Teclado multi ts300 nao funciona no linux mint

Fala galera,

Alguem ja pegou esse problema, tenho um teclado Bluetooth da multi modelo ts300, o problema que nas informações de conexao mostra que ele está conectado e o linux reconhece ele. Porem ele dou o comando das teclas e nao funciona, e depois de minutos ele desconecta e fica tentando reconectar. problemas no sistema ou no teclado.

Segue as informações do momento que ele se encontra conectado…

Mano, vamos tentar remover 50% das dúvidas aqui, conecta o teclado em outro pc ou no celular, se funcionar, ótimo, o problema e com o OS, mas se não funcionar, o problema e com o teclado, aí não tem muito oq fazer. Tenta aí e me fala

Mano acabei de fazer um teste aqui, tanto no celular como em outro sistema windows ta funcionando. realmente no linux nao pega. contudo no site do fabricante informa que ele é compativel com linux.

1 curtida

Vish mano, ok ent, mas o problema eq tô sem o Pc aqui AGR, só no cell, quando chegar em casa dnv te passo um resumo do Q fazer.

blz mano, vou te mandar o modelo do teclado pra vc ver. Quando estava utilizando o windows ele funciona perfeitamente e no celular tambem. acabei de fazer uns testes.

1 curtida

Combinado então mano, enquanto isso aproveito já e dou umas pesquisadas pra ti, ok? Flw

1 curtida

Estou passando aqui pra mais informações dele conectado, tanto no sistema bluman como na info dele. porem ele nao responde quando clicamos nas teclas.

1 curtida

Parece que o seu teclado está emparelhando, mas não mantém uma conexão estável. Às vezes, os drivers do Linux ou os serviços de Bluetooth podem causar esse problema, mas também pode ser algo no próprio teclado. Uma forma rápida de verificar é testando em outro dispositivo ou usando uma ferramenta online como este teste de teclado para confirmar se as teclas realmente estão respondendo. Se funcionar bem em outro lugar, então o problema provavelmente está nas configurações do Bluetooth do Linux.

1 curtida

Bom dia @Cristian_Souza, voltei aqui, ontem num deu pra te responder, mas ja vimos q o problema e com sua config do bluetooth.

Eu dei uma pesquisada, e pode ser isso principalmente, comum em distros ubuntu based:

• Versão do BlueZ (stack Bluetooth do Linux). Versões antigas têm bugs em HID (teclado/mouse).
  • Modo de pareamento errado. Alguns teclados precisam ser pareados via bluetoothctl em vez do app gráfico.
  • Problema no trust do dispositivo — se não marcar como confiável, ele conecta mas não mantém o link.
  • Driver hidp vs hidraw — às vezes o teclado cai porque o sistema não carrega o módulo correto.
  • Power management (economia de energia) desligando o adaptador Bluetooth.

E vc pode tentar isso aqui:

Confirmar se o bluez está atualizado

sudo apt update
sudo apt install --reinstall bluez blueman

2. Emparelhar de forma “manual”

Abra o terminal e rode:

bluetoothctl

Dentro dele:

agent on
default-agent
scan on

Quando aparecer o teclado (TS300), copie o MAC e rode:

pair XX:XX:XX:XX:XX:XX
trust XX:XX:XX:XX:XX:XX
connect XX:XX:XX:XX:XX:XX

(sem o trust, ele pode cair depois de alguns minutos!)

3. Verificar se o módulo HID está carregado

lsmod | grep hid

Se não aparecer algo tipo hid_generic, hidp, ele pode forçar com:

sudo modprobe hidp

4. Desabilitar economia de energia no BT

Verificar se o driver está suspendendo:

cat /etc/bluetooth/input.conf

Se não existir, criar/editar:

[General]
IdleTimeout=0

Depois reinicia:

sudo systemctl restart bluetooth

Vê aí se resolve mano, e me fala

1 curtida

@Henrique_Sardinha fala meu amigo, boa noite!

Estou voltando aqui pra dizer que depois de muita pesquisa e ate a troca de distro para Linux Debian 13. o teclado funcionou perfeitamente no debian. realmente alguma coisa travada no mint.

1 curtida

Eba mano, kkk, mais um pro Debian, hehe.

Eu uso ele a um tempinho, foi minha primeira distro q eu usei pra valer, dei uma saída pro distro hopping, mas hj estou 100% no Debian…

Só uma pergunta, Q DE vc tá usando nele? Gnome? KDE? Ou outro? Eu tô no KDE…

mano estou usando gnome mesmo, como sou novo no debian e linux em geral testei a priori no mint gostei bastante da distro. mais vi e pesquisando que o debian com essa nova versao 13 gostei de mais do layout. realmente o sistema é estavel.

@Henrique_Sardinha mano tu que usa o debian ja passou por isso. recentemente lancei um post ai sobre problemas com o virtual box. nao estou conseguindo carregar minhas vms nele. da uma olhadinha ai no meu historico.

1 curtida

Mano, VM não faz parte do meu workflow, por isso nunca passei por isso, tenta o ver gnome boxes…

Mas Q bom Q gostou do Debian mano, e MT massa msm!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.