A System76 têm produzindo computadores com um sistema operacional próprio, ajustado para tirar o máximo proveito do hardware, comparável com o que a Apple faz, mas em versão totalmente aberta, dando liberdade ao usuário para fazer upgrades e escolher seu sistema operacional favorito.
O novo System76 Lemur Pro é um laptop compacto, que pode vir de fábrica com o Pop!_OS, sistema da System76, ou com o Ubuntu, da Canonical. Ele traz firmwares livres, como o Coreboot, que resolve o problema em alguns aparelhos, onde distros não coneguem suspender e despertar corretamente, além de outros que permitem tudo funcionar corretamente. A melhor experiência deve ser com o Pop!_OS, mas os firmwares estão disponíveis nos principais repositórios, permitindo que a maioria das distros funcionem corretamente.
No site oficial, encontramos o novo Lemur Pro à venda a partir de US$ 1.199. Nas configurações básicas, ele apresenta um processador Core i5 1335U, com 10 núcleos e 12 threadas, operando a 4.6 Ghz, 8 GB DDR5, 250 GB em SSD M.2, apoiados por uma poderosa bateria, capaz de prover até 13 horas de autonomia, algo raro.
Podemos escolher um processador mais poderoso, Core i7 13ª geração, até 56 GB de RAM, 4 TB M.2, além de armazenamento M.2 extra. Ele traz um carregador 65 W, com conector cilíndrico, mas também pode ser recarregado via USB-C.
Em testes feitos pela equipe do portal Wired, a autonomia e desempenho surpreenderam, apesar de contar com GPU integrada ao processador, o laptop conseguiu desempenhar bem trabalhos mais pesados, como edição de vídeo em alta resolução, tudo isso num corpo compacto e leve, fácil de transportar na mochila. A tela FHD de 15 polegadas, apresentou boa qualidade de imagem e brilho, mesmo sob o sol, além de ter algo raro em laptops: uma boa webcam.
Produzido por um fabricante “white label”, a Clevo, o System76 Lemur Pro possui componentes de alta qualidade, muito integrados ao software, oferecendo uma das melhores experiências em laptop.