Swap file criada em sistema com zRAM

Em minha última instalação do Linux Mint 21.3 optei pelo btrfs como sistema de arquivos.

É possível ter swap file nesse sistema de arquivos, mas, que me conste, o Mint não a cria e habilita quando instalado com btrfs.

De fato, quando chequei uso de swap pelo comando “free -h”, estava em zero.

Optei por habilitar swap via zRAM.

Curiosamente, checando recentemente os arquivos no “/”, topei com uma swap file com 2 Gigas de tamanho. O que me deixou com enorme dúvida:

• isso seria parte do funcionamento da ZRAM???

Minhas pesquisas pelo Google não me trouxeram nenhuma indicação disso.

O negocio é que o programa que habilita a swap não o habilita no BTRFS sem desativar o COW no arquivo(eu acho que é isso, eu tentei habilitar uma vez aqui e não deu certo também mas não tive animo de testar se era por causa do cow e deletei o arquivo e segui a vida). E o BTRFS tem suporte a no máximo ~4GB de swapfile, ou seja para criar 12GB de Swap tera que ser 4 swapfile de 3GB.

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-criar-swap-em-arquivo-no-sistema-BTRFS

Veja, tem varias observações sobre coisas a não fazer em arquivos de swapfile, uma delas é que não pode ter mais de uma ocorrência do nome do arquivo no filesystem, ou seja se criado snapshot do arquivo, já era a desativação do COW, para evitar isso, coloque o arquivo swapfile na raiz da partição do filesystem, que é onde o snapshot não pode ser criado. Já que snapshot só pode ser feito de subvolume inteiro e não da raiz inteira.

Lembra, o arquivo tem que estar vazio antes de tentar atribuir o nocow “-C”.

1 curtida

@Sergio_H é isso mesmo, tem de desativar o COW e tem que ser um arquivo menor de 4GB eu testei com 3GB e foi. eu de 15GB de swap fui para 17.
Segue o tutorial do VivaoLinux.
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-criar-swap-em-arquivo-no-sistema-BTRFS

A e o arquivo de 2GB foi criado pelo instalador do Mint só que na hora de montar o swapon falho.

@Sergio_H Você terá que criar um arquivo swapfile vazio para só ai atribuir o “nocow” não da para atribuir a arquivos já criados tem que ser arquivos vazio.

1 curtida

@Sergio_H em BTRFS você vai conseguir ate 96GB de swap com 3GB, não mais que isso. Devido a que o kernel Linux suporta ate o limite de 32 Swap, sendo partição ou não.

Olá!

Quando se instala avançado fica por conta do usuário.
Swap padrão é ativo em ext4 que é o FS default ainda no Ubuntu/Mint.

Sobre o swap, sim você pode criar com especificações tranquilamente.
Siga a documentação oficial.

Agradeço as respostas. Eu simplesmente apaguei a swap file que encontrei entre a pastas na base do meu Linux Mint. Como supus, não teve consequências.

Não chega a ser complicado criar swap file no btrfs, mas recorri à zRAM, que me está atendendo bem.

Minha questão era outra, e fica a curiosidade: o Mint cria swap file automaticamente na instalação, mesmo com o uso do Modo Avançado no manejo das partições. Pelo jeito, cria swap file até quando, no Modo Avançado, escolhe-se o btrfs como sistema de arquivos da partição raiz…

1 curtida

Então testo? confirmo? conseguiu criar a swapfile no btrfs de 3GB?

A minha dúvida não era bem como criar, o uso da zRAM me resolve. Minha questão foi topar com uma swap file de 2 Gigas num sistema em zRAM. Foi o instalador do Mint que a criou, seguindo o que proporcionaria um swap por arquivo já funcionando num Mint sob ext4. Apaguei o arquivo, sem consequências.

A ta, entende.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.