O Pop!_Launcher recebeu algumas atualizações recentemente que talvez justifique (um pouco mais) a utilização dele no lugar do search box do GNOME Shell tradicional.
Mas antes, um pouco de contexto
Com o lançamento do COSMIC, o Pop Launcher, que já era presente nas versões anteriores do Pop!_OS, virou protagonista, sendo peça central o workflow padrão.
Ele tem várias ferramentas interessantes como você pode ver neste vídeo:
E com a chegada do COSMIC, ele acabou tendo um papel um pouco diferente:
Uma grande mudança na performance graças ao Rust
Assim como o próprio Kernel Linux, o Rust agora foi utilizado para escrever parte do COSMIC, especialmente o launcher. Com a mudança de JS para Rust, a ganho de performance foi notável, agora ele é um mecanismo de busca praticamente instantâneo:
Mais do que isso, as demais buscas, como as buscas por arquivos, usando o parâmetro “find” também ficaram bem velozes.
Ele acaba podendo pesquisar em sites também, como duckduckgo, google, bing, reddit (entre outros) com grande performance, além de pesquisar por configurações no sistema e permitir dar comandos no terminal, sem a abrir o terminal.
O Pop Shell também pode ser estendido com scripts do usuário.
Outros detalhes legais
Uma das coisas bacanas que eu percebi nesta manhã, é que ele consegue fazer buscas considerando erros de grafia, coisa que o Dash do GNOME ainda não é muito bom em fazer.
Pesquisando por “gedit” escrevendo “gudut” na busca do GNOME 3.36 (acima) e no Pop Launcher (abaixo).
Extra dos extras
A ferramenta ainda tem várias coisas que são dignas de se mencionar, a velocidade para trocar entre apps usando ele, especialmente agora depois da mudança para rust é incrível também. Lançar apps e trocar entre janelas sem precisar mover as mãos, usando apenas o teclado, ou até mesmo com o mouse, sem mouse traveling, é realmente bem interessante.
Outra coisa interessante é que pelo launcher também é possível ver os formatos das aplicações, flatpak, snap, system (deb).
Elementos que o Overview/Dash do GNOME ainda pode ser melhor (na minha opinião)
Eu costumo usar o Pop Launcher no Pop!_OS 20.04 LTS e no 21.04, porém, entre os dois sistemas, eu utilizo com muito mais frequência a LTS, e ali a experiência é um pouquinho diferente do que ocorre no 21.04.
A configuração que eu coloquei para o Pop Launcher se abrir é usando a combinação Super+Space, de forma semelhante ao Command+Space para o Spotlight no macOS.
Na versão 21.04, apesar de ser possível alterar, a configuração padrão é que apenas a tecla Super já seja o suficiente para o abrir o launcher.
Apesar de ser bem mais rápido trocar entre apps pelo launcher do Pop, a visão de overview que se tem ao o mecanismo do GNOME permite que você trabalhe com outras coisas também, pesquise por apps, troque de janelas e também use os desktops virtuais, enquanto no Pop, especialmente no 21.04, a mesma tecla faz apenas duas funções, abre o launcher (com todas as ferramentas que ele tem) para você poder trocar de apps e pesquisar por novos para abrir.
No COSMIC, trocar os desktops é algo que pode ser feito também, mas usando outra tecla de atalho Super+D, não sei se é melhor ou pior, mas é diferente, e é por isso que há uma certa estranheza da minha parte nos primeiros momentos ao menos.
No COSMIC ainda há os botões para exibir os desktops virtuais na dock (que pode estar sempre exposta se o usuário quiser pelas configurações do sistema) ou ainda pela indicação na barra superior.
Ainda que a busca esteja bem inteligente, ainda tem coisas que ela não é capaz de fazer, ou que poderia fazer de outra forma.
-
Não é possível pesquisar dentro da loja: Essa é uma feature que o GNOME tem com a GNOME Software, que o GNOME tem com a Pop!_Shop também, mas que o pop launcher não dispõe. Pode ser que exista algum parâmetro para se passado para tal, mas isso nos leva ao outro problema…
-
Ao abrir o launcher, você é instruído a digitar “?” para saber algumas coisas extras que o launcher pode fazer, e ainda que a linguagem seja bem natural, especialmente em inglês, saber o que é preciso digitar para ter algum resultado tem lados bons e ruins, se por um lado você não lota a sua busca de resultado inúteis e busca exatamente o que quer, por outro, isso dificulta a descoberta das funções extras pelos usuários. Sem falar que ele não mostra ali tudo o que o Pop Launcher pode fazer, apenas as funções principais.
Mais fácil para portar para outras distros
O pessoal da System76 parece estar querendo tornar o COSMIC uma DE mais independente ao longo do tempo, e segundo um dos engenheiros, o porte para RUST vai ajudar a levar o Pop Launcher para outros sistemas que quiserem usar.
@mmstick @jeremy_soller the last change of pop launcher from js to rust made a BIG difference in performance, amazing work! It's just instantaneous! 👏👏👏
— Diolinux (@blogdiolinux) August 31, 2021
Essa mudança de performance, aliado ao sistema de tiling que você pode ligar e desligar, me deixaram bem mais confortável em usar essa ferramenta como o centro do meu workflow, pra mim, realmente fez sentido agora, ainda que não seja perfeito.