Teclado do Windows no Linux

O layout do meu teclado é americano e se eu deixar o idioma dele em en(us), no windows eu posso digitar o “ç” com o atalho “alt direito + ,” e letrar com acenti agudo com “alt direito + vogal”, mas no linux eu preciso ativar a compose key e mesmo assim alguns caracteres são diferentes.
Gostaria de saber se há alguma maneira de ter esse mesmo layout de teclado do windows no linux.

Já usei esse layout em outros computadores com o nome de:

  • Inglês (EUA) - Internacional com teclas mortas (til e aspas seguram e esperam outra vogal ser digitada para acentuar as letras)
  • Inglês (EUA) - Internacional com combinação Unicode AltGr (não há maneira de digitar til, mas valem os Alts + Vogal = acento e Alt+, = ç)
1 Curtida

Eu deixo a minha distro em inglês, mas configuro o layout para Portuguese (Br) com layout nativo. O problema é que esse layout é o ABNT2 e as teclas ficam um pouco fora do lugar, e eu tenho que usar ALT-dir + q para “/” ALT-dir+w para “?”. mas eu pelo menos não tenho que ajustar a minha forma de digitar pq no pc eu tenho um teclado ABNT2.

Meio esqusito isso. Eu tenho meu sistema em castelhano e uso um teclado ABNT2 do lap e tudo funciona perfeito, acentos, til, cedilha etc.


Que tema vc usa?

Ih, é uma salada mista… vou colar a janela que é melhor

Vou tocar a campainha e correr…

“Ah, se fosse DVORAK!!! Seria bem melhor!”

Fui. kkkkkkkk

1 Curtida

Polêmica, tem um DVORAK Br (BRDK) que nunca pegou aliás.





Eu tive esse mesmo problema, e resolvi com isso aqui: GitHub - raelgc/win_us_intl: Windows™ US International XCompose for Linux

Se você utiliza o bash, pode utilizar estes comandos aqui:

wget -nc https://raw.githubusercontent.com/raelgc/win_us_intl/master/.XCompose $HOME
echo 'export GTK_IM_MODULE="ibus"' >> ~/.bashrc;
echo 'export QT_IM_MODULE="ibus"' >> ~/.bashrc;
echo 'XCOMPOSEFILE=$HOME/.XCompose' >> ~/.bashrc;
1 Curtida