Teclado não funciona na tela de escolher sistema dual-boot?

Eu acabei de fazer uma partição e instalar o Zorin em Dual Boot com o Windows 10 no meu PC desktop. Após instalar, ele entrou no Zorin, eu mexi nele, tudo direitinho - aí fui desligar para ver como era, na hora de ligar o PC de novo, para escolher entre entrar no Zorin ou no Windows.

A foto está meio tremida, mas quando ligo o computador, me aparece esta tela:

As opções são:

• Zorin
  • Opções avançadas do Zorin
  • Windows boot manager
  • UEFI Firmware Settings

Eu fui tentar usar a tecla de seta para baixo para ir até a opção “Windows boot manager”, para ver se entrava no Windows ao selecioná-la, mas apertar a tecla não fazia nada. Aí percebi que os LEDs do teclado estavam apagados, e o teclado simplesmente não estava funcionando. Então não consigo trocar de opção.

Essa tela aparece durante um tempo limitado, depois do qual ela entra automaticamente na opção destacada (Zorin). Após entrar no Zorin, o teclado acende e passa a funcionar normalmente.

Alguma ideia do que está acontecendo? E o que eu posso fazer para fazer boot pelo Windows?

Não estou na rua da amargura porque o computador está funcionando de boa com o Zorin, e consigo até acessar os arquivos que estão na partição do Windows via o Zorin mesmo, mas se eu quiser usar o Windows para algum jogo que não rode em Linux, no momento não sei como vou fazer rsrs.

Tira o teclado da USB por alguns segundos e espeta novamente. Tenho um aqui da Redragon que faz a mesma coisa

Tentei mas não funcionou :frowning:

Ele tá funcionando e sendo reconhecido normalmente, é só durante a tela de boot (?) que ele se faz de morto… tentei desconectar e conectar de novo enquanto ele tava se fazendo de morto, mas não fez diferença. Ele continuou só voltando a vida depois do Zorin iniciar

Eu não estou entendendo esse artigo. Ele fala que eu preciso comprar um novo teclado? Que seja PS/2 em vez de USB? Para usar ele para “ligar” o teclado na BIOS? Eu não sei onde comprar um teclado desses, mas também não sei se esse é o problema, porque o meu teclado funcionava na BIOS. Ele só parou de funcionar depois de eu instalar o Zorin.

Estou começando a ficar estressada com essa história agora :frowning:

Não, o ponto o qual, se referi a este tutorial é sobre tentar habilitar o suporte a periféricos na BIOS.

Então, mas como que eu vou entrar na BIOS se eu não posso apertar a tecla no teclado que abre a BIOS?

Pensei que fosse somente no menu de inicialização do GRUB, ia recomendar também na BIOS habilitar o XHCI, e XHCI Pre-Boot Driver para permitir o carregar o controlador USB.
Você pode tentar assim que o computador estiver ligando ficar pressionando algumas possíveis teclas para acessa-lá como F1, F2, F10, Del, Esc, bem como combinações de teclas como Ctrl+Alt+Esc ou Ctrl+Alt+Del.

1 curtida

Consegui uma solução temporária para meu problema, hahaha.

Na verdade, desde nunca tinha conseguido entrar na BIOS usando a tecla F2 (que aparentemente é a BIOS key pra ASRock, mas tentei várias), mesmo pra instalar o Zorin a partir do USB não consegui fazer isso apertando F8 ou F11 (aparentemente são boot keys da ASRock), só tinha conseguido pelo Windows mesmo, usando Shift+Restart.

Dessa vez, buscando formas de entrar na BIOS, descobri que no Linux tem o comando sudo systemctl reboot --firmware-setup. Usando ele consegui entrar na BIOS, e vi que Fast Boot estava ligado e provavelmente era o culpado. Desliguei ele e espero que a partir de agora consiga entrar na BIOS via F2 como normal.

Procurei na BIOS essas opções para habilitar o suporte a periféricos mas não achei em lugar nenhum. Mas o que eu achei foi um lugar para selecionar a boot priority, e consegui trocar e colocar o Windows como 1ª prioridade e o Ubuntu como 2ª prioridade, e aí consegui entrar no Windows novamente. Imagino que agora que posso entrar na BIOS com mais facilidade, posso repetir esse passo de forma invertida quando quiser entrar no Zorin…

Descobri agora que aquela outra tela chama GRUB (?), ainda não faço ideia de porque o meu teclado não funciona nela. Ela parece ser uma forma bem mais simples de lidar com o double boot do que ter que ir na BIOS toda vez, então espero que consiga consertar o problema um dia, mas por enquanto, pelo menos tenho uma outra forma de lidar com isso…

Bem, eu não tinha achado na BIOS nenhuma opção parecida com “Legacy USB support” como tem na imagem do artigo, mas não estava procurando por esse XHCI que você mencionou agora, então vou procurar por ele da próxima vez…

PS: Eu chamei de BIOS esse tempo todo, percebi agora que aparentemente o que eu acessei é a UEFI, não sei se posso usar os termos como equivalentes ou não, haha.

Se você já está conseguindo entrar nas configurações da BIOS/UEFI pelo F2, tenta configurar como prioridade o sistema que você mais utiliza e então usar o F11 pra fazer boot no sistema que menos utiliza. Você também pode tentar atualizar a BIOS da placa pra ver se corrige o problema. Só se atenta em baixar o arquivo específico pro seu modelo de placa e checar antes se não é perdido o suporte ao seu modelo de processador.