Swap desabilitada no Ubuntu 22.04 LTS

Eu terminei resolvendo ficar com Ubuntu novamente e instalei a 22.04 LTS.

Eu fiz um esquema de particionamento mais “avançado” e instalei uma partição EFI, uma para boot e outra para / com criptografia. Nesta para / eu escolhi o sistema de arquivos btrfs.

Sendo que acho que cometi um erro: não instalei a partição para swap.

É esse mesmo o erro ou é algo relacionado ao sistema de arquivos?

Obrigado.

Olá :vulcan_salute:

Pois é, se você não criou uma partição de SWAP, logo não haverá uma. Porém, não tem problema, se preferir você pode usar o ZRAM.

1 curtida

Obrigado pela resposta.

A zram não substitui a swap, correto? No caso de haver uma grande demanda de memória vai ter que correr para o armazenamento. Caso não tenha swap o sistema vai travar.

Tava tentando criar a swap mas o instalador acusa que a swap não está criptografada e não deixa instalar…

Entendi.

Tive uma ideia que facilita as coisas. Caso queira usar swap, usarei swapfile, assim não precisa se preocupar com a criptografia.

Quanto a zram, ela tem limite de tamanho?

Na verdade sim, e até gerenciar melhor essa troca que a partição SWAP, dá uma olha no link que eu deixei e leia o artigo para entender melhor, tem também o comando necessário para usá-la.

1 curtida

Não, você pode definir o quanto precisa, aqui um artigo mais amplo sobre ZRAM.

Legal.

Eu apenas rodei o comando e ela automaticamente deixou com 8 GB. Veja:

Vou dar mais uma olhada nos links.

Obrigado.

1 curtida

Pois é, então, se não me engano, o valor padrão é a RAM dividido 2, por isso 8GB dos seus 16GB.

vc n precisa de partição swap. instale swap em arquivo. 1GB tá de bom tamanho:

(para ext4)
$ sudo dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=1M count=1024
$ sudo mkswap -f /swapfile
$ sudo chmod 600 /swapfile
$ sudo swapon /swapfile

para btrfs é mais trabalhoso mas explico mais tarde, se precisar. depois é só acrescentar no /etc/fstab:

/swapfile none swap sw,noatime,nosuid,noexec,nodev,notail 0 0

1 curtida

nnnnnnnn. isso já caiu por terra há muito. não há mais necessidade desta divisão. vc pode utilizar um método altamente científico para isso: “experimentando”.

faça 1GB de swap em arquivo. se não for suficiente, acrescente mais 1GB. Mas se vc tiver mais de 4GB, swap pode ficar no primeiro valor.

Sempre fiz swap em arquivo 1GB e nunca tive problemas. o isfenicídio está muito eficiente na gestão da swap. pode ficar tranquilo com isso.

2 curtidas

Imagino que você pode ter achado que se fez entender, mas não entendi seu ponto.

fazer swap dividindo a RAM/2 n s faz mais. isso ocorria há uns 10-15 anos. agora faz um swap em arquivo e usa. experimenta. se n der, faz outro swap de 1GB e adiciona no fstab. mas 1GB será suficiente p vc. o pinguim está muito eficiente no gerenciamento de RAM.

1 curtida

Acho que você está equivocado, não é isso que a ZRAM faz ou como funciona.

1 curtida

n falei zram. falei cálculo de swap. s n m engano, s vc tem 8GB de RAM, nem precisa de zram. dá uma pesquisada na www. dá uma olhada nessa discussão: performance - Does installing zRam have any advantages on a system without SWAP? - Ask Ubuntu

1 curtida

Errado, não é isso que a discussão do tópico diz, e também não existe um número específico de quantidade de RAM que você deva ter para não precisar de ZRAM/SWAP.

Se eu tenho 8GB e vou jogar um game muito pesado que usará isso, compilo algum programa, faço edições de vídeo, etc., tarefas que exijam muita RAM, posso precisar dessa área de troca, mas, é claro, como é dito no tópico, se não utilizar toda essa RAM e apenas navegar na internet por exemplo, a área de troca talvez seja desnecessária.

Quanto ao cálculo, isso é a configuração padrão do pacote, a ZRAM já está embutida no kernel, você não precisaria de instalá-lo para ativá-la, mas quem fez o pacote que automatiza o processo definiu que a quantidade de área de troca seria a RAM dividido por 2, dá para mudar os valores se quiser.

O importante é que o colega aqui quer usar área de troca no PC dele que tem 16GB de RAM, se vai precisar ou não, só ele pode dizer. Eu indiquei a ZRAM pois talvez seja o tipo de área de troca mais eficiente, apesar de exigir um pouco mais de CPU no momento de compactar os dados na RAM, e o pacote talvez seja o jeito mais simples de ativá-la no Ubuntu.

1 curtida

Só complementando o Ubuntu não necessita mais de criar uma partição swap, o swap é criado apos a instalação dentro da raiz do sistema em um arquivo chamado “swapfile”.

Sobre a quantidade de swap necessária, o Ubuntu cria um swap de 2GB você pode aumentar esse valor caso precisar sem problemas.

1 curtida

Correto, só que no caso se fosse feita a instalação automática, e ele fez avançada/manual.

Independente dele ter feita a instalação manual ou automática o arquivo que fará a área de troca do swap “swapfile” será criada de qualquer maneira.

O único caso que esse arquivo não é criado é quando ele (usuário) definir uma área de swap manualmente no menu de particionamento antes de prosseguir com a instalação.

Então, nesse caso, o sistema de arquivos meio que impossibilitou o uso desse swapfile.

A minha é a RAM multiplicada por 2.
Tenho muito além do que eu necessito em memoria virtual.