Salve meu povo! Como cês tão?
seguinte, minha mãe aos seus 60 e tantos anos resolveu dedicar algumas horas do dia pra fuçar em computadores e entender melhor esse mundo digital.
E lógico, com o maior prazer vou dar todo o suporte. Pra isso, vou entregar um computador com ZorinOS com OnlyOffice, acredito que seja o mais próximo do windows em que ela faz o curso de informática.
Minha pergunta é, vocês conhecem algum programa para acesso remoto que sejam MUITO simples pro usuário da outra ponta aceitar o controle remoto? Pois ela realmente tem muita dificuldade, a ponto de nao conseguir sozinha compartilhar a tela via google meet, por exemplo.
Alguém já passou por isso?
Salve @roninanini, tudo bem contigo?
O TeamViewer é um dos mais simples que eu conheço, você pode configurar um acesso permanente a máquina de maneira bem simples. Se ela estiver ligada e conectada na internet você só precisa abrir o cliente e pronto.
Existe também o RustDesk, que funciona de forma similar - mas tive poucas experiências com ele.

2 curtidas
Acho o Anydesk até mais simples q o TeamViewer…nem instalar precisa…funciona como arquivo executável, apesar de ter a versão pra instalar tbm.
1 curtida
Uso o rustdesk porem combinado com o tailscale + tailscale systray no kde para conexão p2p .
No pc da minha mãe coloquei o debian kde mais o tailscale conectando na minha conta dai é só os dois pcs se connectarem ao mesmo tailscale e conectar ao rustdesk via ip do tailscale é um pouco mais avaçando mas configura uma vez e acabou, tanto o meu pc quanto o da minha mãe estão usando wayland, no caso coloquei o linux-systray para iniciar automaticamente e senha unica no rustdesk porem ela tem que aceitar compartilhar a tela do outro lado, isso tem funcionado bem.
2 curtidas
O kde tmb vem com remote desktop preinstalado krdp nunca usei mais parece ser bem simples.
2 curtidas
RustDesk é bem simples de usar e você pode configurar uma senha para acesso sem que o usuário precise aceitar sua conexão ou passar a senha aleatória. Mas agora quem está acessando tem que se autenticar na primeira vez por algum método de e-mail como gmail, microsoft ou github, por exemplo.
Uso diariamente para prestar suporte aos clientes. Das alternativas grátis tem sido o melhorzinho.
Eu gosto mais de usar o LibreOffice, ainda mais por ser totalmente gratuito. ZorinOS é bacana, mas eu recomendaria também alguma distribuição que use KDE Plasma, Kubuntu por exemplo. Acho bem mais próximo do Windows do que o Zorin.
AnyDesk e TeamViewer bloqueiam o uso para que você tenha que pagar, então recomendo o RustDesk mesmo para acesso remoto.
2 curtidas
A vantagem de combinar ele com o tailscale fica muito mais fluido em p2p sem precisar do servidor gratis deles q é bem fraco e não precisa rodar um server tmb, acredito que tem uma caixinha que se checar uma vez a outra pessoa nao precisa mais aceitar o compartilhamento ja vai altomatico porem p minha mãe ver isso vai ser dificil kkk ela ja aprendeu clicar no icone do tailscale systray conectar e aceitar o compartilhamento dai resolveu.
Isso assim para colocar no pc de um parente ou no seu proprio claro, para clientes é melhor rodar o servidor do rustdesk mesmo.
1 curtida
Se você colocar uma senha personalizada e clicar para ficar salva, aí não precisa aceitar mesmo. Mas tem uma senha aleatória que, se a pessoa te passar, também não precisa clicar para aceitar. Ela dura até você desconectar, depois muda.
Pode até ser que fique melhor com Tailscale, mas, como uso com clientes, aí não é uma boa. Já subi um server na vps e ficou muito rápido, mas, infelizmente, quando se configura o app cliente para usar o servidor self-hosted, ele não consegue mais usar o servidor do rustdesk. Então se outra pessoa precisar acessar, não vai conseguir.
Talvez nessa pegada de VPN, funcione bem o Remmina por RDP.