System76 trabalha em uma nova interface escrita em Rust

https://diolinux.com.br/noticias/system76-cria-nova-interface-para-pop.html

A System76 decide abandonar o GNOME Shell para investir na sua própria interface gráfica e recebe duras críticas da comunidade.

11 curtidas

De acordo com o site oficial, Rust é uma linguagem de programação extremamente rápida e gerencia memória eficientemente. Isso é ótimo para uma interface gráfica.

9 curtidas

Eu acho excelente! Gnome Shell em si é muito pesado, espero que essa própria interface gráfica seja incrível.

4 curtidas

O projeto gnome não dialoga e não cede a nada que não esteja dentro da visão do projeto. Porém, o gnome na forma pura está longe de ser bem aceito.
Essas fragmentações acabam sendo inevitáveis, pois o projeto não colabora com as distros e as gambiarras feitas na interface quebram a cada atualização. Isso cria uma experiência de usuário muito ruim, e as distros focadas no usuário doméstico (coisa que o ubuntu, por exemplo, deixou de ser) vão acabar largando o gnome.

3 curtidas

A 2 anos troquei o C++ pelo Rust, é uma excelente linguagem com uma curva de aprendizado suave, ela é rápida, e muito mais segura.

3 curtidas

Seria um C++ “facilitado” e com Garbage collector?

O Rust é muito fácil de usar, mais a vantagem principal, é que ele torna impossível para o programador corromper a memória.

2 curtidas

Que legal! Agora estou com vontade de aprender Rust.

2 curtidas

Estou ansiosamente Empolgado com essa noticia, até vim comentar aqui antes da matéria, pelo o que sei o Rust é o novo queridinho da System76, no Reddit um dos devs falou que vão usar GTK-RS, um GTK modificado compatível entre outras versões do GTK usando Rust, isso explica porque não vão usar QT aparentemente já que o QT usa C++, de qualquer forma não vejo a hora de usar essa nova DE, se tudo der certo chegará no Pop!_os 22.10🚀.

Na verdade Rust não tem um Garbage Collector, mas usa um conceito diferente chamado “Ownership and Borrowing” (Propriedade e empréstimo). Mas sim, parece muito C++

Se quer aprender mesmo, recomendo começar por este livro, ele é muito bom para ensinar o que importa sem enrolação e de maneira clara, e o preço também é muito acessível: Primeiros Passos com a Linguagem Rust | Amazon.com.br

3 curtidas

Valeu pela dica! Mas ainda não estou certo se vou aprender Rust, sou novato em porgramação ainda, só fiz um curso básico de JavaScript.

Bom, fica a dica, o livro só exige conhecimento em lógica de programação.

1 curtida

Verdade, mas isso se aplica a TODOS os outros ambientes gráficos. As pessoas só sentem “fome” pelo GNOME por ser o diferentão da turma, por ter uma filosofia diferente.

Fale para os contribuidores do KDE que eles precisam remover X ou ser mais Y e veja se a opinião vai ser bem aceita. Existe uma discussão a ANOS sobre mudar o comportamento de clique único do Plasma e não existe quem seja capaz de convencer os contribuidores a adotarem o clique duplo como padrão, mesmo sendo esse o comportamento padrão no setor de desktops.

As pessoas são insensatas e emocionadas. Algumas “críticas” ou problemas são apenas frutos disso.

Não gostou? Não use e contribua com aquilo que você gosta em vez de ficar reclamando inutilmente. Esse é o melhor caminho.

3 curtidas

No site do oficial do Rust tem uma documentação completa da linguagem. Tem o learning by example onde você aprende fazendo projetinhos, ou seja, mais “mão na massa”. É bem legal.

6 curtidas

Mas aí temos que entender a filosofia do Gnome: ele foi feito para ser simplesmente usado em sua forma, sem alterações na interface, temas, ícones, etc. deixando-o mais produtivo e focado ao usuário.
O que acontece é que distros como Ubuntu e Pop!_OS (por exemplo) alteram demais a interface, e com isso geram inconsistência e alto consumo de hardware.

Quando eu estava no Pop!_OS 20.04 ele já consumia inicialmente cerca de 1,7~2,0GB de RAM (possuo 8GB no total), o que é relativamente alto para uma distro.
No Fedora (com Gnome puro) tenho cerca de 1,5GB de uso (com BTRFS), imagina com ext4 (que consome menos ram)

1 curtida