Talvez você deveria dar uma chance ao baixo nível

Um passo para trás para dar dois para frente :footprints:

As linguagens de alto nível são chamadas assim pelo seu alto nível de abstração, lógico que o mundo “deve caminhar pra frente”, mas quem sabe ficar somente nelas pode impedir você evoluir como programador inclusive na sua linguagem favorita.

Falando em relação a mim, eu comecei a programação com Java e logo depois aprendi o framework SpringBoot para trabalhar com backend web, mas chegou um momento que eu cansei de fazer CRUD e queria fazer algo mais divertido, já que eu não consegui emprego na área de programação(me contratem, sou formado em ADS) comecei a criar meus próprios Driver’s em C, aquele sentimento de ser desafiado a aprender algo voltou com intensidade, e quando pego o Java ou então o Kotlin, eu sinto uma fluidez bem melhor ao “codar”.

Você não precisa ser um mecânico para dirigir um carro, mas saber um pouco de como ele foi construído lhe dará vantagens ao manusear e sair passeando por aí. Não obstante, a sua linguagem favorita de alto nível provavelmente foi construída em cima de outra com menos abstrações(basicamente só assembly que é baixo nível, mas existe um debate sobre a “altura” das linguagens).

Gostaria de lhe propor a aprender um pouco mais como as coisas funcionam por “baixo do capô”, não precisa se tornar um expert, mas entender o aquilo que vem de mais baixo te auxiliará a performar melhor na sua linguagem de alto nível.

Ideias para aprender uma linguagem com menos abstrações💡

• Adquirir um Arduíno ou Esp32
  • São peças de baixo custo e você utilizará majoritariamente C.
  • Refazer lógica da programação e estrutura de dados em Rust ou C
  • Isso lhe dará uma ótima visão de como as coisas realmente funcionam e você terá uma visão diferente quando voltar para sua linguagem favorita.
  • Consumir conteúdos sobre o assunto