tinha até um nome diferente parece que era uma divisão da positivo na época, esqueci o nome :joy:, 1gb de ram e processador single core. Ela pediu se tinha como salvar ele para ver receitas na internet… Usei o Lubuntu 18.04 32bit e ela usa de boa, trava mas executa oque ela quer.

1 Curtida

Em geral sim. É só configurar certinho, teria que ser algo muito raro para não ser reconhecido.

1 Curtida

blz, vou tentar por 1 gb de ram, vlw

Você vai precisar configurar múltiplos leiautes de teclado no ambiente desktop de sua preferência. Sugiro que escolha como leiaute do sistema aquele mais adequado ao teclado físico do notebook. Eu tenho um ThinkPad X200 com teclado US e uso um externo ABNT-2, não tenho problemas, mas eu preciso alternar o leiaute se for usar o ABNT-2 (no meu caso, eu uso um script e um menu com uma combinação de teclas no meu gerenciador de janelas).

1 Curtida

como voce configura isso?

Qual ambiente desktop ou gerenciador de janelas você pretende usar?

quero usar o linux mint ou o pop os, desculpe nao saber tanta coisa, ainda quero mudar para o linux, e quero saber se ele tem tudo oque eu preciso

Provavelmente vai usar o GNOME ou um ambiente derivado dele, então. Veja aqui na ajuda do Ubuntu (as duas distribuições citadas são baseadas no Ubuntu) um exemplo de configuração. Como você poderá atestar, é possível fazer isso graficamente e alternar de forma simples, usando uma combinação de teclas.

1 Curtida