Suporte do Ubuntu a processador AMD Ryzen 5 3600

Olá! :wave:

Minha dúvida é daquelas de usuários iniciante que vem do Windows.

Eu estou iniciando a minha mudança definitiva para o GNU/Linux, nesse caso, a distribuição Ubuntu (versão mais recente, 20.04.2 LTS ). Estou agora para mudar o meu Desktop principal, só que estou numa dúvida, talvez, muita boba - tão boba que não encontrei resposta ao “googlar”, rsrs.

Meu processador é um AMD Ryzen 5 3600 e alguém sabe se há algum suporte desse hardware na distro Ubuntu citada? Já que no site do fabricante, só há o driver de instalação para o Windows 10.

Essa pergunta surgiu depois de conferir que a minha GPU do desktop tem driver de instalação no site da AMD, no entanto, o processador não.

Agradeço a paciência com a minha dúvida estúpida, em certo ponto. :hugs:

1 curtida

Funciona perfeitamente. Processadores não possuem assim um “driver”, não entendi esse que você viu para instalar no Windows, pois nele também não precisa. Talvez vc tenha visto para os Ryzen que possuem GPU embutida, como os da linha G.

De toda forma, os Ryzen possuem suporte desde o kernel 4.11.

1 curtida

Plug and play, bro. Uma dica que lhe dou é: use o POP!_OS. Terás menos dores de cabeça que o Ubuntu (e é uma distribuição muito amigável, ainda mais se você possuir uma GPU Nvidia, pois a mesma possui uma ISO com os drivers proprietários já instalados).

:lizard:

2 curtidas

Entendi! :smiley:

Obrigado pela resposta e estendendo minha dúvida para uma outra, rsrs, sabe se há alguma diferença de performance do processador entre Sistema Operacionais diferentes? Nesse caso, o Ubuntu versus Windows? :thinking:

Nula. O que você pode sentir diferença é em jogos não nativos, vulgo os que são do windows e rodam no Linux através do Wine/Proton, mas isso é outro assunto, pois “pesa” mais na GPU em si. Recomendo assistir alguns vídeos do Dio e de outros canais de Linux para ir aprendendo mais aos poucos. Você usará o PC para jogar também?

1 curtida

Oi, @JG22 ! :wave:

Obrigado pela resposta e sugestão, mas, como usarei o programa de edição DaVinci Resolve e ele tem algumas incompatibilidades em usar o OpenCL com a combinação GPU RX 570 mais S.O., to indo pelo Ubuntu mesmo.

(A não ser que essa distro recomendada não tenha esse problema, mas não vi nada sobre…)

Opa, então, jovem Padawan, se não me falha a memória, você precisará instalar o driver proprietário da AMD para renderizar com o OpenCL, mas posso estar enganado acerca. O Dio chegou a criar um script que “injeta algumas particularidades do driver proprietário” no driver open source. O POP!_OS é baseado no Ubuntu, “única” diferença é que não vem com Snaps e umas tranqueiras da Canonical. A comunidade, especialmente na gringa, chama até de “Ubuntu melhorado” hehe

Então, para os jogos que gostaria de rodar no GNU/Linux, eles desempenham muito mal :disappointed:, pelas reviews superficiais que vi lá no site do Wine (mas isso foi uma pesquisa bem por cima, na verdade, eu não sei praticamente nada sobre o assunto “games e GNU/Linux”).

Por curiosidade, o jogo que me refiro é o “Call of Duty Black Ops 3” (ele já é ligeiramente mal otimizado para o Windows).

Interessante… :thinking:

Vou dar uma olhada nisso depois.

Então, pelo que olhei no ProtonDB, ele tá com um rank silver (instala, roda, mas pode aparentar alguns artefatos/problemas de desempenho)
https://www.protondb.com/app/311210

Para jogar no Linux, o Proton, Lutris, GameMode da Feral e a Steam são seus melhores amigos.
Driver de vídeo proprietário da AMD costuma ter o desempenho inferior em relação ao open source, vulgo o que já vem instalado por padrão na máquina, mas usando o script que o Dio fez, é o melhor dos dois mundos. Rodas o programa de OpenCL e joga sem dores de cabeça.

1 curtida

Infelizmente não consigo entrar mais em detalhes acerca do driver e afins do OpenCL pois utilizo o driver open source por padrão pois me atende super bem. Dê uma pesquisada no fórum e veja se achas algumas postagens que possa lhe enriquecer seu conhecimento acerca de tal no pinguim, não só neste fórum, mas entre outros também.
Por sinal, boas vindas ao mundo Linux :smiley:

:lizard:

1 curtida

Valeu pela ajuda :pray:.

Eu irei conferir esses itens que indicou! :grinning_face_with_smiling_eyes:

Por fim, acho que o tópico já tá bem respondido, :sweat_smile:

2 curtidas

Tem sim, a maior diferença fica no gerenciamento multi-threading, dê uma olhada:
https://www.dragonflybsd.org/performance/

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.