Olá! Tudo bem? Prezados. A vida é corrida, logo o Linux depende muitas vezes de conhecimento avançado para resolver coisas. Usando o Linux há 20 meses. Eu noto que o grande problema em PC é o som para configurar ou às vezes reconhecer adaptador wifi. Existe uma empresa que preste suporte remoto para configurar esses itens? Eu postei meu problema de áudio do PC em diversos fóruns sobre o Mint 22 e o mesmo ocorre no Fedora 40 se testar. Não achei resposta. Inclusive postei em inglês. Nada. Faz parte. A Red Hat parece oferecer suporte, mas o serviço é preço do PC que comprei em promoção e veio com Mint 20. A licença do Mint 20 custou de fábrica 350 reais. Se alguém souber, pois dependendo do serviço e não caro, ele pode ser útil. Eu agradeço. Abraços!
Olá!
Aqui é um dos locais que você deve conseguir resolver.
Sobre a particularidade de empresas focada nesse tipo de serviço é algo mais complicado. Em situações homologadas como equipamentos certificados com a Canonical/Ubuntu, RedHat, Lenovo, Del e etc você consegue um certo nível de suporte para desktop/notebooks. Mas o foco deles são mais Soluções enterprises. No entanto há sim algumas situações em que você consegue suporte desktop nesse estilo, mas é preciso pesquisar conjuntamente com a equipe de algumas distros como o TigerOS @Daigo . Porque isso é uma questão que deveria ser muito mais o suporte da distribuidora do equipamento e incluir drivers e etc.
Enfim, outro ponto bastante estranho você ter pagado pelo Linux Mint dado que ele é totalmente gratuito assim como Ubuntu, Debian, Fedora e etc. Nesse caso se foi vendido para você então vejo duas opções ou você exige suporte para te orientarem ou buscar mais informações sobre o EULA que veio junto e demais coisas ligado à compra desse notebook em especial para pedir ressarcimento caso tenha sido de má fé essa cobrança de licença. Realmente estranho isso. Porque se for uma taxa a algum serviço tipo manutenção, suporte, instalação configuração do notebook seria compatível justamente com a pergunta que você fez ao abrir o tópico.
Agora sobre o suporte, há um post aqui no fórum que é como apresentar informações úteis do seu equipamento. Pesquise por isso e post depois as informações e o problema do som e da placa wifi. É bem provável que até tenha solução aqui de forma similar.
Olá @Rhaniery_Nunes, tudo bem contigo?
Eu desconheço empresas ou profissionais que ofereçam este tipo de serviço para usuários domésticos. Como você bem notou, opções para empresas são mais comuns de encontrar.
Agora falando sobre os problemas que você relatou: você já postou sobre eles aqui? Caso sim, comente com os links.
Agora uma coisa que eu não entendi, como assim a “licença do Mint” custou R$ 350?
![]()
Olá! Tudo bem? Pois é… Eu comprei de fábrica e disseram que por lei, se não falha a memória, ele deveria vir com sistema operacional e foi pago. Eu vou tentar rever a NF e não sabia que era de graça. Isso já faz um tempo. Estranho. Grato.
Olá! Tudo bem? Pode me ajudar? Eu olhei a NF e cita: Sistema Operacional Linux Home Art Belmicro V2.0. A NF cita esse sistema, mas veio com o Mint 20. O que o senhor acha? Eu desconhecia o mundo Linux na época. Se não falha a memória, a consultora da empresa havia dito que não pode sair PC sem sistema de fábrica, pois é contra a lei. Corrigindo o valor, ele custou 298 reais. Dependendo das suas informações, eu abrirei uma reclamação contra a empresa, isso se houve erro. Eu agradeço. Abs.
Já tentou outra distro? Ex:Lubuntu,Xubuntu,Kubuntu ou Pop!_OS?
Isso é fato, existe essa diretiva na lei brasileira. O principal objetivo é evitar que você compre um produto que simplesmente não tem como usar.
Porém, a empresa não te informar corretamente sobre o que está sendo cobrado, acredito que caiba para um advogado analisar a legalidade disso.
Para evitar dores de cabeça, sugiro consultar um advogado antes de tomar qualquer ação. Uma vez que, a empresa pode ter te cobrado por “hora técnica” de instalação e formatação e não pela “licença” uma vez que tal coisa não existe no Linux Mint. Ou até mesmo, esse é um Linux Mint customizado de alguma forma por eles.
Bem difícil saber sem analisar.
![]()
Olá! Obrigado por responder. Entendi. Eu comprei direto da fábrica. Eu tentarei contatar a empresa para dúvida. É melhor que sair acusando ou qualquer coisa do tipo. Hoje em dia… Saindo do assunto, eu postei pedido de ajuda em alguns fóruns, mas sem retorno. Segue links:
- How to access PC front sound - Table - Fedora and Others?
- Linux Mint 22 - Configurar Som? PC - Mesa - Linux Mint Forums
- Linux Mint 22 - Como configurar som? Iniciante [Linux Mint]
Eu tentei buscar solução, mas sem sucesso. O que achei bom no Mint 22 e Fedora 40 foi reconhecer de cara o Wifi. A versão 21.3 do Mint, eu precisei fazer seguindo tutorial em inglês. Grato.
não importa que seja barato. a NF diz uma coisa e vc recebeu outra. vc tem algum contrato de venda que diz que o sistema operacional possa ser mudado sem consultar o consumidor, ou algo parecido, se o anterior for descontinuado?
Conforme o art. 35 do Código de Defesa do Consumidor, quando o fornecedor não entrega o produto, ou este é entregue incompleto ou ainda é diferente da mercadoria comprada pelo consumidor, este terá 3 (três) opções para solucionar o problema:
1- Exigir o cumprimento forçado da obrigação, ou seja, o consumidor pode exigir a entrega do produto escolhido;
2- Aceitar outro produto equivalente; ou
3- Rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia (eventualmente antecipada, monetariamente atualizada) e as perdas e danos.
pesquise também que “lei” é essa de que tem de vender pc com SO e como foi calculado esse valor? aqui temos mais uma ou duas ações, se vc quiser levar o caso em frente.
Oxi, o Mint não cobra OEM tem algo errado