Suspender o notebook

Olá. Boa tarde.
Minha dúvida é em relação a quando suspendemos o computador. Que, quando fazemos isso, ele liga novamente ao apertar qualquer tecla do teclado ou algum botão do mouse.
Gostaria de saber se teria alguma possibilidade de colocar uma tecla em especifico para que ele possa ligar novamente.
E gostaria de saber também, se deixá-lo suspenso por várias horas é prejudicial. Ou até mesmo não desligar o notebook, sempre deixá-lo suspenso é algo ruim. Mesmo reiniciando a máquina a cada sessão.

1 curtida

sim com certeza !!!
pois o ieal é desligar por completo , como a memoria RAM guarda todas as atividades e não desliga para descarregar com o tempo a maquiva fica lenta e sobre-carregada , ja vi inumeros problemas com relação a hibernar ou suspender pois ambas expõe os perifericos ao extress elevado , e por fim reduz a vida util do equipamento,

o sistema suporta a suspensão até por muitas horas assim como hibernação , mas o equipamento tem vida util e é propicio a desgastes.

bom mas se isso não for o caso desconsidere minhas palavras.

1 curtida

Isso vai depender da implementação do firmware da sua placa mãe (ou também conhecido como BIOS). Quando o sistema está em suspensão, o sistema operacional está congelado e não manda nada. Geralmente os computadores de fabricantes melhores tem mais possibilidades de customização da firmware (Asus e Dell geralmente são bons exemplos), mas os computadores mais econômicos oferecem menos recursos também nessas opções… Elas estão geramente na aba de gerenciamento de energia, e é comum que o computador possa ser acordado também pela interface de rede (wake-on-lan), alguns dispositivos USB (que nesse caso vc precisa configurar para manter a alimentação dos dispositivos USB durante a suspensão), ou ainda por ações de abrir a tampa do notebook ou conectar na energia elétrica. Eu já tive um computador que poderia configurar atalho de teclas pra ligar (exato, ligar do zero)!! Já os computadores da MSI que tenho são bem limitados nessas funções…

Os computadores modernos operam com cargas extremamente reduzidas quando em suspensão. Em termo de desgastes das peças não tem problema nenhum, a menos que você considere a chance de cair um raio e queimar o aparelho apenas por estar ligado na tomada. Mas nesse caso seria prudente além de desligar o computador também desligá-lo da tomada, que praticamente ninguém faz.

Com relação ao sistema operacional, no que trata do linux, eu só vejo vantagens de usar a suspensão. Uma vez que todo o conteúdo de memória fica salvo (na verdade a memória RAM nem desliga) vc não perde o cache de disco e de programas. O kernel linux é muito bem testado e otimizado para não permitir vazamentos de memória que ao longo do tempo podem deixar o computador sem RAM. Mas os programas podem sofrer desse mal, especialmente os navegadores.

Eu costumo sempre suspender o computador. Aliás ontem eu tive que reiniciar por conta da atualização do kernel, mas ele estava a 11 dias ligado, sendo que eu suspendo ele mais de uma vez por dia. Realmente em alguns momentos há uso exagerado de memória, mas quando vejo o vilão é sempre o navegador, em especial a aba do Facebook e a timeline infinita. Fechar sessão e iniciar novamente resolve quase sempre. Já no meu notebook usei durante 8 meses como media-player na sala, deixando ele SEMPRE suspenso. Recorde de 40 dias de uptime! Novamente apenas vantagens, especialmente por ser HD mecanico que demorava um minuto e meio pra ligar, mas pra acordar da suspensão era 2 segundos e já estava responsivo (demorava mais era a TV pra ligar!). Eu suspendia ele na base de 3x por dia.

Espero ter ajudado e conseguido converter mais um pro time da suspensão.

2 curtidas

O meu maior medo é ser prejudicial a longo prazo.
Mas sempre vejo a galera suspendendo, passando dias com o computador ligado e muito raramente dando problemas. Até porquê, a galera sempre faz a manutenção do computador/notebook e o reinicia ao menos uma vez. Algo que recomendaram. Para que sejam feitas as correções de bugs e atualizações.

Muito obrigado por sua resposta, me foi muito útil.

Muito obrigado. Irei buscar sobre a bios do meu notebook e ver se é possível que eu consiga fazê-lo voltar da suspensão utilizando uma tecla em especifico.

E me convenceu a deixá-lo no modo de suspensão. Ele tem demorado demais para ligar, cerca de 1m. E como não estou em condições de comprar um SSD. Irei optar por esse método.

Muito obrigado pela ajuda!!!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.