Suite OFFICE pra BI

Boa tarde!!
Estou migrando para o Linux a um bom tempinho e já estou bem habituado, utilizando VIM como ide entre outros.
Enfim, a minha duvida é que a maioria das empresas inclusive a que atuo hoje em dia utiliza Excel para exportar os dados do banco, etc.
Seria possivel utilizar o libreoffice para esse fim?
Ou o onlyoffice?

No caso dar carga nas planilhas a partir de um SGBD? Se for isso, você consegue fazer via macro Basic ou Python no LibreOffice. Agora, suite office para BI, AKA Power BI da vida, você pode usar a versão online.

1 curtida

Certo, não causa nenhum tipo de incompatibilidade com algum padrão?
Vou buscar sobre então e começar a customizar meu libreoffice hoje para ficar no talento.
A diferença de formatação acho que não vai afetar tanto.
Caso tenha algum documento que seja mais complexo formato ele no OnlyOffice pra ficar mais proximo então.

Se na empresa onde você trampa, eles usam VBA para gerar carga, será um problema, mas se você apenas precisa consumir do banco para montar as planinhas e dar para eles um relatório, não vejo problema algum. Especialmente se for em xls ou xlsx, caso for xlsb ou xslm, as vezes pode dar dor de cuca. Sei disso porque aqui em casa meu pai trabalha com automação usando o VBA e consumindo do Access e do SQL Server. Aí cai no que falei anteriormente: se for para montar um relatório ou algo assim do tipo, é de boa. Agora, se sua ideia é criar um sistema com Forms, tipo o VBA, esquece. Melhor manter a VM com o Office da MS (lembrando que a sintaxe do VBA é um pouco diferente da do Basic usado no LibreOffice),

No seu caso, pode ser interessante combinar o Office 365 online, com o Pentaho, a melhor ferramenta open source atualmente.

Como o OP precisa dar carga do banco para a planilha, creio que usando a versão online do office 365 não será possível, pois não terá o driver de conexão com o banco de dados.

Até então não teve nenhuma situação com a necessidade de VBA.
De toda forma eu tenho um dual-boot pra jogar pois uso pro COD.

Tenho um certo preconceito com a aplicação WEB pois tem um desempenho inferior mas posso considerar a ideia.
Vou pesquisar sobre.

Nem vou tentar entender essa…

Não entendi?
A aplicação rodando nativo no pc é bem mais rapido e responsivo…
Na web acaba sendo um pouco inferior.

Aí vareia…

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.