Surgimento de ícone no terminal Ubuntu 18.04

Boa tarde amigos, tudo bem?

Sou novo no mundo Linux (pouco menos de 01 ano) e por vezes me deparo com situações inusitadas devido minha curosidade!

Hoje ao personzalizar o meu SO fiz as seguintes instalações de extensões: Gnome Tweak Tools, Gnome Shell, Gnome Shell Extensions e Dash to dock.

Até aí sem novidades para mim, mas o inusitado aconteceu com o terminal logo após eu reduzir o tamanho da fonte do sistema para 85 e 90%, pois notei que surgiu um $ ao lado do botão encerrar!
Independente do lado que eu deixar o botão de fechamanto ele acompanha com esse $. Reparei que ao maximizar esse ícone intruso some… E se voltar a exibição em 100% ele permanece firme e forte ao lado do botão :slight_smile:

Busquei algumas “possíveis soluções” no Google, mas nada parecido. Únicas possíveis causas poderiam ser algum bug do gnome extensions… Até troquei o bash pelo zsh mas a situação se manteve igual.

Desativei as extensões e reiniciei o notebook e a situação se manteve, tentei descobrir se poderia ser algo de errado com o terminal mas vi que ele está na sua última versão datada com a LTS.

Alguém já viu algo parecido? Isso não me atrapalha em nada mas o “toque” fala mais alto.

Só não tentei a desinstalação efetiva das extensões, mas como desativei tudo e manteve igual logo penso que remoção não poderia ser a solução… :frowning:

Segue print da tela com ZSH.

Screenshot from 2020-02-16 15-44-24

Um abraço à todos os amigos da família.

1 curtida

Já tentou trocar o tema?

Não tentei ainda com outros temas. Tenho instalado o McMojave em vários estilos e com todos a situação ficou igual.

Vou baixar outros temas e instalar para fazer novos testes.

Obrigado pela dica.

1 curtida

Acredito que descobri sem querer.

Instalei o pacote Gnome-Session com Wayland e o ícone que estava sobreposto desapareceu.

Na verdade o que percebi é que na versão Gnome oficial qua acompanha o Ubuntu 18.04 deve haver incompatibilidade com as extensões do Shell, pois percebi que havia dois ícones no terminal onde um era sobreposto no outro.

Já com Wayland isso não aconteceu. Já troquei os temas e notei que no Wayland não tenho esse bug, mas voltando ao Gnome Classic eu tenho esse bug.

Obrigado pela dica.