Boa noite, pessoal.
Estou com um problema no meu notebook rodando Pop_Os! (24.04) Após colocá-lo em modo suspensão e tentar utilizá-lo novamente o teclado do notebook simplesmente não funciona e sou incapaz de escrever qualquer coisa, inclusive a senha para acessar o pc. O que me obriga a reiniciar o sistema ou utilizar um teclado externo.
Pesquisei no site e vi que uma pessoa já teve o mesmo problema, em 2021, no entanto no Ubuntu, e a solução tinha a ver com alterações no /etc/default/grub o que parece não funcionar no Pop Os (sou leigo, portanto não entendo nada a respeito).
Gostaria muito que alguém pudesse me ajudar a solucionar esse problema no Pop_Os!
agradeço a tentativa de ajuda, no entanto esse método não funcionou no Pop Os
Ok. Pop os é systemd-boot
No momento não tenho como passar o caminho, mas seria o mesmo procedimento , adicionando o parâmetro na linha do kernel no systemd-boot
Você tem que adicionar atkbd.reset
A princípio seria
sudo kernelstub -a atkbd.reset
E depois
sudo kernelstub -p

Pois é, já havia visto soluções similares na internet e ainda assim não funcionou comigo 

Ok
Já tentou este
sudo kernelstub -a mem_sleep_default=deep
sudo kernelstub -p
Para remover o anterior
sudo kernelstub -d atkbd.reset
sudo kernelstub -p
Acabei de testar e também não funcionou.
Não sei se isso ajuda mas acabei de notar que após abrir a tampa do notebook a luz do NumLock acende brevemente e em seguida apaga novamente. Algo estranho está acontecendo 
sudo kernelstub -a i8042.nopnp=1
sudo kernelstub -d mem_sleep_default=deep
sudo kernelstub -p
Testa este
Se tiver oportunidade teste alguma Distro que inicie com a sessão Xorg.
Qual a marca e modelo do Notebook?
Veja se a solução do seguinte site funciona, ela é específica para o Pop!_Os e relata que o problema só cessa se colocar TODOS os parâmetros juntos para o boot do kernel:
https://www.reddit.com/r/GamingLaptops/comments/1ju9m3m/psa_fixed_nonworking_builtin_laptop_keyboard_in/?tl=pt-br
Após muito vai e vem com a IA consegui resolver o problema.
Agradeço a todos que me ajudaram, principalmente @swatquest porque suas dicas me guiaram na direção certa.
Compartilharei aqui o passo a passo que a IA mandou fazer e fez funcionar, no entanto, gostaria de reiterar que sou leigo, e nem sequer entendo o que fiz (perigoso, eu sei kkkkkk). Inclusive, se alguém quiser/puder explicar exatamente o que esses comandos fazem e se há outra alternativa ou algo do tipo, ficaria muito grato.
Segue a solução:
O udev (userspace /dev) é o gerenciador de dispositivos dinâmicos do kernel Linux, responsável por criar, remover e gerenciar nós de dispositivos no diretório /dev
Pelo que entendi você criou uma regra no udev, que ao iniciar ele verificar novamente os periféricos do pc
Ahhh, entendi! Muito obrigado por toda a ajuda!