SUSE decide fazer um fork do RHEL que mantenha a compatibilidade entre os sistemas.
Equipe do Rocky Linux vai ajudar no desenvolvimento.
SUSE decide fazer um fork do RHEL que mantenha a compatibilidade entre os sistemas.
Equipe do Rocky Linux vai ajudar no desenvolvimento.
Briga Briga Briga!!!
Gosto de ver briga de cachorro grante.
De um modo geral, me sinto mais à vontade com SuSE do que com RH – embora com um pé atrás, em relação a esse negócio de “imutável” – mas as “brigas” sempre abrem possibilidades para nós outros vermos alguma coisa que passava desapercebida.
Quanto à Oracle, não tenho opinião – mas torço sempre pela briga.
Pô, a Red Hat está proibindo distribuírem o código com a ameaça banir o usuário que fizer isso, sendo que o usuário tem TODO direito de fazê-lo. Nunca foi tão fácil escolher um lado.
Ainda bem que a comunidade e outras empresas envolvidas vão tomar uma providência!
Lado certo: briga
Não seria mais inteligente promover as proprias soluções novell para o Rocky e Alma ao inves de so clonar o concorrente que merece sumir do mercado?
A ideia subjacente é justamente essa, como é um mercado muito sensível a mudanças abruptas, a transição será mais suave ao oferecer inicialmente um mero clone que futuramente vá se tornando cada vez mais SUSE e menos RH. É uma jogada inteligente num olhar de longo prazo, tanto pra SUSE quanto para os atuais clones do RHEL. Seria ainda mais interessante se houvesse um movimento da Oracle em direção à SUSE
SUSE tentando capilarizar encima da situação, mais de fatos são competentes com o SLE a nível de suporte e não cobram dois rins, quanto mais players nessa briga melhor.
Mas em questão de repositório a SUSE já anda completa o bastante não? Eu já monto servers de backup justamente com o Opensuse há 3 anos mas nunca reparei diferenças, praticamente e uma distribuição que bate de frente com as que se dizem ser “estáveis”
Pelo menos eu acho que não tem necessidade de clonar se a SUSE já tem oq precisa pra dar um “cassete” na RHEL kkkk
Supondo que o suse seja realmente equivalente ao opensuse leap, eu acho que ela fica meio que no pau a pau com distros como o ubuntu lts + suporte da canonical. Rhel era mais conservador que o debian stable.
Rhel era mais conservador que o debian stable.
Isso acontece porquê o RHEL é mais uma plataforma estável de API/ABI para desenvolvimento baseado em Linux. RHEL equivale ao Windows Server (LTSC), 10 anos de suporte e nada muda.
Não foi uma crítica ao rhel, estava apenas dizendo um fato.