System76 anuncia recurso para otimizar CPU

https://diolinux.com.br/noticias/system76-scheduler-para-otimizar-cpu.html

5 curtidas

Legal. Seria mais legal ainda se a pessoa pudesse definir grupo de prioridades.

Digamos que eu estou no “modo trabalho” e quero deixar como prioridade de execução IDEs e outros apps ligados ao desenvolvimento e deixar em segundo plano softwares como navegador de internet, etc.

Quando estivesse no modo “entretenimento” deixaria apps de navegador, jogos, etc, como execução prioritária.

Não sei se seria legal para todos os usuários, mas pelo menos para os que fazem várias coisas ao mesmo tempo…

5 curtidas

Olá @Passarinho_Azul tudo bem contigo?

Como o projeto ainda está em desenvolvimento, você pode contribuir enviando sua ideia. Quem sabe ela acaba fazendo parte do recurso?

:vulcan_salute:

3 curtidas

Talvez fosse bacana algo mais “por app” mesmo, mas no caso do seu problema, enquanto você estiver trabalhando, ele vai otimizar os apps que você tiver aberto, basta manter apps de trabalho abertos, ou apps de entretenimento abertos.

Digamos que você abra uma IDE e um jogo, o sistema vai tentar otimizar a performance para que você possa usar ambos da mesma forma, se for um problema, digamos, sempre haverá a opção de fechar um, afinal, não teria muito benefício de o sistema não otimizar um dos processos.

Mas acho que opções assim são legais mesmo, se tivesse, não seria ruim.

5 curtidas

O KDE Plasma possui uma funcionalidade chamada Atividades que permite essa separação.

Uma atividade pode ser comparada a uma nova sessão do seu desktop. Uma Atividade independente de outra, por exemplo, cada atividade tem seus widgets, assim como arquivos e diretórios também podem ser atribuídos a atividades especificas e configurações básicas armazenadas durante o uso da atividade (arquivos recentes, arquivos fechados recentemente etc.) podem ser privadas para que essas informações não sejam acessadas em outras atividades.

Suponha que você tenha duas atividades, uma atividade chamada “Trabalho” e outra atividade chamada “Jogos”.

Na atividade Trabalho, na sua área de trabalho, você pode ter um widget de to-do para você se lembrar do que você precisa fazer, enquanto no seu gerenciador de arquivos (ou widget na área de trabalho também, caso você preferir) você tem os arquivos vinculados a essa atividade — arquivos atualmente importantes para seu trabalho —, assim como os aplicativos fixados também podem ser aplicativos específicos para as tarefas do seu trabalho, como um gerenciador de e-mail, processador de texto, apresentações e planilhas.

Atividade “Trabalho”

Já na atividade Jogos, você pode fixar os seus jogos na barra de tarefas. Você pode deixar apenas uma imagem preta como wallpaper e colocar um widget de monitoramento de RAM, processador e temperatura para acompanhar o desempenho de sua máquina.

Atividade “Jogos”

Ademais, uma aplicação executada em uma atividade não pode ser executada em outra atividade a não ser que seja explicitamente solicitado. Também é importante ressaltar que atividades NÃO são similares a áreas de trabalho virtuais, pois atividades, como deve ter ficado óbvio no decorrer do texto, extrapola a simplicidade ofertada pelas áreas de trabalho virtuais, porque atividades podem ser constituídas de diversas tarefas que podem ser organizadas em diversas áreas de trabalho. Por exemplo, para a atividade Trabalho você pode usar 6 áreas de trabalho, mas para a atividade Jogos apenas uma basta.

Enfim, expliquei bem sucintamente o funcionamento das Atividades que é uma baita funcionalidade, mas com baixa taxa de descoberta, talvez por ser uma funcionalidade “alien” que não existe em outros ambientes gráficos e sistemas — salve engano —, por conseguinte, não procurada.

8 curtidas

Acho q a idéia que o @Passarinho_Azul quis dizer e estilo o agendamento de prioridade no processador(tipo oq tem no gerenciador de tarefas do Windows, que permite trocar a prioridade de um software na CPU) so que com uma “pitada” do jeito que vc explicou praticamente

4 curtidas

Sim, e poderia ter uma interface GUI para que usuários comuns pudessem com um clique escolher o modo de uso que desejam em cada momento do seu dia, e já vim como parte do próprio sistema

4 curtidas

É esse tipo de iniciativa que eu aplaudo.

Só fazer temas e extensões para replicar o gosto de alguém no Gnome-shell é irrelevante.

1 curtida

Seria possível instalar o system76-scheduler no Ubuntu?

o dio já disse que não faz milagres. não existe almoço grátis.

1 curtida

Pode não fazer um milagre mas pode fazer alguma diferença, acredito que uma pequena melhoria é melhor que nenhuma.

assista ao vídeo. há situações quer sim, outras que não… mas no frigir dos ovos, não faz milagres.

Tbm seria bom priorizar os processos do GNOME shell pra dar uma fluidez maior para a interface.

De qualquer forma toda melhoria é bem vinda.