Tamanho do pacote gigante na remoção do Oceanaudio

Fala galera, boa tarde a todos.

Galera, estou passando por uma situação que não faz o menor sentido e ao mesmo tempo engraçado que me deu uma crise de risos. Hoje estou fazendo manutenção das minhas distros e desinstalando programas que não uso mais, fazendo aquela senhora faxina.
Uns meses atrás instalei o “Ocenaudio” mais conhecido como “Sonar” programa de edição de som, eu uso muito ele no LM mas no peppermint ele não funciona muito bem então instalei o “audacity”
Hoje fui desinstalar o ocenaudio no peppermint mas tive que abortar kkkkkk

Abri o dpkg para desinstalar esse programa como vocês podem vêr
Abri o terminal e me deparo com isso aqui kkkkkk

Um programa, 58GB a desinstalação ??? kkkkkkkkkk
Vou pedir ajuda ao synaptic, ele vai resolver.

Ou talvez não!!! kkkkkkkk

Agora vou visitar a pasta do arquivo pra saber se o programa é realmente 58GB
pasta do arquivo

WTF kkkkkkkk

“Oh e agora, quem poderá me ajudar ?”
Galera, o negócio é sério mas ao mesmo tempo é engraçado.

2 curtidas

Olá @Rimana21, tudo bem contigo?

Se o oceanaudio grava arquivos de cache descomprimidos dentro do diretório de instalação, dependendo do seu uso é bem fácil chegar em tamanhos “fora no normal”.

Como você mesmo já investigou, o sistema reporta que o programa está consumindo esse espaço de instalação. Você pode adicionar o parâmetro “–dry-run” no comando do APT para você poder acompanhar exatamente o que o programa iria remover sem que as alterações sejam aplicadas no sistema.

:vulcan_salute:

3 curtidas

E como exatamente eu faço isso no terminal rapaz ?

Muito prazer em conhecê-lo, por favor mande um abraço ao Dionatan, diga a ele que o peppermintOS tá no “diolinux plus”

Basta executar o mesmo comando anterior adicionando o parâmetro no final:

apt-get --purge remove oceanaudio --dry-run

:vulcan_salute:

1 curtida

Ocorreu um problema, ele não encontrou o pacote oceanaudio

Verifica o nome do app, confunde d+, mas não é do oceano este dai, rs.

Não tem o primeiro “a”.

3 curtidas

Sim sim, eu fiz confusão.
O nome é “Ocenaudio”

Ainda sim não deu certo.

Tenho medo dele destruir a distro, então vou abortar a desinstalação e dá o caso como “solucionado” pois o programa tem 54MB mas o sistema o enxerga como 58GB
Seria até mais fácil deletar a pasta do programa mas o problema seria aqueles arquivos dele que estão espalhados por todo o sistema conforme as informações do Synaptic.

Repare que essa parte selecionada contém todas aplicações, configurações e aplicativos do sistema. A solução viável seria desmarcá-lo no menu de programa e pronto.

Nota: A parte mais chata disso tudo é que ele também está instalado no meu linux mint kkkkkkkkkkk

Fui por curiosidade ver aqui…

Deve ter algum erro na mensagem ao informar o tamanho…

2 curtidas

Meu Deus, você também rapaz
Alguém se habilitaria de apertar o “y” ? kkk

Dá um trabalhinho, mas é só criar uma VM e fazer o teste. :grin:

1 curtida

Com todo o respeito mas isso tá parecendo um vírus.
Como isso é possível, instalar um programa de 54MB e para desinstalar ele vai liberar 58GB.

É como o próprio tio Dio disse uma vez, “Vírus para linux são inofensivos”

Acho bem complexo atribuir o que pode ser um simples bug no programa a um vírus, baseado apenas nessa evidência. Sobre a citação, carece de contexto.

3 curtidas

Isso é facil de ser explicado, não é bug, por exemplo:

ocenaudio → download de 20mb
ocenaudio → install 50mb
ocenaudio → desinstall + 50mb do proprio software + 50 Gb de armazenamento de audio ou atualizações que o software teve

Captura de tela de 2024-10-23 19-13-18
para instalar 100mib

para desisntalar 150mib

instalei só para explicar todos app ou software armazena dados ou dependencias conforme atualizam para uma nova versão

1 curtida

Mas aí mora um problema, no dia em que ele foi instalado eu não consegui configurá-lo no peppermint devido a sua vasta configuração de entrada e saída de audio então eu deixei por conta do linux mint e no peppermint acabei por optar pelo audacity.

Concordo mas eu não tenho esses 50GB de armazenamento de audio, eu nem consegui faze-lo funcionar corretamente no peppermint. Seria mais fácil o programa especificar que ao instalar no PC ele ocuparia 50GB o quê não é o meu caso.
E como vocês viram, para desinstalá-lo 58GB serão liberados, isso é o total do sistema com meus arquivos e programas e mais o sistema operacional.

Captura de tela_2024-10-23_21-17-07

No linux as vezes a gente tem que se fazer de doido e ir com medo mesmo kkkkkk

2 curtidas

Puts esse bug ainda existe no oceanaudio?
Usei isso duas vezes e fui desinstalar e tava igual ai kkkkk mas já faz tempo, na época tinha o escândalo do Audacity
Mas pode remover sem medo, isso e um bug do próprio pacote

1 curtida

Obrigado rapaz.
Se fosse no Biglinux, ubuntu e win11 eu nem pensava duas vezes.
Mas no peppermint eu não tenho essa coragem.

Acho que eu sei o que está acontecendo, o dpkg usa uma entrada no arquivo de controle pra estimar o tamanho do pacote, essa entrada pode ter sido preenchida errada

Tem não, é só as pastas pra saber o que o ocenaudio vai apagar, veja o arquivo/var/lib/dpkg/info/ocenaudio.md5sums

Bom dia rapaz.
Eu resolvi faz um tempo, fiz uma re-instalação do zero do meu pc removendo o win11 e ficando somente com o biglinux e o peppermint cada um dos sistemas ficando com o seu ssd. O biglinux para jogos steam e o peppermint para emuladores e wine.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.