SUSE anuncia D-Installer: um novo instalador baseado na web

SUSE anuncia D-Installer: um novo instalador baseado na web - Diolinux

A equipe de desenvolvimento da SUSE planeja deixar seu sistema ainda mais intuitivo para seus usuários a começar pelo processo de instalação que utilizará o D-Installer.

4 curtidas

O processo de instalação do openSUSE é meio chatinho, principalmente pra usuários mais básicos, está precisando de uma repaginada tem um tempinho já

5 curtidas

Gostei dessa mudança, facilitando para usuários mais novos significam que mais pessoas poderão usar o OpenSUSE nos próximos anos.

As distros baseadas em Linux precisam deixar de ser algo de nicho.

2 curtidas

Mas o foco do openSUSE não é usuário novo, e sim usuários intermediários e avançados, especialmente quem for usar o Leap para servidor em casa. O instalador dele é bem organizado e completo, até mais que o Anaconda do Fedora, que certos pontos, especialmente na hora de particionar o disco manualmente (ex: / no SSD e /home no HD), é enjoado, enquanto o instalador do openSUSE já te auxilia no particionamento guiado com opção de tick box “Instalar a home em um disco diferente” e até mesmo oferece um tick box extra para aumentar a memória alocada de swap se você for fazer suspensão da máquina. E outra, o instalador está vindo com foco para o SLE, Suse Linux Enterprise, não o openSUSE.
Os usuários que se interessarem pelo openSUSE, mas quiserem algo mais direto ao ponto, existe o RegataOS e o Gecko Linux.

5 curtidas

Se quiserem mesmo facilitar voltariam a usar o wubi, que pelo menos ele não faz o usuário sofrer quando o Windows rejeita redimensionar a Partição , ja vi muitos casos em que amigos me trouxeram laptops para instalar o Linix em Dual Boot e o Windows da pessoa não deixava redimensionar, o minitool partition wizard dava erro para diminuir a Partição e por fim ao usar o Gparted (com distros que o tenham no mido LiveCD) deu erro também, houve varios laptops que não dava pra diminuir o NTFS por nada, e nem era problema de fragmentação (estava desfragmentado ja), por fim o caminho foi usar o wubi, a qual felizmente encontrei no github um projeto que deu continuidade ao Wubi e deu para instalar ubuntu 20.04 (no caso eu depois tirei o ubuntu e instalei o Biglinux 20.04 no lugar, também via wubi), e sinceramente, a instalação feita pelo wubi não deixou nada a Desejar, o único Detalhe é que o Biglinux quando instalado em BTRFS ele ativa a compressão zstd por padrão, com isso pude perceber o disco sendo menos usado e leituras/escritas violentamente mais rapidas que o Ubuntu,

Você por acaso leu a matéria ou ao menos sabe que o foco da SUSE, com o SLE, são servidores e, raramente, desktop para o uso profissional, certo?

Eu já acho o instalador do openSUSE/SUSE bem auto explicativo, e caso haja dúvidas, tem uma ajuda explicando tudo de boa. Sem contar que no Diolinux tem tutorial para instalação.
Realmente é uma distro muito robusta e confiável, com uma pegada altamente profissional. Eis a diferença, mas isso não impede de usuários básicos usarem…
Existem distros que realmente demandam uma leitura prévia para seu uso.
Depois que usei o openSUSE e o SUSE, não consigo usar outra distro por muito tempo.
Mas te entendo também.

1 curtida